Por Que o Espírito Intercede Por Nós Com Gemidos Inexprimíveis?

A expressão “gemidos inexprimíveis” significa gemidos impronunciáveis por meio de palavras. Quando a Bíblia diz que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis isso quer dizer que o Espírito Santo intercede pelos crentes de uma forma que as palavras não podem explicar e nem mesmo expressar.

É o apóstolo Paulo quem fala sobre os gemidos inexprimíveis em sua Carta aos Romanos. Ele diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém; mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

É interessante notar que no mesmo capítulo o escritor bíblico fala sobre os gemidos da criação de Deus por causa das angústias do pecado; bem como também fala dos gemidos dos filhos de Deus enquanto aguardam o cumprimento pleno e final da salvação com a glorificação (Romanos 8:22,23).

Então na sequência, o apóstolo faz referência acerca dos gemidos inexprimíveis em conexão com o ministério do Espírito Santo. No contexto da obra da redenção, o Espírito Santo é quem nos capacita a obedecer a Lei de Deus (Romanos 8:2-8); É pelo poder d’Ele que nossa natureza caída é subjugada (Romanos 8:9-13); Ele é o Espírito de adoção que assegura nossa entrada na família de Deus e garante nossa herança eterna (Romanos 8:14-23).

Por fim, mais precisamente sobre a relação do Espírito Santo com as nossas orações, o apóstolo diz que o Espírito age como o intercessor que comunica a Deus aquilo que nós não sabemos comunicar (Romanos 8:26,27).

Por qual motivo o Espírito intercede com gemidos inexprimíveis?

Alguns estudiosos insistem em dizer que não é o Espírito quem intercede a Deus com gemidos inexprimíveis; mas que o Espírito Santo apenas leva o nosso espírito a gemer diante de Deus. Mas essa interpretação não se sustenta à luz do texto bíblico.

O apóstolo Paulo não deixa qualquer dúvida de que é o Espírito Santo quem intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Além disso, o próprio apóstolo explica por qual motivo o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. A questão é que não sabemos orar como convém. Então é o Espírito quem nos ajuda em nossas fraquezas; até mesmo naquelas que se manifestam quando oramos. Ele é quem apresenta diante de Deus de forma apropriada aquilo que não sabemos.

Mas por que não sabemos orar e dependemos dos gemidos inexprimíveis do Espírito? Certamente a reposta pra esta pergunta passa pelo problema do pecado. João Calvino diz que somos tão frios e indolentes em nossa carne que não podemos orar corretamente a menos que sejamos despertados pelo Espírito Santo.

Considerando o contexto da pecaminosidade da nossa natureza humana e nossa incapacidade de orar, John Stott argumenta que não sabemos nem mesmo se devemos orar por libertação de nossos sofrimentos ou por forças para suportá-los. Também não conhecemos todas as coisas e não nos sentimos em condições de fazer certos pedidos a Deus com precisão.

Por causa das nossas fraquezas, nós não sabemos se o conteúdo das nossas orações está de acordo com a vontade de Deus. Assim, o Espírito Santo intercede por nós, e o faz com gemidos inexprimíveis que não se expressam em palavras.

Receber Estudos da Bíblia

Os gemidos inexprimíveis possuem significado

De fato a expressão “gemidos inexprimíveis” carrega no original o sentido literal de “sem palavras”. Essa expressão transmite um significando que indica algo impossível de ser colocado em palavras ou expressado por elas.

Mas o apóstolo Paulo chama atenção para o fato de que embora os gemidos sejam inexprimíveis, eles possuem significado. Por isso ele escreve: “E Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos” (Romanos 8:27).

Portanto, o significado dos gemidos inexprimíveis está em completa harmonia com a vontade de Deus. Sobre isso, John MacArthur diz que os gemidos inexprimíveis são as expressões divinas dentre a Trindade que não podem ser expressas em Palavras, mas que carregam apelos profundos pelo bem-estar de cada cristão.

Logo, a verdade de que o Espírito Santo intercede a Deus por nós com gemidos inexprimíveis deve servir de grande conforto para os crentes. Nós somos fracos, e por nós mesmos não sabemos como orar corretamente.

Mas ainda assim podemos nos achegar com confiança diante de Deus em oração. Isso porque temos Cristo como nosso intercessor no Céu diante do Pai; e temos o Espírito como nosso intercessor dentro do nosso próprio coração. Por causa da obra redentiva de Cristo, agora o Espírito intercede por nós; ainda que com gemidos inexprimíveis que apontam tanto para as nossas aflições presentes como para as promessas das bênçãos futuras na bem-aventurança eterna. Essa intercessão é sempre eficaz, por que ela sempre está de acordo com a vontade de Deus.

Através da intercessão do Espírito com gemidos inexprimíveis todas as nossas necessidades são apresentadas diante de Deus; até mesmo aquelas mais ocultas em nosso coração que nem mesmo nós sabemos que precisamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close