Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter é o tema da lição 12 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos sobre o exemplo do pai adotivo do Senhor Jesus.

Texto Áureo: Mateus 1:24

Leitura Bíblica em Classe: Mateus 1:18-25

Introdução – Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical

José de Nazaré foi o homem escolhido por Deus para estar ao lado de Maria, mãe de Jesus. Apesar de a Bíblia não fornecer muitas informações sobre ele, o pouco que se sabe é que ele foi um instrumento nas mãos de Deus para cumprir uma tarefa muito especial: ser o pai adotivo de Jesus.

Um Pouco Mais Sobre José – Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

José, o pai terreno de Jesus, vivia em Nazaré da Galiléia, uma aldeia simples que ficava a cerca de 135 quilômetros de Jerusalém. A região da Galiléia era fronteiriça, e pela proximidade e contato com outros povos, os galileus eram desprezados pelos demais judeus.

Entretanto, José era descendente do rei Davi, e por esse motivo é citado na genealogia de Jesus registrada no capítulo 1 do Evangelho de Mateus, a fim de comprovar o direito legal de Jesus como herdeiro da casa de Davi.

Nesse aspecto, é fácil perceber que mesmo não sendo o pai biológico de Jesus, José era seu pai no sentido legal.

O Caráter Exemplar de José – Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

José estava comprometido com Maria quando ela, por ação do Espírito Santo, engravidou de Jesus. Esse compromisso era um noivado bem diferente dos noivados comuns na atualidade, pois ele consistia num acordo que tornava os noivos legalmente desposados.

Entre o noivado e as bodas do casamento, havia apenas um intervalo. Portanto, quando Maria engravidou, legalmente ela já era esposa de José. É por isso que quando José teve dificuldade em aceitá-la ao descobrir sua gravidez, ele pensou em dar-lhe carta de divórcio (Mateus 1:20).

Decidido a abandonar Maria, um anjo do Senhor apareceu a ele em sonho para lhe explicar o que estava ocorrendo, lhe confortando e lhe instruindo a receber Maria como esposa. Por ser um homem justo e temente a Deus, José fez exatamente como o anjo do Senhor havia ordenado.

Além disso, ele não teve qualquer tipo de relação com Maria até que ela deu à luz a Jesus (Mateus 1:25). Além de essa informação destacar seu caráter temperante, também serve, especialmente, para enfatizar que Jesus não era o filho biológico de José, mas o verdadeiro Filho de Deus.

A Nobre Missão de José – Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

Foi confiado a José executar uma tarefa muito importante: ser o responsável legal de Jesus. Assim, foi ele quem, acompanhado de sua esposa, levou Jesus ao Templo de Jerusalém para ser apresentado e cumprir as exigências legais segundo a Lei do Senhor (Lucas 2:22-24).

Também, como já foi dito, por ser ele descende da casa de Davi, ficava provado legalmente a descendência real de Jesus pertencente à tribo de Judá. Certamente José também teve uma participação importante no amparo a sua esposa quando ela veio a dar à luz em um estábulo em Belém.

Após o nascimento de Jesus, José, conforme a instrução divina, agiu de forma prudente e protetora, ao levar sua família para o Egito durante um tempo, isso devido a perseguição de Herodes (Mateus 2:13-23).

Após a morte daquele governante ímpio, José conduziu sua família novamente a Nazaré e se empenhou em cumprir seu papel como chefe de família. Ele também demonstrava zelo espiritual ao observar as festividades judaicas, inclusive levando sua família a Jerusalém para a celebração da Páscoa (Lucas 2:41,42).

Receber Estudos da Bíblia

Conclusão – Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter

Existem muitas especulações sobre a identidade desse homem de Deus, principalmente com o intuito de tentar prover mais informações sobre sua pessoa.

Todavia, as únicas informações realmente confiáveis sobre ele são aquelas encontradas no Novo Testamento, e que são suficiente para sabermos que José, o pai terreno de Jesus, foi um homem de caráter.

Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017: O Caráter do Cristão – Moldado Pela Palavra de Deus e Provado Como Ouro EBD CPAD | Lição 12: José, o Pai Terreno de Jesus, Um Homem de Caráter.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar