A Iluminação Espiritual do Crente

A iluminação espiritual do crente diz respeito à ação do Espírito Santo que ilumina sua mente para que ele possa entender e revelação de Deus na Escritura e apreciar adequadamente as bênçãos da salvação em Cristo. Através da iluminação espiritual o crente é capaz de compreender a esperança e a herança que ele tem em Cristo; bem como de viver de acordo com essa nova realidade.

Na Carta aos Efésios o apóstolo Paulo fala sobre a necessidade da iluminação espiritual do crente. Primeiro, ele fala sobre as grandezas das bênçãos espirituais que os crentes desfrutam por estarem em Cristo, e explica que o selo do Espírito Santo é a garantia da herança eterna dos eleitos (Efésios 1:1-14).

Depois, o apóstolo ora a Deus para que os crentes possam entender a sublimidade dessas bênçãos e que vivam à altura delas (Efésios 1:15-23). Por isso ele diz: “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força” (Efésios 1:17-19).

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A iluminação espiritual

A Bíblia não deixa dúvida de que as verdades espirituais só podem ser discernidas espiritualmente. Isso significa que por mais preparada intelectualmente que uma pessoa possa ser, sozinha, por suas próprias faculdades humanas, ela não é capaz de discernir as coisas de Deus.

A Escritura diz que “olho nenhum viu, ouviu nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:9-11).

A boa notícia é que aos crentes não foi dado “o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus”. Assim eles podem entender as coisas que Deus lhes tem dado gratuitamente (1 Coríntios 2:11).

Então quando o apóstolo Paulo ora pela iluminação espiritual do crente, ele se refere ao esclarecimento que os redimidos precisam ter acerca do que Deus, por meio de Cristo, fez por eles. Daí é essencial que o próprio Deus dê aos seus filhos esse entendimento espiritual.

Nesse sentido, podemos dizer que a iluminação espiritual do crente basicamente é a uma maior compreensão do significado do Evangelho e um entendimento mais apurado da vontade de Deus para sua vida.

Receber Estudos da Bíblia

A importância da iluminação espiritual do crente

Com base na oração do apóstolo Paulo no primeiro capítulo da Carta aos Efésios, podemos identificar pelo menos três pontos principais acerca da importância da iluminação espiritual do crente.

Em primeiro lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente conheça a esperança para a qual Deus o chamou. Essa esperança, como escreve o autor de Hebreus, é a “âncora da alma”, e está fundamentada nas promessas imutáveis de Deus (Hebreus 6:18-20). Como diz Warren Wiersbe, o crente que não compreende a esperança de seu chamamento soberano, santo e celestial, não pode andar de forma digna a esse chamamento.

Em segundo lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente saiba como são maravilhosas e sublimes as riquezas da gloriosa herança dada pelo Senhor aos santos. Então essa esperança tem a ver com as bênçãos espirituais em Cristo que incluem: a eleição (no passado); a redenção e a santificação (no presente); e principalmente a consumação da herança eterna na glória futura. Em Cristo os crentes são possuidores de riquezas incontáveis, de modo que não lhes falta nada.

Em terceiro lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente conheça como é grande o poder de Deus. O apóstolo destaca que o crente tem à disposição, agindo em sua vida, o mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos (Efésios 1:19,20). Com isso, Paulo enfatiza que os crentes podem descansar no infinito poder de Deus que faz com que sua esperança se cumpra e que sua herança seja obtida.

Então com os olhos de seu coração iluminados pelo Espírito Santo, o crente não apenas compreende a esperança de sua vocação e conhece as riquezas de sua herança que está guardada, como também experimenta em sua própria vida o indescritível poder de Deus que garante a consumação de sua bem-aventurança final.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar