Estudo Bíblico Sobre a Igreja de Antioquia

A igreja de Antioquia era uma importante base missionária dos primeiros anos do Cristianismo. Um estudo bíblico sobre aquela comunidade cristã mostra que ela foi responsável por enviar ao campo missionário ninguém menos que o apóstolo Paulo, mediante a ordem do Espírito Santo. Isso significa que a igreja de Antioquia desempenhou um papel na grande propagação do Evangelho no Império Romano no primeiro século.

A igreja estava estabelecida na cidade de Antioquia da Síria. Essa informação é importante porque naquele tempo havia outras cidades com esse mesmo nome. Inclusive, a Bíblia menciona uma dessas cidades que ficava na Pisídia. Entre todas essas cidades, Antioquia da Síria, onde ficava a igreja missionária, era a mais importante. Ela tinha uma economia muito bem estabelecida e uma população que chegava a meio milhão de habitantes.

A fundação da igreja de Antioquia

A igreja de Antioquia foi fundada num momento histórico de grande crescimento da Palavra de Deus. O livro de Atos dos Apóstolos registra como o Evangelho de Cristo começou a ser anunciado em Jerusalém e logo alcançou toda a Judéia e Samaria.

No derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, deu-se início a grande internacionalização da Igreja (Atos 2). Pelo dom do Espírito, pessoas de diversos lugares puderam ouvir as grandezas de Deus em sua própria língua nativa.

Naquele contexto Deus levantou homens que se dedicaram integralmente à causa do Evangelho. Um desses homens foi o diácono Estêvão. Num tempo em que se multiplicava grandemente o número de cristãos, a Bíblia diz que Estêvão, pelo poder do Espírito Santo, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas o ministério de Estêvão acabou ascendendo a ira de algumas pessoas poderosas, e ele acabou sendo martirizado (Atos 6,7).

A perseguição deflagrada após a morte de Estêvão fez com que os cristãos se espalhassem por várias regiões. Filipe, outro diácono, teve um ministério evangelístico extraordinário naquela ocasião, levando o Evangelho para além de Jerusalém.

Alguns dos cristãos dispersos pela perseguição foram até a Fenícia, Chipre e Antioquia anunciando o Evangelho. Inicialmente a mensagem era pregada somente aos judeus. Mas entre os dispersos havia alguns crentes anônimos de Chipre e Cirene que entraram em Antioquia e anunciaram o Senhor Jesus aos gregos.

Nós não sabemos seus nomes, porém Deus era com eles e muitas pessoas foram convertidas ao Senhor. Ali teve início a igreja de Antioquia (Atos 11:19-21).

A liderança da igreja de Antioquia

As notícias sobre o crescimento do Evangelho em Antioquia chegou até Jerusalém. Então a igreja de Jerusalém, servindo como uma igreja-mãe, enviou Barnabé à cidade de Antioquia para contribuir com a organização da igreja ali.

Barnabé ficou maravilhado com o que viu em Antioquia. Então ele partiu para Tarso com o objetivo de encontrar Paulo e levá-lo a Antioquia. Foi assim que eles se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente (Atos 11:23-26).

A partir de então, a liderança da igreja de Antioquia era formada por cinco profetas e doutores. O texto bíblico não fornece nenhuma explicação adicional sobre esses ministérios e nem esclarece se as cinco pessoas exerciam ambos os ministérios. Seja como for, o que de fato se sabe são os nomes desses líderes da igreja de Antioquia. Eram eles:

  • Barnabé: era um levita natural de Chipre (Atos 4:36). Talvez ele tenha sido o principal líder da igreja de Antioquia naqueles dias.
  • Simão: também chamado Níger, que significa “negro”. Provavelmente era um africano e alguns estudiosos sugerem que é possível que ele tenha sido o próprio Simão Cireneu que ajudou Jesus a carregar a cruz.
  • Lúcio: apenas é dito que esse cristão era de Cirene. Alguns comentaristas já tentaram identificá-lo com o evangelista Lucas, mas isso é muito improvável.
  • Manaém: um homem que foi criado com Herodes o tetrarca, isto é, Herodes Antipas.
  • Paulo de Tarso: antes de ser enviado em suas conhecidas viagens missionárias pela própria igreja de Antioquia, o apóstolo Paulo esteve entre os líderes daquela comunidade cristã.

A liderança da igreja de Antioquia refletia a diversidade étnica e cultural que havia em seu corpo de membros. A população de Antioquia era cosmopolita e essa característica obviamente se estendia à membresia da igreja. Portanto, seguramente é possível dizer que a igreja de Antioquia era formada tanto por judeus helenistas quanto por gentios, especialmente os gregos.

Receber Estudos da Bíblia

Curiosidades sobre a igreja de Antioquia

  • A igreja de Antioquia foi uma potência missionária no primeiro século. Ela foi uma importante base para a evangelização do mundo greco-romano.
  • A igreja de Antioquia teve entre seus primeiros líderes homens como: Barnabé, Paulo e talvez até Simão Cireneu.
  • Foram os crentes de Antioquia os primeiros a serem chamados de “cristãos” (Atos 11:26).
  • A igreja de Antioquia era comprometida com as questões sociais e providenciou uma generosa oferta de ajuda para os crentes de Jerusalém que estavam em dificuldade (Atos 11:27-30).
  • O Espírito Santo, através da igreja de Antioquia, comissionou Paulo e Barnabé ao trabalho missionário. Então aquela igreja esteve diretamente envolvida nas viagens missionárias de Paulo (cf. Atos 13:1; 15:36; 18:23). É sabido que durante essas viagens muitas outras comunidades cristãs foram fundadas pelo apóstolo dos gentios. Então o valor missionário daquele igreja é incalculável.
  • A igreja de Antioquia esteve envolvida no primeiro importante debate teológico do Cristianismo. Algumas pessoas foram de Jerusalém à cidade de Antioquia, sem autorização dos líderes de Jerusalém, e começaram a pregar que os crentes de Antioquia tinham que ser circuncidados para serem salvos. Paulo e Barnabé rapidamente reagiram contra essas pessoas e isso acabou resultando no primeiro grande Concílio da Igreja em Jerusalém (Atos 15).
  • Uma antiga tradição diz que Lucas era natural de Antioquia. Os estudiosos dizem que provavelmente foi em Antioquia que Lucas conheceu Barnabé, Paulo e Pedro e foi convertido ao Evangelho de Cristo.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar