O Que Significa Gileade na Bíblia? Quem Foi Gileade?

Gileade pode ter diferentes significados na Bíblia. A palavra Gileade pode servir como o nome próprio de algumas pessoas ou como o nome de uma região nos tempos bíblicos. O contexto das passagens bíblicas que aplicam essas palavra sempre indicará sua melhor interpretação.

Quem foi Gileade?

Pelo menos três personagens bíblicos são chamados de Gileade. O primeiro deles foi o filho de Maquir, filho de Manassés. Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17).

Gileade também foi o nome do pai de Jefté, um dos juízes de Israel (Juízes 11:1). Um descendente de Gade citado na genealogia de 1 Crônicas 5:14, também tinha esse mesmo nome.

A terra de Gileade

Certamente a aplicação mais conhecida do nome Gileade na Bíblia diz respeito a designação de alguns lugares que ficavam na região da Transjordânia. Às vezes o nome Gileade é utilizado num sentido mais amplo para se referir a toda Transjordânia israelita, incluindo a própria Gileade. Outras vezes esse nome é aplicado em seu sentido mais estrito, referindo-se a região montanhosa coberta de bosques a leste do Rio Jordão. A terra de Gileade é cortada pelo Ribeiro de Jaboque (Josué 12:2).

A Gileade bíblica fica numa altitude média de aproximadamente mil metros acima do nível do mar. Essa região é delimitada por Basã, ao norte; pelo deserto da Arábia, a leste; e por Moabe e Amom, ao sul (cf. Deuteronômio 3:12-17). Na Bíblia essa região é chamada de “terra de Gileade”, “monte de Gileade” e simplesmente “Gileade” (Gênesis 37:25; Josué 22:15,32; Salmo 60:7).

As tribos de Rúben, Gade e Manassés foram as ocupantes de Gileade. Rúben ocupou o extremo sul dessa terra, até o limite com Moabe. Gade ocupou a parte central e o sul de Gileade. Já Manassés ficou com a parte norte da terra. Os descendentes das tribos de Rúben e Gade aproveitaram bem os recursos daquela região que favoreciam a criação de gado (Números 32:1-5). As características geográficas e climáticas do local realmente se harmonizam com as informações bíblicas de que aquela área era apropriada para o rebanho (cf. Cantares de Salomão 4:1).

Receber Estudos da Bíblia

A importância e o significado de Gileade na Bíblia

A terra de Gileade serviu de pano de fundo para muitos eventos bíblicos importantes e significativos. Foi nessa terra, no monte de Gileade, que ocorreu o encontro final entre Jacó e seu sogro Labão (Gênesis 31:21-55).

Foi na região de Gileade, mais precisamente numa montanha na extremidade do vale de Jezreel, que se deu a redução do numeroso exército liderado por Gideão que haveria de lutar contra os midianitas (Juízes 7:3). O livro de Oseias também fala sobre uma cidade na terra de Gileade (Oseias 6:8).

Gileade também ficou conhecida como um lugar de refúgio. Como já foi dito, o próprio Jacó partiu para a montanha de Gileade ao fugir de Labão. Nos dias de reinado do rei Saul, alguns israelitas também fugiram para aquelas terras com a finalidade de escapar da opressão dos filisteus (1 Samuel 13:7).

O próprio rei Davi também procurou abrigo naquela região durante a rebelião de Absalão (2 Samuel 17:22). Também foi naquelas terras que Absalão prendeu seus longos cabelos num carvalho, o que no final acabou lhe custando a vida (2 Samuel 18).

As Escrituras também falam do bálsamo de Gileade de forma proverbial (Jeremias 8:22; 46:11; cf. Gênesis 37:25). A terra de Gileade era conhecida por seus produtos medicinais. Os bosques característicos daquela região montanhosa são citados como símbolo de preciosidade e fertilidade juntamente com o Líbano e o Carmelo (Jeremias 22:6; 50:19; Zacarias 10:10).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar