Qual Era a Função dos Sacerdotes?
A principal função do sacerdote era mediar a adoração em Israel. Mas diretamente conectada a essa função religiosa principal, havia também a função social dos sacerdotes. Além do serviço no Tabernáculo e posteriormente no Templo, basicamente os sacerdotes também tinham de se ocupar com questões administrativas, jurídicas, educacionais, civis e sociais.
A principal função dos sacerdotes
Os sacerdotes agiam como intermediários no culto do Antigo Testamento. Eles representavam Deus diante do povo, e representavam o povo diante de Deus. Por isto cabia aos sacerdotes cuidar das ofertas e sacrifícios oferecidos pelos israelitas. Essa função também incluía a inspeção dos animais que seriam sacrificados para verificar se eles estavam em um estado apropriado para tal (Levítico 22:17-21). Entenda o que era um sacerdote.
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
O livro de Levítico traz em detalhes a regulamentação do serviço religioso sacerdotal. O livro fala sobre os diferentes tipos de ofertas e sacrifícios que deveriam ser oferecidos, tanto com propósitos de gratidão quanto expiatórios. Dessa forma o texto bíblico indica como os sacerdotes deveriam proceder com relação a essa questão, inclusive destacando o direito que eles tinham sobre uma partilha das ofertas e sacrifícios (Levítico 6:8-7:36). Saiba mas sobre os sacrifícios no Antigo Testamento. Em algumas de suas funções os sacerdotes contavam com o auxílio dos levitas.
Também era função dos sacerdotes transportar a Arca da Aliança quando fosse necessário. Aqui também vale destacar a função privilegiada do sumo sacerdote. Além de líder dos demais sacerdotes, somente ele cumpria a função de entrar no lugar mais reservado do Tabernáculo onde ficava a Arca da Aliança. Ele fazia isso apenas uma vez por ano, Dia da Expiação. Entenda melhor quem era o sumo sacerdote.
A função social dos sacerdotes
Pode-se dizer que a função social dos sacerdotes era como uma obrigação secundária, mas nem por isto deixava de ser importante e fundamental. Na verdade a função social dos sacerdotes também era regulamentada pela Lei Mosaica e constituía parte importante do papel exercido pelo sacerdote na condução do povo a uma vida de santidade.
Os sacerdotes tinha a função de educar o povo na Lei (Levítico 10:10,11; Deuteronômio 33:10; 2 Reis 17:27,28; 2 Crônicas 15:3; 17:7-9; Jeremias 18:18; Ezequiel 7:26; 44:23; Malaquias 2:6,7). Eles também ficavam responsáveis por certas áreas da jurisprudência, se ocupando de certos assuntos de natureza civil (cf. 2 Crônicas 19:8-11; Ezequiel 44:24). Em casos criminais complexos, cabia aos sacerdotes indicar a sentença correta de acordo com o padrão da Lei (cf. Deuteronômio 21:5).
Os sacerdotes também cumpriam algumas tarefas relacionadas à área da saúde. Era função do sacerdote fazer o diagnóstico de certos tipos de lepras. Os sacerdotes então deveriam examinar determinada pessoa e atestar se ela estava limpa ou impura. Eles também inspecionavam casas, roupas e utensílios que poderiam estar contaminados com mofo, por exemplo (Levítico 13:1-14:57).
Havia certas particularidades que indicavam se uma pessoa que sofria de uma doença cutânea deveria ser considerada limpa ou imunda. De forma geral, o que caracterizava a impureza era o estado progressivo da infecção. Quando o sacerdote indicava que uma pessoa estava impura, a pessoa deveria ser excluída do convívio social do acampamento dos israelitas. Apesar de essa medida proteger a saúde pública, esse não era seu objetivo principal. Uma pessoa considerada imunda era excluída do acampamento porque a impureza tinha de ser separada da presença de Deus (cf. Números 5:1-4; 12:14-15).
Uma pessoa anteriormente declarada imunda, só poderia ser inserida novamente ao convívio social e religioso após uma inspeção do sacerdote comprovando seu estado atual. Sendo aprovada, a pessoa deveria oferecer a oferta requerida de purificação (Levítico 14:1-7 cf. Lucas 5:14-16). Portanto, em resumo, a função dos sacerdotes estava relacionada à proteção da adoração em Israel, e abrangia tudo aquilo que a envolvia em seus diferentes aspectos.
Oi a paz, amo esses estudos tenho aprendido muito com vcs , obrigada a todos por tão rica oportunidade