O Que é Hamartiologia, a Doutrina do Pecado?

Hamartiologia é a doutrina pecado. A palavra “hamartiologia” vem de dois termos gregos: hamartia, “impureza”, “erro”, “desvio”, e logos, “palavra”, “lógica” ou “raciocínio”. Por isso na teologia sistemática a matéria que aborda o ensino bíblico sobre o pecado é chamada de “hamartiologia”.

Nesse sentido, a hamartiologia é a disciplina que apresenta um estudo sistemático a respeito do pecado em todos os seus aspectos conforme exposto na Escritura. Isso, sem dúvida, demonstra a importância da hamartiologia como disciplina teológica. É essencial que o homem compreenda o que é o pecado e quais as suas implicações na história da criação, para que então possa compreender a grandeza da salvação providenciada pela obra redentora de Cristo.

Algumas pessoas não entendem o profundo significado da salvação pela graça mediante a fé porque desconhecem o que de fato a Bíblia diz sobre a gravidade do pecado. Obviamente isso é um erro. Se a salvação diz respeito a um livramento, então a pessoa necessita ter plena consciência do porquê ela precisa ser salva.

Isso explica o motivo pelo qual o arrependimento é parte indispensável do processo de salvação. Mas se o pecador não souber qual é o conceito de pecado na Bíblia, será difícil para ele entender por que é necessário que ele se arrependa. O homem precisa ter plena consciência de que o pecado é algo que o separa de Deus. Então se a soteriologia – a doutrina da salvação – é um estudo fundamental para todo crente, a hamartiologia também o é.

Quais os tópicos estudados na hamartiologia?

A hamartiologia estuda tudo o que a Bíblia diz a respeito do pecado. Então os principais assuntos estudados nessa matéria são:

  • O conceito de pecado: nesse ponto a matéria enfatiza que biblicamente o pecado é transgressão da lei de Deus, é um erro um desvio contra a retidão divina.
  • A origem do pecado: a matéria da hamartiologia observa que o pecado surgiu no universo antes mesmo da Queda do Homem. Isso quer dizer que o pecado se tornou realidade primeiro entre os seres espirituais que desobedeceram a Deus. Isso fica claro no fato de que no episódio em que Adão e Eva pecaram e deram origem ao pecado na raça humana, houve a participação da figura de um tentador.
  • O pecado original: a hamartiologia também aborda a doutrina do pecado original do qual todos os homens já nascem participando. O pecado original diz respeito, principalmente, à condição pecaminosa de todos os seres humanos após a Queda do Homem. A Bíblia diz que quando Adão caiu em pecado contra Deus, todos os seres humanos caíram com eles, tornando-se igualmente culpados. O homem não é pecador porque peca, mas peca porque é pecador. Então nesse sentido alguns assuntos importantes são tratados, como: a incapacidade moral dos seres humanos e a transmissibilidade da natureza pecaminosa de Adão para sua posteridade.
  • As consequências do pecado: a hamartiologia estuda também as consequências do pecado que se estenderam por toda a humanidade.
  • Os tipos de pecado: a hamartiologia aponta os diferentes tipos de pecados conforme representados na Bíblia. Além do que é chamado na teologia de “pecado original”, os textos bíblicos também falam do pecado imperdoável e dos pecados factuais. Estes últimos ainda podem ser internos ou externos, por comissão ou omissão etc.
Receber Estudos da Bíblia

A hamartiologia é uma matéria importante

Sem dúvida é um erro muito grave se descuidar da doutrina bíblica sobre o pecado. Então a hamartiologia é uma matéria que precisa ser ensinada com responsabilidade e compromisso entre os cristãos.

Infelizmente tem crescido o número de pessoas que desprezam a realidade e a gravidade do pecado, ou que relativizam o pecado. Mas a Bíblia não deixa qualquer margem para esse tipo de pensamento.

Quando desprezamos a realidade do pecado, também desprezamos a realidade da obra da redenção que resolve o problema do pecado. Quando ignoramos a gravidade do pecado, também ignoramos o fato de que o pecado é inaceitável diante de Deus. Por fim, quando relativizamos o pecado, também acabamos por relativizar o padrão de retidão e justiça de Deus.

Por isso um bom entendimento da hamartiologia bíblica é essencial a todo cristão. Isso porque ao expressar de forma sistemática o que de fato a Bíblia diz acerca do pecado, essa matéria aponta para a necessidade da salvação em Cristo Jesus, e prepara o crente acerca de como ele deve viver sua vida cristã conforme a vontade de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar