O Que Significa “Ficarão de Fora os Cães”?

Quando a Bíblia diz que “ficarão de fora os cães”, isso significa que as pessoas imorais não entrarão na bem-aventurança eterna. A vida no novo céu e nova terra ao lado de Deus só poderá ser desfrutada por aqueles que pela fé recebem a Cristo como seu Senhor e Salvador e encontram nele o perdão de seus pecados.

No livro do Apocalipse o apóstolo João registra as palavras do próprio Senhor Jesus sobre isso. Ele escreve: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Apocalipse 22:14,15).

O significado de cães na Bíblia

Na Bíblia, a palavra cães é aplicada tanto no sentido literal quanto no sentido figurado. A ideia sobre os cães nos tempos bíblicos era muito diferente de como enxergamos os cães na atualidade. Naquele tempo, os cães geralmente eram animais selvagens que andavam em bandos e causavam muito transtorno para as pessoas. Portanto, os cães eram criaturas perigosas e consideradas desprezíveis (cf. 1 Reis 14:11; 2 Reis 8:13). Eles perambulavam pelas ruas de cidades e vilarejos e frequentemente se comportavam de forma sanguinária.

Os judeus sempre viam os cães como animais asquerosos. Num salmo messiânico, o salmista aplica essa referência: “Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés” (Salmo 22:16).

No livro de Deuteronômio, as pessoas envolvidas com prostituição são chamadas de cães (Deuteronômio 23:18). O profeta Isaías também usou a palavra “cães” para falar dos líderes infiéis de Israel. Sobre eles, o profeta diz: “Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e amam o tosquenejar. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte” (Isaías 56:10,11).

Já nos tempos do Novo Testamento, os rabinos tinham o costume de usar a figura dos cães para se referir aos gentios. Ironicamente, o apóstolo Paulo também designou seus oponentes e adversários da obra de Deus, como “cães”. Por isso ele advertiu: “Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos e maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!” (Filipenses 3:2). No contexto em que Paulo escreve, os cães eram os falsos mestres que tentavam impor práticas judaizantes aos cristãos como forma de salvação.

Receber Estudos da Bíblia

Ficarão de fora os cães

Então aqui fica claro que a expressão “ficarão de fora os cães” diz respeito às pessoas infiéis e de baixo caráter moral. Além disso, comparando a lista de categorias de pessoas que serão lançadas no lago de fogo em Apocalipse 21:8, com a lista de pessoas que ficaram de fora da cidade celestial em Apocalipse 22:15, também percebemos que os “abomináveis” ou “detestáveis” da primeira lista são os “cães” da segunda lista.

Portanto, em resumo, a declaração “ficarão de fora os cães” é uma expressão pejorativa que denota àquelas pessoas que devem ser evitadas por causa de sua imoralidade, leviandade e infidelidade. São pessoas que demonstram um caráter pecaminoso, corrupto e incontrolável. São pessoas que têm ganância por alimentar sua iniquidade. Sem dúvida essas pessoas ficarão de fora da vida eterna ao lado de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar