Por Que a “A Fé Vem Pelo Ouvir, e o Ouvir Pela Palavra de Deus”?

A declaração “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” significa que a mensagem do Evangelho de Cristo precede a genuína fé salvadora. Essa frase também esclarece de forma muito objetiva que ninguém pode ser salvo à parte da obra de Cristo.

A fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador é uma condição básica para a salvação. Essa fé, no entanto, não é fruto da capacidade e da vontade humana. O homem não pode crer de si mesmo. Se homem crê em Jesus para salvação, isso é dom de Deus (Efésios 2:8). Então a pregação do Evangelho é o meio que Deus decretou para despertar a fé no coração daqueles que são chamados por Ele. Por isso de fato “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).

Quem disse que “a fé vem pelo ouvir”?

A frase “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” foi dita pelo apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos. Ele fez essa declaração ao falar sobre como os judeus não escutaram verdadeiramente a palavra de Deus, apesar de todas as oportunidades que tiveram.

Paulo diz que nem todos os judeus obedeceram ao Evangelho. Isso significa que eles tiveram contato com a boa notícia, mas não creram e nem se submeteram a ela. Nesse ponto o apóstolo cita Isaías ao dizer: “Senhor, quem creu na nossa pregação?” (Romanos 10:16). Então ele conclui: “Consequentemente, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).

Imediatamente após dizer que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”, o apóstolo Paulo argumenta: “Porventura não ouviram?” (Romanos 10:18). O apóstolo responde essa pergunta dizendo que certamente sim, eles ouviram. Paulo ainda fundamenta sua resposta citando o Salmo 19:4, para explicar que assim como as obras da criação proclamam a glória de Deus, as Escrituras também proclamam a verdade do Evangelho de Cristo.

Por isso os judeus também não podiam alegar ignorância ou desconhecimento (Romanos 10:18-21). A mensagem foi anunciada através das Escrituras que os judeus conheciam e tinham entendimento; mas ainda assim eles agiram com rebeldia e incredulidade.

Receber Estudos da Bíblia

A fé vem pelo ouvir

Paulo escreve a frase “a fé vem pelo ouvir” com base no texto do profeta Isaías em que ele fala do ministério do Servo sofredor (Isaías 53). Nessa, que é uma das mais claras e belas profecias acerca da obra do Messias, o profeta Isaías faz duas perguntas: “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” (Isaías 53:1).

Essas duas perguntas revelam que são poucas as pessoas que creem na mensagem de Cristo; são poucas aquelas a quem Deus manifestou o seu braço. O “braço do Senhor” do qual fala Isaías, é uma expressão antropomórfica que significa “o poder do Senhor”; e a Bíblia diz que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação daquele que nele crê (Romanos 1:16).

Por esse motivo a frase “a fé vem pelo ouvir” significa literalmente que a fé vem por ouvir a mensagem; ou seja, a fé genuína vem pela pregação. Alguém pode perguntar: Qual é essa pregação? Paulo responde na sequência de sua declaração. Veja a seguir.

E o ouvir pela palavra de Deus

Após dizer: “a fé vem pelo ouvir”, Paulo completa: “e o ouvir pela palavra de Cristo”. Basicamente o apóstolo está dizendo que a fé vem de ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida por meio da palavra de Cristo.

Isso significa que a fé não vem do próprio homem. Na verdade a fé vem pelo ouvir; mas também não é por ouvir qualquer coisa. A verdadeira fé requer a informação certa. A fé genuína vem por ouvir a mensagem cujo conteúdo é a própria Palavra revelada de Deus, ou seja, a fé vem por ouvir a mensagem, a pregação de Cristo; e essa mensagem fala sobre Aquele que “foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades” (Isaías 53:5). Essa mensagem fala claramente que a salvação é obra de Deus, e que todos o méritos são de Cristo.

Resumindo, a declaração “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” aponta diretamente para duas verdades fundamentais. Primeiro, jamais alguém poderá ser salvo a parte do conhecimento de Cristo. Isso porque é impossível que alguém seja salvo sem ter fé no Filho de Deus; consequentemente, também é impossível que alguém creia em Cristo para a salvação sem ouvir a verdade de Sua Palavra.

Segundo, o Evangelho não apenas fala sobre Cristo, mas é o próprio Cristo falando. Então a fé vem pelo ouvir porque é a pregação da palavra de Cristo, e somente ela, que gera fé naqueles a quem Deus chama em sua graça.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar