Fortalecei-vos no Senhor e na Força do Seu Poder

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” é uma declaração bíblica que ensina que é no poder do Senhor que o crente encontra o fortalecimento necessário que lhe capacita a viver sua vida cristã nesta terra resistindo aos ataques de Satanás.

A frase: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” é aplicada pelo apóstolo Paulo na Carta aos Efésios no contexto em que ele trata acerca da necessidade de o crente se revestir da armadura de Deus para estar pronto para a realidade da batalha espiritual (Efésios 6:10-20).

Fortalecei-vos no Senhor

Quando o apóstolo Paulo escreve: “Fortalecei-vos no Senhor”, basicamente ele está dizendo que os crentes devem buscar sua fonte de poder no Senhor. A Bíblia não nega que a vida cristã é uma vida de conflito. Apesar de os redimidos em Cristo desfrutarem das maravilhosas bênçãos espirituais nas regiões celestiais – benção estas que têm implicações já no presente, mas que alcançarão toda sua plenitude na eternidade – eles ainda assim são soldados de Deus que militam neste mundo.

O principal inimigo do povo de Deus é Satanás. Ele é um adversário perigoso que lidera as hostes espirituais da maldade (Efésios 6:12). Isso quer dizer que Satanás e seus agentes formam um exército bem organizado que se opõe à obra de Deus e ao seu povo. Eles não atacam por atacar, mas atacam de forma astuta e estratégica (Efésios 6:11).

Então durante suas vidas neste mundo, os crentes são convidados a resistir aos ataques dessas forças malignas. O problema é que esses anjos caídos são mais poderosos do que nós. Por isso o cenário realmente seria desesperador, se não fosse o fato de que Deus disponibilizou à Igreja todas as armas necessárias para combater nessa batalha espiritual de forma eficaz.

Sim, Satanás e os demônios são maiores que os homens em poder e força, mas os crentes não dependem de suas próprias forças para enfrentar com êxito os ataques do exército das trevas. Muito pelo contrário! Aos crentes é dito: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Fortalecidos no Senhor os crentes tem um arsenal com tudo o que precisam para resistir às investidas malignas.

E na força do seu poder

Na realidade da batalha espiritual vemos de forma clara a harmonia que há entre a graça divina e a responsabilidade humana. O crente deve fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder; ele deve revestir-se e de toda a armadura de Deus. Isso quer dizer que é sua responsabilidade buscar para si mesmo esse poder que lhe está disponível; é sua responsabilidade vestir a si mesmo com essa armadura e usá-la no campo de batalha.

Não obstante, o crente é fortalecido somente no Senhor; o poder do Senhor é a fonte da força que o crente tanto precisa; bem como a armadura que o crente deve vestir e usar na batalha é forjada pelo Senhor e disponibilizada graciosamente por Ele. Por isso essa a armadura é literalmente a “armadura de Deus”, o que implica que aquele que a veste só pode usá-la pelo poder de Deus.

O apóstolo Paulo entendia plenamente esse princípio quando em outra ocasião declarou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Sem o poder do Senhor o crente não é capaz de fazer absolutamente nada (cf. João 15:1-5).

Uma fonte inesgotável de poder

Além disso, jamais devemos esquecer que Deus é o Todo-Poderoso e, portanto, Ele mesmo é uma fonte inesgotável de poder para o seu povo. Por isso a exortação: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” não é uma exortação vazia e sem significado. O poder do Senhor não é uma força imaginária ou abstrata, mas é uma força que tem sido manifestada poderosamente durante toda a história da redenção. Esse é o mesmo poder que ressuscitou Cristo de entre os mortos e vivificou o crente de seu estado anterior de morte espiritual (Efésios 2:1-6).

Portanto, o povo de Deus de fato encontra n’Ele todo o poder necessário para viver a vida cristã nesta terra, de modo a resistir eficazmente os ataques do mal. Por fim, o cristão ainda desfruta da maravilhosa segurança em saber que a grande batalha já foi vencida quando o Senhor Jesus Cristo, em sua morte e ressurreição, conquistou a vitória para sempre contra o poder das trevas (cf. Colossenses 2:15; Hebreus 2:14).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar