O Que Significa “Humilhai-vos Debaixo da Potente Mão de Deus”?

A declaração “humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus” significa que os cristãos não devem tentar resistir à ação do Senhor que conduz soberanamente todas as coisas. O propósito do Senhor é executado conforme Seu sábio, santo e livre conselho. Isso inclui também o Seu cuidado pessoal com cada um daqueles que são seus. Então cabe a eles simplesmente se submeter humildemente sob a manifestação do poder do Senhor.

É o apóstolo Pedro quem exorta os seus leitores com essas palavras. Ele escreve: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte […]” (1 Pedro 5:6).

Portanto, humilhai-vos

Antes de dizer: “humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus”, Pedro aconselha seus leitores a se vestirem de humildade uns para com os outros. Para fundamentar sua argumentação, ele cita Provérbios 3:34 e escreve: Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes (1 Pedro 5:5).

A humildade deve ser sempre uma marca da vida cristã. É interessante perceber que Pedro usa a palavra “vestir” ao dizer: “Vistam-se de humildade”. No grego essa palavra significa amarrar algo ao corpo com um laço.

Esse termo era muito usado com referência aos escravos que amarram um avental sobre suas roupas para mantê-las limpas e também para se distinguirem das pessoas livres. Como explica S. Kistemaker, a ideia é que os crentes devem atar a humildade à sua conduta para que possam ser reconhecidos e distinguidos dos demais.

Então após introduzir o tema da humildade, o apóstolo adverte: “Portanto, humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus”. Se no versículo anterior ele fala da humildade que os crentes devem ter uns para com os outros, agora ele fala sobre a humildade que os crentes devem demonstrar para com Deus.

Mas o que significa ser humilde para com Deus? Humilhar-se perante Deus significa se sujeitar a Ele totalmente; significa confiar em Seu poder exclusivamente; significa depender d’Ele completamente. Algumas pessoas acham que são grande coisa diante de Deus, quando na verdade não passam de algo insignificante. Os verdadeiros cristãos, porém, devem manter em mente sua pequenez diante da grandiosidade do Senhor.

Debaixo da poderosa mão de Deus

O apóstolo ensina que os crentes devem se humilhar debaixo da mão de Deus. A referência à “mão de Deus” é uma expressão antropomórfica usada freqüentemente nas Escrituras para falar do poder do Senhor agindo soberanamente na História.

O Antigo Testamento revela em muitas passagens a mão de Deus trabalhando em prol do Seu povo (cf. Êxodo 3:19,20; Deuteronômio 3:24; 9:26,29; 26:8). Igualmente, o Novo Testamento registra o cântico de Maria que diz: “Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes” (Lucas 1:51,52).

Deus realiza o seu propósito eterno, inclusive operando providencialmente no nível da experiência humana (Jó 30:20,21; Ezequiel 20:33,37). S. Kistemaker também diz que a mão de Deus disciplina algumas pessoas e defende outras.

Receber Estudos da Bíblia

Para que a seu tempo vos exalte

Aqueles que se humilham debaixo da poderosa mão de Deus, recebem a reconfortante promessa de que no tempo oportuno serão exaltados. John MacArthur diz que os crentes não devem resistir à poderosa mão de Deus, mesmo quando ela os faça passar por provações.

Então os seguidores de Cristo não podem desanimar ou demonstrar impaciência para com Deus. Ao contrário! Eles devem confiar no cuidado do Senhor sabendo que no tempo certo Ele lhes dará a vitória.

É verdade que o apóstolo escreve: “Portanto, humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte”. Mas é importante entender que isso definitivamente não significa um modelo meritório ou de barganha com o Senhor. Esse tempo oportuno para exaltação não quer dizer que necessariamente virá nesta vida, mas certamente virá em seu cumprimento pleno e final no dia da volta de Cristo (cf. 1 Pedro 1:5; 2:12).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar