Quem foi Jetro (Reuel)? O Sogro de Moisés

Jetro foi o sogro de Moisés. Ele também é chamado na Bíblia de Reuel (Êxodo 2:18). Jetro era um sacerdote entre os nômades midianitas. O pouco que se sabe sobre a história de Jetro está registrado no livro de Êxodo.

É possível que o nome Jetro signifique “preeminência”. Já o nome Reuel significa “amigo de Deus”. Muito já foi discutido sobre a variação do nome do sogro de Moisés. Não há dúvida de que o sogro de Moisés de fato é chamado por esses dois nomes. Então parece que Jetro e Reuel eram nomes variantes, ou um desses nomes pode ter sido um nome de clã.

A história de Jetro

Jetro era pai de Zípora, a esposa de Moisés. Ele era pai de sete filhas. Jetro morava em Midiã, nas proximidades do Monte Sinai. Por ser midianita, Jetro era descendente de Abraão por parte de Quetura (cf. Gênesis 25:1,2).

Jetro acolheu Moisés durante quarenta anos (cf. Atos 7:29,30). Foi nesse período que o legislador hebreu casou-se com Zípora e deu a Jetro dois netos: Gérson e Eliezer. Num dia, enquanto cuidava dos rebanhos de Jetro, Deus chamou Moisés se revelando através de uma sarça ardente (Êxodo 3).

Após a convocação divina, Moisés comunicou seu sogro Jetro que iria partir de volta ao Egito. Com o consentimento de Jetro, Moisés saiu acompanhado de Zípora e seus filhos. Mas por um motivo misterioso Moisés enviou sua família novamente à casa de Jetro (Êxodo 4:18-26; cf. 18:2).

É possível que talvez essa atitude de Moisés tivesse o objetivo de proteger sua família durante o êxodo dos israelitas do Egito. Essa hipótese se harmoniza com a informação de que quando Moisés chegou com os israelitas perto do Monte Sinai, Jetro lhe trouxe sua esposa e filhos (Êxodo 18:1-6).

Receber Estudos da Bíblia

Jetro e Moisés

Moisés recebeu seu sogro cordialmente e lhe contou tudo o que havia acontecido durante a saída dos israelitas do Egito. Então Jetro se alegrou muito louvou ao Senhor pelo grande livramento concedido ao povo de Israel. Na sequência, o texto bíblico diz que Jetro ofereceu sacrifícios a Deus. Naquela ocasião, Arão, e os demais anciãos de Israel, se reuniram com o sogro de Moisés (Êxodo 18:7-12).

Jetro também aconselhou Moisés de forma notável acerca de como ele deveria conduzir sua liderança sobre o povo de Israel. A Bíblia diz que Moisés acatou o conselho de seu sogro e fez tudo conforme ele havia dito (Êxodo 18:13-26). Depois disso Jetro retornou à sua terra (Êxodo 18:27).

Após esse episódio Jetro é citado mais uma vez em Números 10:29, como sendo o pai de Hobabe. O cunhado de Moisés foi persuadido a se juntar aos israelitas.

Com base no texto hebraico, alguns intérpretes sugerem que talvez Hobabe não fosse exatamente filho de Jetro. Ele poderia ser desde o próprio Jetro designado por mais uma variação de nome, ou até um de seus netos. Seja como for, certamente Hobabe era um parente de Moisés e a interpretação mais aceita é a de que ele realmente era filho de Jetro. Parece que os descendentes de Jetro, sogro de Moisés, conviveram com os israelitas após a conquista de Canaã (cf. Juízes 1:16; 4:11).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close