Quem Eram os Filhos de Jacó?

Jacó teve doze filhos e algumas filhas. Os filhos de Jacó são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Das filhas de Jacó, a única citada na Bíblia é Diná.

Os filhos de Jacó nasceram de quatro mulheres diferentes. Duas delas eram esposas oficiais do patriarca: Lia e Raquel. As outras duas eram servas de suas duas esposas. Conforme um costume que havia naquele tempo na Mesopotâmia, uma esposa podia oferecer a seu marido sua serva pessoal com o objetivo de gerar um filho que legalmente seria considerado seu.

Os nascimentos dos filhos de Jacó

Jacó era apaixonado por Raquel. Ele a amou desde o momento que a viu e fez um acordo com Labão, o pai da moça, para que pudesse se casar com ela. Ele se comprometeu em trabalhar por sete anos pelo direito de receber Raquel como esposa (Gênesis 29).

Mas Labão acabou enganando Jacó, e no dia do casamento lhe entregou como esposa Lia, sua filha mais velha. Quando percebeu ter sido enganado, Jacó fez outro acordo para que, finalmente, pudesse se casar com Raquel.

Embora Lia fosse a esposa desprezada, foi ela quem deu a Jacó a maior parte de seus filhos. Os filhos de Jacó com Lia foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom (Gênesis 29:31-35; 30:17-20).

Raquel era estéril, e durante muito tempo sofreu o drama de não poder ser mãe. Na ansiedade de poder dar filhos a seu marido, Raquel pediu que Jacó se deitasse com Bila, sua serva pessoal. Dessa forma, os filhos de Jacó nascidos através de Bila seriam considerados seus filhos legais. Foi assim que nasceram Dã e Neftali (Gênesis 30:1-8).

Nesse tempo Lia já tinha parado de gerar filhos de Jacó. Então vendo o que Raquel havia feito, ela também ofereceu a Jacó sua serva pessoa, Zilpa. Então os filhos de Jacó nascidos através de Zilpa foram Gade e Aser (Gênesis 30:9-13). Mas depois disso Lia novamente voltou a engravidar, e assim nasceram Issacar, Zebulom e Diná (Gênesis 30:17-21).

Finalmente Raquel conseguiu engravidar. A Bíblia diz que Deus se lembrou de Raquel, ouviu sua oração e abriu sua madre. Então Raquel deu à luz a José, o mesmo que mais tarde se tornou governador do Egito (Gênesis 30:22-25).

Todos esses filhos de Jacó nasceram enquanto Jacó ainda estava morando em Padã-Harã, nas terras de Labão. Mas Jacó resolveu voltar à terra de seus pais em Canaã. Nesse tempo Raquel engravidou mais uma vez. Ela teve um parto difícil e acabou não sobrevivendo ao dar à luz a Benjamim (Gênesis 35:16-21).

Sobre as outras filhas de Jacó, nada sabemos; nem mesmo seus nomes (cf. Gênesis 37:35; 46:7). Isso é natural, pois a narrativa bíblica prioriza o registro daquelas pessoas que tiveram alguma relevância para a história que estava sendo contada.

Receber Estudos da Bíblia

Os nomes dos filhos de Jacó e a rivalidade entre suas esposas

A rivalidade das esposas de Jacó fica evidente na ocasião do nascimento de cada um dos filhos do patriarca. O nome que cada um deles recebeu teve a ver com o drama e a disputa entre as duas mulheres. Vejamos:

  • Rúben (filho de Lia) – “O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido” (Gênesis 29:32).
  • Simeão (filho de Lia) – “Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este” (Gênesis 29:33).
  • Levi (filho de Lia) – “Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos” (Gênesis 29:34).
  • Judá (filho de Lia) – “Esta vez louvarei o Senhor” (Gênesis 29:35).
  • Dã (filho de Bila, serva de Raquel) – “Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho” (Gênesis 30:6).
  • Naftali (filho e Bila, serva de Raquel) – “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer” (Gênesis 30:8).
  • Gade (filho de Zilpa, serva de Lia) – “Afortunada!” (Gênesis 30:11).
  • Aser (filho de Zilpa, serva de Lia) – “É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa” (Gênesis 30:13).
  • Issacar (filho de Lia) – “Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido” (Gênesis 30:18).
  • Zebulom (filho de Lia) – “Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos” (Gênesis 30:20).
  • José (filho de Raquel) – “Deus me tirou o meu vexame… Dê-me o Senhor ainda outro filho” (Gênesis 30:23,24).

Os filhos de Jacó e as tribos de Israel

É muito importante saber sobre os filhos de Jacó para uma melhor compreensão da história bíblica. Os filhos de Jacó deram origem às tribos que formaram a nação de Israel. Dez, dos doze filhos de Jacó, deram nomes a tribos: Rúben, Simeão, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

Levi e José tiveram um tratamento diferente. A tribo de Levi não participou da divisão territorial da Terra Prometida; mas foi separada para o serviço do Senhor. Por isso que todos os sacerdotes e levitas pertenciam a essa tribo que não foi contada entre as doze.

Quanto a José, ele acabou recebendo uma porção dobrada da bênção patriarcal e seus dois filhos tornaram-se líderes tribais. Assim, Manassés e Efraim, filhos de José e netos de Jacó, completaram as doze tribos de Israel.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar