Estudo Bíblico de Gênesis 29

Gênesis 29 é o capítulo que registra o encontro de Jacó com Raquel. O estudo bíblico de Gênesis 29 também trata do acordo que Jacó fez com Labão para que pudesse se casar com Raquel. A parte final do capítulo ainda relata o nascimento dos primeiros filhos de Jacó.

O esboço de Gênesis 29 pode ser organizado da seguinte forma:

  • Jacó se encontra com Raquel (Gênesis 29:1-12).
  • Jacó na casa de Labão (Gênesis 29:13-20).
  • Jacó é enganado por Labão (Gênesis 29:21-30).
  • Os primeiros filhos de Jacó (Gênesis 29:31-35).

Jacó se encontra com Raquel (Gênesis 29:1-12)

Gênesis 29 inicia mostrando a chegada de Jacó à região de Harã. Ele havia fugido de sua casa por causa da ira de seu irmão, Esaú; e também estava indo à casa de seu tio Labão para arrumar uma esposa dentre a parentela de sua mãe (Gênesis 27).

Já perto de Harã, Jacó encontrou algumas pessoas que estavam dando água a três rebanhos de ovelhas junto a um poço. Então Jacó cumprimentou gentilmente aqueles homens e lhes perguntou de onde eles eram. Quando os homens disseram que eram de Harã, Jacó lhes perguntou se eles conheciam Labão. Os homens lhe responderam que sim, e que, por sinal, sua filha Raquel estava se aproximando dali trazendo as ovelhas de seu pai (Gênesis 29:4-6).

Rapidamente Raquel chegou ao poço. Ao vê-la, imediatamente Jacó removeu a pedra do poço e deu água às ovelhas de Labão. Provavelmente a pedra que cobria o poço era pesada, e a atitude de Jacó certamente deu uma boa impressão de sua utilidade para o trabalho. Após fazer isso, Jacó beijou Raquel e chorou. O beijo naquele contexto era um gesto de cumprimento comum entre parentes. Em seguida Jacó contou a Raquel que eles eram parentes e rapidamente ela foi contar a Labão (Gênesis 29:12).

Sem dúvida esse encontro de Jacó e Raquel junto ao poço na região de Harã revela a providencia divina cuidando de cada detalhe da história da redenção.

Jacó na casa de Labão (Gênesis 29:13-20)

Quando Labão ouviu sobre Jacó, ele correu para recebê-lo. Jacó contou a Labão tudo o que havia acontecido em sua viagem e ficou hospedado em sua casa. Depois de um mês que Jacó estava ali, Labão achou justo que Jacó estabelecesse um salário para servir em sua casa. Foi nesse momento que Jacó propôs servir Labão por sete anos em troca de poder casar-se com Raquel.

Labão tinha duas filhas. Lia era a mais velha, e Raquel a mais nova. Seu nome vem de uma palavra hebraica que provavelmente significa “vaca selvagem”. Sobre Lia, o texto de Gênesis 29 apenas diz que ela tinha olhos fracos. Já Raquel, cujo nome significa “ovelha”, é descrita como sendo formosa de porte e de semblante (Gênesis 29:17). Jacó amava profundamente Raquel, e acordou com Labão que trabalharia sete anos pelo direito de casar-se com ela (Gênesis 29:18).

Jacó é enganado por Labão (Gênesis 29:21-30)

Passados os sete anos, Jacó pediu a Labão que lhe desse Raquel em casamento. Então Labão deu um grande banquete e à noite entregou sua filha a Jacó. O problema foi que Labão não entregou a Jacó Raquel em casamento, mas Lia (Gênesis 29:23). Isso quer dizer que o homem que tinha enganado o pai, agora havia sido enganado pelo sogro.

Pelo fato de ser noite, de a noiva estar coberta – segundo o costume da época, e de tudo ter ocorrido após um grande banquete, Jacó não percebeu que tinha desposado a mulher errada. Somente no outro dia pela manhã que ele percebeu que tinha dormido com Lia, e não com Raquel (Gênesis 29:25).

Jacó até foi tirar satisfação com Labão, mas nada mais poderia ser feito. Labão tentou justificar sua atitude se apoiando em um suposto costume de sua terra de que a filha mais nova jamais poderia ser desposada antes da primogênita. É interessante perceber que ironicamente o homem que tinha usado de engano para se apropriar da bênção comum ao primogênito, agora tinha sido enganado por causa de um costume que envolvia a primogenitura.

Mas Gênesis 29 também faz questão de destacar que aquele antigo costume era apenas um pretexto para encobrir a verdadeira motivação egoísta de Labão. Isso porque logo que Jacó foi reclamar a ele por ter sido enganado, prontamente Labão ofereceu Raquel em casamento em troca de mais sete anos de serviço (Gênesis 29:27).

Jacó concordou com a proposta de Labão porque amava Raquel. Então assim que se passou a semana das bodas de Lia, Jacó recebeu Raquel como esposa. Mas a atitude astuta e egoísta de Labão resultou em uma permanente fonte de discórdia na família de Jacó. O patriarca hebreu amava mais a Raquel do que a Lia, e isso motivou uma grande rivalidade entre as irmãs (Gênesis 29:28-30).

Receber Estudos da Bíblia

Os primeiros filhos de Jacó (Gênesis 29:31-35)

Gênesis 29 termina registrando o nascimento dos quatro primeiros filhos de Jacó, todos com sua esposa Lia. O escritor bíblico explica que o Senhor viu que Lia era rejeitada em sua casa, e lhe concedeu que fosse fértil, ao passo que Raquel era estéril (Gênesis 29:31).

Os nomes dos filhos de Lia refletem muito bem sua angustia pela situação que enfrentava ao ser preterida por seu marido. Os significados dos nomes também indicam o seu reconhecimento da ajuda e do conforto do Senhor. Lia chamou o seu primeiro filho de Rúben, pois disse: “O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido” (Gênesis 29:32).

O segundo filho ela chamou Simeão, e disse: “Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este” (Gênesis 29:33). O terceiro filho ela chamado de Levi, e disse: “Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido; porque lhe dei à luz três filhos” (Gênesis 29:34). Já o seu quarto filho ela chamou de Judá, e disse: “Esta vez louvarei o Senhor” (Gênesis 29:35).

É interessante perceber que em sua providência, Deus concedeu justamente à esposa desprezada a maioria dos filhos de Jacó. Inclusive, entre esses filhos estavam Levi, do qual a linhagem sacerdotal de Israel foi formada; e Judá, o patriarca da tribo a qual pertencia a linhagem real davídica e de quem veio o Messias (Gênesis 29:35; 49:10; cf. Mateus 1).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar