O Que é Ser Guardado Como a Menina dos Olhos de Deus?

A expressão “menina dos olhos de Deus” é baseada em alguns versículos bíblicos que fazem referência à proteção especial do Senhor. Quando dizemos: “Guarda-me Senhor como a menina dos olhos”, estamos pedindo que Deus nos proteja como algo extremamente sensível.

É fácil de entender isso quando conhecemos o significado da palavra original traduzida pela expressão “menina dos olhos”. Nessa expressão a palavra “menina” traduz o termo hebraico ‘iyshown que indica a pupila do olho. Então a expressão “menina dos olhos de Deus” significa literalmente “pupila dos olhos de Deus”.

O povo santo é a menina dos olhos de Deus

Na Bíblia alguns versículos trazem a ideia de que o crente é a menina dos olhos de Deus. No cântico de Moisés no livro de Deuteronômio, lemos sobre como Deus cuidava e protegia Israel como a menina dos olhos: “Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos” (Deuteronômio 32:9,10).

Na profecia do profeta Zacarias também lemos sobre a restauração do povo de Deus que havia sido dispersado nos tempos de cativeiro, e nesse sentido o texto bíblico enfatiza o cuidado do Senhor para com aqueles que são seus: “Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” (Salmo 2:8).

Aqui é importante entender que quando o texto bíblico fala sobre “a menina dos olhos de Deus” o que ocorre é o uso de um recurso de linguagem chamado de antropomorfismo. Isso significa que o texto bíblico emprega características físicas a Deus para descrever alguma qualidade divina.

Por isso a Bíblia fala sobre as mãos de Deus, a boca de Deus, os ouvidos de Deus, os pés de Deus, os olhos de Deus, as asas de Deus etc. Porém, sabemos que Deus é espírito e, portanto, ele não possui esses atributos físicos (João 4:19-24). Isso quer dizer que a forma de existência de Deus é infinitamente superior e mais excelente do que podemos imaginar.

Deus é transcendente; Ele é totalmente outro. O ser de Deus é exclusivo seu, mas para que pudéssemos entendê-lo de forma adequada, Ele se comunicou conosco em sua Palavra em termos humanos que podemos compreender. Por isso o Deus transcendente é também imanente. Ele é incalculavelmente superior ao mundo criado, mas mesmo assim Ele é tão pessoal a ponto de se relacionar conosco e manifestar a nós sua proteção como se fossemos a menina dos seus olhos.

Receber Estudos da Bíblia

Guarda-me Senhor como a menina dos olhos

No livro de Salmo lemos a oração do rei Davi: “Guarda-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas” (Salmo 17:8). Nessa oração Davi estava pedindo pela proteção de Deus.

Primeiro ele pediu que Deus o protegesse como a menina dos olhos. A pupila dos olhos sem dúvida é uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Qualquer cisco ou poeira pode irritá-la; qualquer golpe, por menor que seja, pode feri-la. Tocar na pupila dos olhos é algo que causa um enorme desconforto.

Davi sabia muito bem disso quando orou pedindo: “Guarda-me Senhor como a menina dos olhos”. Ele tinha em mente as promessas de Deus de que Ele mesmo protegeria o seu povo escolhido como se fosse a menina dos olhos (Deuteronômio 32:10). Então em outras palavras, Davi desejava que o Senhor o protegesse da mesma forma como nós instintivamente protegemos nossos olhos de qualquer agressão.

Em seguida o rei Davi pediu que Deus o escondesse à sombra das tuas asas. Essa é outra imagem que expressa a ideia de proteção. Davi queria estar escondido como os filhotes de uma ave mãe ficam protegidos debaixo de suas asas. Mais do que isso, Davi pede que o Senhor o refugie em sua presença, no lugar mais intimo da manifestação de sua glória.

Hoje podemos repetir esses mesmos pedidos. Sem dúvida o cristão pode orar com confiança: “Guarda-me Senhor como a menina dos teus olhos”. A certeza de que Deus ouvirá sua oração está na obra de Cristo. O Senhor Jesus Cristo não somente é Aquele que nos redimiu de nossos pecados, mas também intercede por nós na sala do trono de Deus. Pelos méritos de Cristo podemos entrar no Santuário Celestial e desfrutar da verdadeira comunhão com Deus. Sim, o redimido pode desfrutar livremente dos privilégios de ser como a menina dos olhos de Deus.

Sem dúvida saber que somos como a menina dos olhos de Deus é algo extremamente reconfortante. É algo que nos dá esperança a respeito do futuro, e confiança a respeito do presente. Podemos viver nossas vidas sabendo que, independentemente das circunstâncias, por maior que sejam as adversidades, os olhos do Senhor estão sobre nós; e esse cuidado é tão íntimo e pessoal que sua presença protetora nos acolhe e nos protege como uma pessoa protege a pupila de seus olhos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar