Por Que Davi Era Um Homem Segundo o Coração de Deus?

Ser um homem segundo o coração de Deus significa ser uma pessoa comprometida com a vontade e os propósitos do Senhor. A Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele foi a pessoa que Deus escolheu, conforme o Seu agrado, para ser o líder sobre o povo de Israel.

Lemos que Davi era um homem segundo o coração de Deus no contexto da sucessão no trono de Israel. Naquela época Saul reinava sobre os israelitas. Mas ele acabou fazendo o que era mal perante o Senhor, e por isso foi rejeitado.

Então através do profeta Samuel, deus lhe avisou: “O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo; porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1 Samuel 13:14; cf. 1 Samuel 15). John MacArthur comenta a expressão “um homem que lhe agrada” dizendo que em vez de Saul, Deus haveria de escolher um homem com o coração segundo o Seu; ou seja, alguém dedicado a obedecer a Deus.

Depois, na ocasião em que o profeta Samuel foi enviado à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, esse caráter de Davi foi enfatizado. Quando Samuel ficou impressionado com a imponência de Eliabe, Deus o advertiu: “O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1 Samuel 16:7).

Já nos tempos do Novo Testamento, Paulo de Tarso citou esse testemunho acerca de Davi em sua pregação em Antioquia. Ao resumir a história do povo de Israel, Paulo falou sobre a ascensão e queda do rei Saul. Em seguida ele explicou sobre como Deus levantou Davi como rei em Israel, do qual testemunhou: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22). Paulo ainda ressaltou que foi da descendência de Davi, conforme a promessa, que Deus trouxe a Israel o Salvador que é Jesus (Atos 13:23).

Ser um homem segundo o coração de Deus significa ser perfeito?

A verdade de que Davi era um homem segundo o coração de Deus não quer dizer que ele era alguém sem defeitos. Ao contrário disso, a Bíblia afirma a natureza pecaminosa de Davi. Ele próprio, em vários de seus salmos, reconhece a miséria de seu pecado.

Inclusive, um dos episódios mais marcantes da história de Davi é aquele em que ele é repreendido pelo Senhor através do profeta Natã por causa de seu grave pecado envolvendo Urias e Bate-Seba (2 Samuel 12).

Então como alguém imperfeito poderia ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus”? O Salmo 51 nos ajudar a entender esta questão:

  • Davi tinha consciência da realidade de sua natureza pecaminosa: “Eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim […] Eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:3,5).
  • Davi não tinha problema em confessar o seu pecado a Deus: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos” (Salmo 51:4).
  • Davi demonstrava genuíno arrependimento diante de seus pecados. Ele não se conformava em ficar no erro. Ele clamava pela misericórdia de Deus para que suas transgressões fossem apagadas. Ele clamava pela purificação divina: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmo 51:2).
  • Davi entendia que sua comunhão com Deus dependia da graça divina e não da força de sua vontade. Ele sabia que seu coração era enganoso: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
  • A preocupação de Davi não era perder seu poder, sua riqueza ou sua fama. Sua maior preocupação era ser privado de sua comunhão com Deus: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” (Salmo 51:11).
  • Davi era uma pessoa comprometida com a glória de Deus e com a proclamação de Sua vontade: “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti […] Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores” (Salmo 51:13,15).
Receber Estudos da Bíblia

Algumas lições sobre ser um homem segundo o coração de Deus

Quando olhamos para a vida de Davi, entendemos algumas verdades fundamentais sobre o que significa ser um homem segundo o coração de Deus.

  1. Ser um homem segundo o coração de Deus não é resultado de méritos próprios, mas da graça de Deus. Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele agia de acordo com a vontade de Deus. Mas como vimos, Davi era um homem imperfeito. Porém, ele sabia que dependia da graça e do poder do Espírito Santo para que seu coração estivesse alinhado ao coração de Deus.
  2. Ser um homem segundo o coração de Deus é ser plenamente satisfeito no Senhor. É entender que a vontade divina prevalece sobre a vontade dos homens; e isso inclui a nossa própria vontade. Davi dizia que não andava à procura de grandes coisas ou de maravilhosas realizações pessoais; mas que esperava no Senhor e descansava nele como um filho descansa nos braços de sua mãe (cf. Salmo 131).
  3. Ser um homem segundo o coração de Deus é crer na soberania absoluta do Senhor sobre todas as coisas. É confiar em Deus em toda e qualquer circunstância. Enquanto fugia da revolta de Absalão, Davi dizia: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3:5).
  4. Na maioria das vezes ser alguém segundo o coração de Deus será completamente o oposto de ser alguém segundo o coração dos homens. Ou agradamos a Deus, ou agradamos aos homens. Não há meio termo! Saul foi alguém segundo o coração dos homens e acabou rejeitado por Deus (cf. 1 Samuel 9:18-22; 15:24).
  5. Ser um homem segundo o coração de Deus significa estar submetido ao pronto exame do Senhor. No Salmo 139, por exemplo, o salmista reconhece sua limitação diante da soberania e da grandiosidade de Deus. Então ele ora para que Deus o examine e avalie se há nele algo que ofende ao Senhor; pois ele quer ser conduzido pelo caminho eterno (Salmo 139:23,24). Os homens e mulheres segundo o coração de Deus são aqueles que são sondados, corrigidos, instruídos e guiados pelo Senhor.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar