O Que Significa Kadosh?

Kadosh significa “santo”, “puro” ou “limpo”. Kadosh ou qadosh é uma palavra hebraica que serve como a raiz comum que dá origem a outras palavras relacionadas a esse mesmo conceito, como: “santidade”, “santificação”, “separação”, “consagração” etc.

A etimologia da palavra kadosh é incerta. Já foram feitas algumas tentativas de determinar sua origem em certos idiomas falados no antigo Oriente Próximo, mas faltam evidências. O que realmente se sabe é que KDSH, uma raiz semítica, transmite a ideia de “cortar fora”, “apartar” ou “separar”.

A palavra kadosh na Bíblia

A palavra hebraica kadosh é aplicada muitas vezes no Antigo Testamento em diferentes aspectos. Vejamos:

  • O termo kadosh é usado para designar indivíduos ou classes consagradas ao serviço do Senhor – sacerdotes, anjos, primogênitos e outros (cf. Êxodo 13:2; Levítico 21:6; Deuteronômio 33:2,3). No livro do profeta Daniel, kadosh é o termo que descreve os fieis que recebem o Reino no dia do juízo do Senhor (Daniel 7:22).
  • Kadosh também pode se referir a lugares que eram considerados sagrados, como o Tabernáculo – especialmente o Santo Lugar ou o Santo dos Santos (Êxodo 29:31; Levítico 6:16).
  • Kadosh também é aplicado às dadas sagradas do calendário judaico (Neemias 8:10,11).
  • Mas sem dúvida a aplicação mais importante da palavra kadosh na Bíblia é aquela relacionada ao próprio Senhor. Ele é o Deus Santíssimo (Josué 24:19; Provérbios 9:10; Oseias 11:9); o Senhor que vos santifica, Yahweh Kadesh (Êxodo 31:13); o Santo de Israel, Qedosh Ysra’el (Isaías 1:4); ou, simplesmente, o Santo, Kadosh (Isaías 40:25).

A Septuaginta, tradução grega do Antigo Testamento, traduz kadosh principalmente pelo termo grego hagios. Esse termo, inclusive, é o mais usual no Novo Testamento para designar os santos que fazem parte do Corpo do Cristo (cf. Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:1; Efésios 1:1; Filipenses 1:1; etc.); bem como o próprio Cristo (Marcos 1:24; Lucas 1:35).

Portanto, embora kadosh não seja uma palavra neotestamentária, é evidente que hagios é sua palavra equivalente no Novo Testamento. Por exemplo: no livro de Isaías temos uma tripla repetição da palavra kadosh no clamor dos serafins acerca da santidade de Deus: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos” (Isaías 6:3).

Já no livro do Apocalipse temos uma tripla repetição da palavra hagios no cântico dos quatro seres viventes que dizem: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir” (Apocalipse 4:8).

Qual a importância da palavra kadosh hoje?

Podemos usar a palavra kadosh atualmente sem nenhum problema, desde que a enxerguemos como, de fato, ela é – apenas uma palavra hebraica antiga cujo significado expressa o conceito de santidade.

Há um movimento perigoso atualmente que procura atribuir um valor místico a certas palavras hebraicas que aparecem no texto original da Bíblia. Mas obviamente isto é um erro. Kadosh aparece na Bíblia porque o Antigo Testamento foi escrito em hebraico; e não porque a palavra possui algum poder intrínseco.

Quando o Antigo Testamento foi traduzido para o grego, kadosh deu lugar ao termo hagios; e como foi explicado, o mesmo também ocorreu no Novo Testamento. Na língua portuguesa temos boas palavras que expressam muito bem o sentido de kadosh.

Isso não significa que é dispensável conhecer e aplicar essas palavras. Muito pelo contrário! Aos estudantes da Bíblia é muito importante conhecer os idiomas originais para uma melhor interpretação dos textos bíblicos.

Muitas vezes as palavras originais transmitem nuances que nem sempre suas traduções conseguem expressar. A palavra kadosh é um exemplo disso. Os estudiosos dizem que na raiz dessa palavra estão inclusos os sentidos de “brilho”, “separação” e “pureza”, e essa informação é útil para uma boa compreensão do conceito de santificação, por exemplo.

Então devemos ficar somente com essa finalidade pedagógica. Palavras hebraicas, como kadosh, não são mantras ou fórmulas mágicas que emanam poder quando pronunciadas.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar