Quem São os Heróis da Fé? O Que é a Galeria dos Heróis da Fé?

Os heróis da fé na Bíblia são todos aqueles que demonstraram ter fé genuína em Deus e em suas promessas. O escritor da Epístola aos Hebreus, no capítulo 11, destaca diretamente e indiretamente algumas dessas pessoas ao fazer uma exposição acerca da verdadeira fé. Essa lista ficou conhecida como “a galeria dos heróis da fé”.

Nomes mencionados na galeria dos heróis da fé

Na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11, lemos sobre importantes exemplos de fé extraídos do Antigo Testamento. Como foi dito, o escritor bíblico citou algumas pessoas nominalmente, enquanto outras são citadas de forma geral. A galeria dos heróis da fé possui em seu rol tanto homens quanto mulheres. Vejamos:

Os primeiros heróis da fé

1. Abel: o filho de Adão e Eva é quem abre a galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:4). Pela fé, ele ofereceu um sacrifício mais excelente do que seu irmão Caim, obtendo a aprovação divina. Isto significa que ele foi a primeira pessoa designada nas Escrituras como sendo um justo que viveu pela fé. Saiba mais sobre a história de Abel.

2. Enoque: outra pessoa que viveu num período muito remoto da História da humanidade, antes mesmo do Dilúvio. Pela fé, Enoque obteve testemunho de haver agradado a Deus e foi transladado, sem ter conhecido a morte (Hebreus 11:5). Enoque e o profeta Elias foram as duas únicas pessoas que nunca morreram. Saibam quem foi Enoque.

3. Noé: ele foi divinamente instruído por Deus a construir uma arca. O Senhor lhe avisou que a terra seria inundada por causa da pecaminosidade humana. Então Noé confiou em Deus acerca dos acontecimentos que ainda não se viam, por mais que aos olhos humanos, pareciam não fazer sentido. Pela fé, Noé construiu a arca e sobreviveu ao Dilúvio juntamente com sua família (Hebreus 11:7). Leia também a história de Noé.

Os heróis da fé no período patriarcal

4. Abraão: o grande patriarca do povo de Israel é um exemplo notável de fé genuína no Senhor. Ele creu verdadeiramente nas promessas de Deus. Por isto ele deixou sua terra, Ur, sem saber para onde iria exatamente. Depois ele passou a habitar na Terra Prometida como estrangeiro. Além disso, ele claramente entendeu que a promessa de Deus não se resumia apenas a uma pátria terrena, mas, sobretudo, a uma pátria celestial (Hebreus 11:8-12).

Abraão também creu na promessa de Deus com relação a um descendente, apesar de sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa. Depois, quando Deus o provou, Abraão não hesitou em levar seu próprio filho ao holocausto. Sua fé era tão inabalável nas promessas do Senhor, que ele tinha convicção de que Deus era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos (Hebreus 11:17-19). Conheça a biografia de Abraão.

5. Sara: esposa de Abraão que era estéril. Quando Deus lhe prometeu um filho, Sara já tinha uma idade muito avançada. Apesar de já estar com mais de noventa anos de idade, pela fé Sara recebeu do Senhor a oportunidade de ser mãe (Hebreus 11:11). Saiba quem foi Sara.

6. Isaque: filho de Abraão e Sara e herdeiro da mesma promessa. Pela fé, ele abençoou seus filhos acerca de coisas que ainda estavam por vir (Hebreus 11:20). Leia mais sobre Isaque na Bíblia.

7. Jacó: filho de Isaque e neto de Abraão. O escritor de Hebreus destaca que foi pela fé que ele abençoou os filhos de José, dizendo que o menor seria mais proeminente que o maior (Hebreus 11:21; Gênesis 48:13-20). Conheça a biografia de Jacó.

8. José: filho de Jacó que se tornou governador do Egito. Antes de morrer, ele fez menção da promessa do êxodo de seu povo do Egito feita por Deus ao seu bisavô Abraão (Gênesis 15:13,14). Então, pela fé, José deu ordens para que seus restos mortais fossem tirados do Egito e levados para a Terra Prometida. Ele realmente tinha fé nas coisas que não se vê (Hebreus 11:22). Entenda a história de José do Egito.

Os heróis da fé na nação de Israel

9. Moisés: o grande legislador de Israel. Ele foi escolhido por Deus para liderar os israelitas durante o êxodo do Egito. O escritor de Hebreus destaca que pela fé, ele teve coragem e disposição para abdicar dos tesouros do Egito. Ele recusou os prazeres transitórios do pecado, para ser maltratado junto com o povo de Deus. Depois, pela fé ele celebrou a Páscoa e atravessou juntamente com os israelitas o Mar Vermelho.

Em conexão com o exemplo de Moisés, seus pais também são mencionados na galeria dos heróis da fé, embora não nominalmente. Pela fé, eles não temeram o decreto de Faraó que ordenava a morte de todo menino hebreu (Hebreus 11:23-29). Leia a biografia de Moisés.

10. Raabe: uma meretriz cananita que vivia em Jericó. Pela fé, Raabe não pereceu juntamente com seu povo, pois demonstrou lealdade ao Senhor protegendo os espias israelitas. Ela foi justificada e tornou-se uma das ancestrais de Jesus segundo a carne (Hebreus 11:31; cf. Mateus 1:5; Tiago 2:25). Conheça a história de Raabe.

Depois de Raabe, o escritor bíblico menciona brevemente uma série de nomes que desempenharam papeis muito importantes no período entre os juízes e a monarquia de Israel (Hebreus 11:32). Foram eles:

11. Gideão: juiz de Israel levantado por Deus para libertar o povo de Israel das mãos dos midianitas. Ele combateu o numeroso exército inimigo com apenas 300 homens. Saiba quem foi Gideão.

12. Baraque: um líder de Israel que foi direcionado e encorajado por Débora para libertar as tribos do norte de Israel da opressão do rei de Hazor.

13. Sansão: conhecido por ter sido dotado de uma força descomunal. Através da ação do Espírito de Deus, Sansão realizou feitos notáveis, embora estivesse longe de ser perfeito. Leia a história de Sansão.

14. Jefté: oitavo juiz de Israel que liderou a libertação dos israelitas da opressão amonita que já durava dezoito anos.

15. Davi: o rei mais importante da História de Israel. Usado pelo Espírito do Senhor, Davi realizou grandes prodígios e pela fé esperou pela vinda do Messias (isto fica claro em seus salmos messiânicos). Saiba quem foi o rei Davi.

16. Samuel: foi o último dos juízes e o primeiro de uma importante tradição profética em Israel. Foi ele quem ungiu os primeiros reis de Israel. Saiba mais sobre a história do profeta Samuel.

Outros heróis da fé

Muitas outras pessoas foram citadas na galeria dos heróis da fé, embora que de forma indireta ou anônima. Através de seus feitos, até é possível se lembrar de alguns nomes que possivelmente o escritor bíblico tinha em mente enquanto escrevia sobre os heróis da fé. Um exemplo disto é Josué, o líder de Israel na ocasião da conquista de Canaã. É impossível não se lembrar de Josué ao falar sobre a queda das muralhas de Jericó. Josué também se enquadra entre aqueles que “subjugaram reinos” (Hebreus 11:33).

Vejamos quais outras podem ser citadas como heróis da fé com base na descrição feita pelo autor de Hebreus acerca de seus exemplos notáveis:

  • Praticaram a justiça: muitas pessoas poderiam ser citadas aqui. Essas pessoas praticaram a justiça não por serem perfeitas e dignas em si mesmas, mas porque tinham uma confiança extraordinária no Senhor. Podemos citar o nome de Jó como exemplo desta descrição. A Bíblia diz que ele era um homem justo e temente a Deus (Jó 1). Conheça a história de Jó.
  • Obtiveram promessas: novamente muitas pessoas creram fielmente nas promessas do Senhor durante o Antigo Testamento. Como exemplo, podemos falar na estéril Ana, que pela fé tornou-se mãe de filhos.
  • Fecharam a boca de leões: a Bíblia diz que Sansão e Davi mataram leões. Mas esta descrição também recorda o profeta Daniel. Pela fé ele foi livrado da cova dos leões.
  • Extinguiram a violência do fogo: Hananias, Misael e Azarias, também conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abedenego, foram lançados vivos numa fornalha de fogo. Porém, pela fé, eles sobreviveram às chamas sem uma queimadura se quer. Obviamente eles podem ser contados entre os heróis da fé.
  • Conquistas notáveis: além da descrição “subjugaram reinos”, o escritor de Hebreus fala de pessoas que escaparam ao fio da espada, que da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Muitos dos juízes, e mesmo dos reis de Israel, se enquadram nessas descrições.
  • Receberam seus mortos: o escritor fala de mulheres que pela fé receberam seus mortos. Aqui podemos citar as mulheres que tiveram seus filhos ressuscitados durante os ministérios dos profetas Elias e Eliseu.
  • Foram levados ao sofrimento: o escritor de Hebreus não destacou apenas os grandes êxitos que homens do passado alcançaram através da fé. Ele também falou de grandes sofrimentos que, pela mesma fé, pessoas tementes a Deus foram submetidas (Hebreus 11:35-38). O profeta Elias é um exemplo de alguém que andou errante “pelos desertos, pelos montes, pelas covas e pelos antros da terra por causa de sua fé” (Hebreus 11:38). O profeta Jeremias é outro exemplo de alguém que foi maltratado por ser fiel a Deus num período de apostasia de sua nação. O profeta Isaías, segundo uma tradição judaica, teria sido um dos que foram “serrados pelo meio” (Hebreus 11:37).
Receber Estudos da Bíblia

O maior Herói da fé

Pudemos notar que a galeria dos heróis da fé não é uma lista exaustiva, mas representativa. O próprio escritor de Hebreus reconhece que existem tantos exemplos de heróis da fé a serem citados, que lhe faltaria tempo para fazê-lo (Hebreus 11:32).

Mas todas essas pessoas tiveram em comum o fato de terem sido declaradas justas por Deus, isto é, obtiveram bom testemunho diante d’Ele (Hebreus 11:2). Essa justificação, porém, não estava baseada em suas obras, mas unicamente na fé.

É fácil entender isto quanto notamos que a própria Bíblia destaca claramente as fraquezas e erros de todos os nomes mencionados na galeria dos heróis da fé. Nenhum deles era perfeito e, portanto, nenhum deles era também capaz de agradar a Deus com suas próprias habilidades.

Então como eles puderam ser contados como heróis da fé? A resposta é dada pelo próprio autor de Hebreus ao mencionar o maior de todos os heróis da fé: Jesus Cristo! A fé genuína que os heróis do Antigo Testamento demonstraram estava fundamentada no Messias que haveria de vir. Os heróis da fé do passado já terminaram suas carreiras, e em certo sentido, hoje formam uma nuvem de testemunhas que nos assisti, e através de seus exemplos, nos encorajam (Hebreus 12:1).

Mas o escritor de Hebreus faz questão de ressaltar que o nosso Senhor Jesus Cristo é o exemplo supremo de fé. Ele suportou a cruz para salvar seu povo, e hoje está assentado à destra do trono de Deus. Ele é o grande Herói da fé, o único que pode ser designado como o “Autor e Consumador da fé”. Por sua justiça, por seus méritos, homens tão imperfeitos e indignos puderam achar graça diante de Deus. Então o escritor de Hebreus conclui sua galeria dos heróis da fé exortando os seus leitores a olhar firmemente para Cristo (Hebreus 12:2,3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close