Estudo Bíblico de Gênesis 23

Gênesis 23 é o capítulo da Bíblia que registra a morte de Sara, esposa de Abraão. Um estudo bíblico de Gênesis 23 mostra claramente a negociação de Abraão por um campo em Macpela.

A negociação da propriedade em Macpela em Gênesis 23 também traz um significado importante. Ao comprar uma caverna no campo em Macpela, Abraão tornou-se o proprietário com direito legal de um território na Terra Prometida, ainda que fosse apenas uma pequena porção de terra. Então em certo sentido, a posse de Abraão prefigurou a posse posterior daquelas terras por parte dos israelitas em cumprimento à promessa de Deus.

Um breve esboço de Gênesis 23 pode ser feito da seguinte maneira:

  • A morte de Sara (Gênesis 23:1-7).
  • A negociação do campo em Macpela (Gênesis 23:8-18).
  • O sepultamento de Sara (Gênesis 23:19,20).

A morte de Sara (Gênesis 23:1-7)

Gênesis 23 diz que Sara viveu cento e vinte sete anos. Ela morreu em Hebrom, que originalmente era conhecido como Quiriate-Arba, na terra de Canaã. O texto bíblico diz que Abraão lamentou muito a morte de Sara (Gênesis 23:1,2).

Depois disso de chorar sua perda, Abraão procurou providenciar um lugar para sepultar sua esposa. Naquele tempo Abraão vivia como um estrangeiro na Terra Prometida. Então ele falou com os filhos de Hete para poder conseguir uma sepultura para Sara (Gênesis 23:4). Em alguns textos bíblicos os descendentes de Hete são chamados de heteus e também são contados entre os cananeus.

Os filhos de Hete foram muito respeitosos com Abraão e não demonstraram qualquer resistência ao sepultamento de Sara em uma sepultura naquelas terras. Inclusive, aqueles homens de Hebrom se dirigiram a Abraão chamando-o de “príncipe de Deus” (Gênesis 23:5,6).

Provavelmente essa designação que literalmente significa “poderoso de Deus” não era apenas um simples tratamento respeitoso dispensado a Abraão. É provável que aqueles homens tenham reconhecido que Abraão realmente era um homem especialmente abençoado por Deus (cf. Gênesis 21:22).

A negociação do campo em Macpela (Gênesis 23:8-18)

Diante da receptividade dos homens de Hebrom, Abraão pediu que eles intercedessem por ele junto a Efrom, filho de Zoar. Abraão queria comprar de Efrom sua caverna de Macpela por um preço justo. Sabendo disso, Efrom se ofereceu em dar a Abraão não somente a caverna, mas também o campo em que a caverna estava (Gênesis 23:8-11).

Mas esse comportamento de Efrom não se tratava de generosidade, mas era parte de um costume comum de barganha no antigo Oriente Próximo. Caso Abraão recebesse o “presente”, isso o obrigaria a retribuir com um presente ainda mais valioso.

Quando mais uma vez Abraão questionou o preço, Efrom disse que o terreno valia quatrocentos siclos de prata (Gênesis 23:15). Apesar de Efrom colocar essa quantia como se fosse algo sem importância, aquele era um preço muito alto para época. Para se ter uma ideia, muitos séculos depois o profeta Jeremias comprou um campo por dezessete siclos (Jeremias 32:9). Saiba mais sobre os pesos e medidas na Bíblia.

Mas mesmo assim Abraão estava disposto a pagar o alto preço pedido por Efrom. Ele pesou a prata corresponde e pagou a Efrom. Então Abraão tomou posse legal do campo em Macpela, incluindo a caverna, o arvoredo que nele havia e todo o limite ao redor. Os heteus confirmaram o negócio que foi oficializado na porta da cidade. Isso também estava de acordo com o costume da época. No antigo Oriente Próximo todas as transações legais aconteciam nos portões das cidades.

Receber Estudos da Bíblia

O sepultamento de Sara (Gênesis 23:19,20)

Então Abraão conseguiu sepultar Sara na caverna do campo de Macpela (Gênesis 23:19). Aquele campo, inclusive, se tornou a sepultura oficial da família. Além de Sara, ali foram sepultados também o próprio Abraão, Isaque, Rebeca, Jacó e Lia (cf. Gênesis 25:7-11; 49:31; 50:13).

Sem dúvida a disposição de Abraão em adquirir a posse daquela terra em Hebrom é mais um indicativo da confiança do patriarca em Deus. Ele tinha certeza de que Deus haveria de cumprir Sua promessa com relação à Terra Prometida (Gênesis 13:15). Por isso que, mesmo estrangeiro na terra à época, ele escolheu sepultar sua família na terra em que Deus entregaria aos seus descendentes.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar