Quem é a Filha de Sião na Bíblia?

A frase “filha de Sião” é um tipo de designação que se refere de forma afetuosa e personificada à cidade de Jerusalém. Isso significa que a expressão “filha de Sião” pode ser classificada como um sinônimo poético para “Jerusalém”.

Por conta disso, alguns intérpretes sugerem que essa mesma expressão, do original bat siyon, pode ser traduzida como “filha que é Sião”. A frase “filha de Sião” aparece mais de 20 vezes no Antigo Testamento, preservando esse mesmo sentido.

Como personificação de Jerusalém, na maioria das vezes essa frase inclui toda Judá. Em outras palavras, nos textos em que essa frase é aplicada, a Jerusalém personificada normalmente simboliza Judá como um todo.

O texto de 2 Reis 19:21, é a primeira vez em que a frase “filha de Sião” aparece na narrativa bíblica, embora antes dela a designação “Sião” já fosse aplicada (cf. 2 Samuel 5:7). No Novo Testamento essa mesma frase também é utilizada duas vezes (Mateus 21:5; João 12:15). Esses textos narram a entrada triunfal do Senhor Jesus em Jerusalém.

Os escritores neotestamentários identificaram esse evento como um cumprimento profético citando Zacarias 9:9. Contudo, o texto deixa claro que apenas o verdadeiro Israel, isto é, o genuíno povo de Deus, é quem conseguiu entender o significado de tudo aquilo.

Por que Jerusalém é chamada de filha de Sião?

Pelo menos duas razões principais podem ser dadas para explicar porque Jerusalém é chamada de filha de Sião na Bíblia. Em primeiro lugar, a poesia do Antigo Testamento comumente emprega termos, títulos e nomes femininos à cidades.

Em segundo lugar, a região em que Jerusalém está edificada é chamada na Bíblia de Sião. Como já foi dito, apesar de a palavra Sião ser usada nas Escrituras de forma bastante ampla, na maioria das vezes ela se refere a Jerusalém ou a toda Judá. Saiba mais sobre o significado de Sião na Bíblia.

Receber Estudos da Bíblia

Qual a diferença entre “filha de Sião” e “filhas de Sião”?

Na Bíblia também é possível encontrar em algumas poucas ocasiões a forma plural “filhas de Sião”, do original benot siyon. No entanto, seu significado e referência são diferentes de quando a mesma frase aparece no singular.

Conforme já explicado aqui, a frase “filha de Sião” é utilizada de forma a se referir poeticamente à cidade de Jerusalém de forma personificada. Mas quando o plural “filhas de Sião” é empregado, o objetivo é se referir aos habitantes de Jerusalém, mais especificamente às mulheres. É assim que a frase “filhas de Sião” aparece, por exemplo, numa profecia do profeta Isaías. Através do profeta, Deus fala das “filhas de Sião”, referindo-se às mulheres ricas e orgulhosas de Judá (Isaías 3:16).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar