Lançando Sobre Ele Toda a Vossa Ansiedade

A Bíblia ensina que os crentes devem confiar no Senhor e lançar sobre Ele todas as suas ansiedades. O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O significado desse ensino obviamente fala sobre o cuidado do Senhor para com seus filhos. Ele também mostra que não há motivos para nos preocuparmos demasiadamente com as coisas que nos afligem.

Mas apesar de o versículo ser simples e objetivo, e sua mensagem muito reconfortante, muitas vezes temos dificuldades em saber exatamente como lançar toda a nossa ansiedade sobre Deus. Isso acontece, principalmente, por sermos imediatistas e egoístas. Queremos as coisas aqui e agora, e do nosso jeito; mas com Deus esse tipo de pressão não funciona. Portanto, você precisa saber que lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade é um exercício de fé, humildade, paciência e perseverança.

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade: Como fazer isto?

A palavra “lançando” traduz um termo grego que indica um ato único de “arremessar algo sobre” ou “colocar algo em”. Esse ato de “arremessar” ou “colocar” ocorre sempre visando um alvo bem definido. Isso significa que lançar é um ato sempre intencional e que exige algum esforço para que o que estivermos lançando seja, de fato, arremessado para longe de nós e atinja o alvo pretendido.

Então o que o apóstolo Pedro diz é que devemos arremessar, isto é, lançar as nossas ansiedades para longe de nós. Porém, não sobre qualquer alvo; mas sobre o Senhor.

A ansiedade é um mal que atinge a pessoa tanto em seu aspecto físico quanto psíquico. Ela pode ser sinônima de aflição, de agonia; ou simplesmente caracterizar um desejo ou apreensão incontrolável por alguma coisa. A palavra grega para ansiedade vem de uma raiz que expressa a ideia de “distração”; e de fato a ansiedade é um grande agente de desequilíbrio e desordem.

Seja como for, a verdade é que a ansiedade é um fardo pesado de mais para qualquer pessoa. Mas a boa notícia é que ela não é um problema para Deus. Muito pelo contrário! Vimos que a Palavra do Senhor convida você a estar lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.

É interessante notar que Pedro escreve essas palavras imediatamente após dizer: Humilhai-vos perante a potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (1 Pedro 5:6). Então a única maneira de lançarmos toda a nossa ansiedade no Senhor é confiando plenamente nele, aceitando humildemente o seu bom propósito para nossas vidas, e tendo consciência da segurança que desfrutamos debaixo da sua poderosa mão.

Receber Estudos da Bíblia

Porque Ele cuida de vós

A razão pela qual você deve estar lançando sobre o Senhor toda a vossa nossa ansiedade, é porque Ele cuida de vós. Aqui é importante entender que quando lançamos a nossa ansiedade sobre Deus, isso não quer dizer que todos os problemas das nossas vidas cotidianas cessam imediatamente.

Nem sempre Deus nos livra dos problemas, mas nos livra nos problemas. O conforto está em saber que Deus cuida de nós, ainda que os problemas persistam. Deus tem um cuidado pessoal com os seus filhos. Como diz S. Kistemaker, na verdade Ele se importa tanto que pede que seus filhos levem até Ele todos os seus problemas e aflições.

Além disso, embora possamos nos sentir cuidados por Deus; e ter provas concretas e experiências desse cuidado em nosso dia a dia, a maior certeza que temos de que estamos debaixo da provisão e proteção do Senhor vem da sua própria Palavra.

As Escrituras registram claramente as promessas do Senhor que garantem sua presença, cuidado e proteção para os que n’Ele confiam (Hebreus 13:5). Então cabe a nós escutarmos o conselho bíblico: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37:5; cf. 55:22).

O próprio Senhor Jesus nos ensina que não devemos andar ansiosos pela nossa vida, porque o nosso Pai celeste sabe muito bem do que necessitamos (Mateus 6:25,32). Sobre isso, o apóstolo Paulo também escreve: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e súplica com ações de graça” (Filipenses 4:6).

Portanto, se você está aflito e ansioso, descanse na certeza do cuidado do Senhor. Prossiga firme e constante, com humildade e confiança, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar