O Que Significa Glorificar a Deus? Como Glorificar a Deus?

Glorificar a Deus significa exaltar, engrandecer, fazer glorioso, embelezar, dignificar e honrar ao Senhor. O cristão é encorajado a glorificar a Deus de acordo com os preceitos bíblicos. O Criador de todas as coisas é o único que é digno de ser glorificado.

Na verdade o propósito principal da criação foi justamente trazer glória a Deus. O salmista Davi escreve que os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos (Salmo 19:1). O apóstolo Paulo diz que através das coisas que foram criadas podemos perceber os atributos invisíveis de Deus (Romanos 1:20).

Então desde o princípio o homem é chamado a render glória a Deus. Logo nos primeiros capítulos do livro de Gênesis temos notícias de pessoas que se preocupavam com a glória de Deus. Abel, Enoque e Noé são exemplos claros de pessoas que procuraram glorificar a Deus apropriadamente (Gênesis 4-6).

Glorificar a Deus é algo tão sério que a Bíblia não deixa dúvidas acerca do castigo que sobrevêm sobre aqueles que se negam a glorificá-lo. Aqueles que não glorificam a Deus e não rendem graças a Ele, são inescusáveis (Romanos 1:21-27).

Mas Deus é glorificado até mesmo no juízo que é derramado sobre aqueles que não o glorificam. Deus é glorificado através da vida dos redimidos pela manifestação da sua graça; bem como Ele também é glorificado através da vida do ímpio pela manifestação de sua justiça.

Algumas pessoas pensam que glorificar a Deus significa ficar dizendo repetidamente e em voz alta expressões como “glória a Deus” e “aleluia”, especialmente durante os cultos públicos nas comunidades cristãs. Mas esse conceito é uma visão muito pobre acerca do que realmente é glorificar a Deus.

Receber Estudos da Bíblia

Como glorificar a Deus?

Em primeiro lugar, precisamos saber que quando glorificamos a Deus verdadeiramente, estamos reconhecendo a sua grandeza, superioridade, majestade e divindade. Isso então nos leva a querer adorá-lo e honrá-lo mais e mais.

Em segundo lugar, a genuína glorificação ao Senhor implica na verdade de que glorificar a Deus exige exclusividade. O primeiro dos Dez Mandamentos trouxe de forma muita clara a ordem: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:2). Somente Deus deve ser adorado, e somente Ele realmente merece receber toda a glória.

Através do profeta Isaías, o Senhor adverte que jamais cede sua glória a alguém. É inadmissível que algo ou alguém tente ousar rivalizar com o direito de ser glorificado que só pertence a Deus.

Em terceiro lugar, precisamos entender que glorificar a Deus é a missão principal de seu povo. O apóstolo Pedro escreve que fomos especialmente escolhidos para anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).

É claro que isso jamais irá se resumir em uma porção de frases prontas ou na repetição de expressões litúrgicas. Devemos glorificar a Deus obedecendo aos seus mandamentos; amando-o sobre todas as coisas; tendo prazer em meditar em sua Palavra; reconhecendo e se submetendo à sua vontade para nossas vidas; vivendo da forma com que Ele quer que vivamos; proclamando as suas obras e os seus atributos e anunciando o seu propósito. Entenda quais são os atributos de Deus.

Isso significa que glorificar a Deus envolve todo nosso ser. Nosso modo de vida por completo (incluindo até mesmo nosso próprio corpo) deve estar engajado na missão de glorificá-lo. O cristão deve manifestar a glória de Deus por meio de uma vida santa, fiel e em completa submissão a Ele.

Em todas as áreas de sua vida, o cristão deve se perguntar: Como Deus pode ser glorificado através disto? Para tanto, o Espírito Santo é aquele que nos capacita a adorar e glorificar a Deus apropriadamente (cf. 2 Coríntios 3:17,18; Romanos 8:13).

1 comentário em “O Que Significa Glorificar a Deus? Como Glorificar a Deus?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close