Leitura de Recapitulação ou de Sucessão em Apocalipse?

Já sabemos que a leitura do livro do Apocalipse não é uma tarefa considerada das mais fáceis entre os cristãos. Para ajudar na compreensão do Apocalipse, basicamente existem duas formas de organizar o seu conteúdo: Leitura de Sucessão e Leitura de Recapitulação. Veremos resumidamente do que se trata cada um desses métodos de organização.

Leitura de Sucessão (Sequencial)

Como o próprio nome já exemplifica, neste método o conteúdo do Apocalipse é organizado de forma sucessiva, ou seja, os eventos descritos no livro representam uma ordem de sucessão sequencial e, sobretudo, referem-se a momentos distintos historicamente.

Por exemplo: os Sete Selos, as Sete Trombetas e as Sete Taças são eventos distintos entre si, e que basicamente ocorrem em momentos diferentes da História.

Geralmente quem adota a Leitura de Sucessão, admite que, embora os eventos se iniciem e ocorram em momentos diferentes, eles terminam de forma simultânea, ou seja, o último selo engloba as trombetas e a última trombeta as taças.

Receber Estudos da Bíblia

Leitura de Recapitulação (ou Paralelismo Progressivo)

A Leitura de Recapitulação, também conhecida como Paralelismo Progressivo, divide o livro do Apocalipse em seções que recapitulam os mesmos eventos, ou seja, a mesma história é contada várias vezes, porém em cada repetição novos elementos são adicionados intensificando a narrativa. De forma mais simples, podemos dizer que João contou a mesma história de ângulos diferentes.

Analisando a Bíblia de forma geral, a recapitulação é amplamente utilizada desde Gênesis até o Apocalipse. Logo, para uma boa Hermenêutica, identificar as ocorrências de recapitulação nos textos bíblicos é fundamental.

Considerando esse sistema, geralmente o livro do Apocalipse é dividido em sete seções (alguns preferem dividi-lo em oito seções, ou até mesmo sete começando pelo capítulo 4). Um dos maiores proponentes nos últimos anos da Leitura de Recapitulação do livro do Apocalipse foi o pastor William Hendriksen.

A divisão proposta do livro do Apocalipse em sete seções considerando desde o capítulo 1 é a seguinte:

  1. Capítulos 1 a 3 – Cartas as Sete Igrejas da Ásia Menor: Cristo no meio dos Sete Castiçais.
  2. Capítulos 4 a 7 – Os Sete Selos.
  3. Capítulos 8 a 11 – As Sete Trombetas.
  4. Capítulos 12 a 14 – O nascimento de Cristo e o Dragão perseguidor.
  5. Capítulos 15 a 16 – As Sete Taças.
  6. Capítulos 17 a 19 – A Queda da Babilônia.
  7. Capítulos 20 a 22 – O Reino dos Santos (Milênio) e o Juízo Final.

Um outro sistema de divisão, considera que a parte principal do livro do Apocalipse compreende o intervalo entre os capítulos 4 e 22, dividindo também em sete seções:

  1. Seção 1 – Os Setes Selos (caps. 4:1 a 8:1).
  2. Seção 2 – As Sete Trombetas (caps. 8:1 a 11:19).
  3. Seção 3 – Sete Histórias Simbólicas (caps. 12 a 14).
  4. Seção 4 – As Sete Taças (caps. 15 a 16).
  5. Seção 5 – A Queda da Babilônia (caps. 17:1 a 19:10).
  6. Seção 6 – A Batalha Final (cap. 19:11-21).
  7. Seção 7 – Julgamento Final e o Reino dos Santos.

Há também quem adote uma leitura recapitulativa do Apocalipse, porém entende que entre os capítulos 19 e 20 ocorre uma sucessão de eventos e não uma recapitulação, isto é, o capítulo 20 continua o capítulo 19.

Outra coisa interessante é que, embora os Pré-Milenistas Dispensacionalistas geralmente adotam a Leitura de Sucessão, existem Amilenistas, Pós-Milenistas e Pré-Milenistas em ambos os lados. Por exemplo, existem Pré-Milenistas convictos que adotam a Leitura de Recapitulação.

Quanto a mim, reconheço que ambos os sistemas de leitura não solucionam todas as dificuldades de interpretação do livro do Apocalipse, porém creio que a Leitura de Recapitulação é a que possui menos problemas e propõe uma Hermenêutica mais adequada do Apocalipse.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar