Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor

Adoração e serviço ao Senhor são temas que se destacam na mensagem de Levítico. O livro foi escrito por Moisés com a finalidade de instruir os israelitas com relação ao culto ao Senhor em Israel. Sob esse aspecto, Levítico aborda as responsabilidades dos levitas no auxílio ao povo quanto à adoração; e também as responsabilidades do próprio povo em viver uma vida santa de acordo com as ordenanças divinas.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

O contexto de Levítico

Não há qualquer dúvida acerca da autoria mosaica de Levítico. Qualquer objeção a autoria de Moisés não possui evidências sólidas. Tudo o que o livro registra foi dado diretamente pelo próprio Deus a Moisés no Monte Sinai (Levítico 27:34; cf. 1:1; 7:38; 25:1; 26:46). O livro começou a ser escrito em conexão com a construção do Tabernáculo um ano após o êxodo do Egito (cf. Êxodo 40:17). Saiba mais sobre quem escreveu o livro de Levítico.

O contexto em que o livro foi escrito também aponta para sua necessidade. O povo de Israel estava acampado no Sinai. Foi ali que Deus ordenou a construção de um lugar central de adoração relacionado à habitação da presença da glória de Deus entre os israelitas. Então se fazia necessária uma regulamentação apropriada acerca do sistema sacrifical e a organização de um sacerdócio formal juntamente com seus auxiliares.

É justamente nesse sentido da adoração e serviço ao Senhor que a revelação de Levítico aponta. Além disso, Israel havia ficado durante séculos no Egito e obviamente tinha tido contato com o sistema de culto pagão dos egípcios. Por isto as instruções de Levítico foram fundamentais para revelar aos israelitas qual o verdadeiro conceito de culto divino.

Receber Estudos da Bíblia

Instruções acerca da adoração e serviço ao Senhor

Do começo ao fim Levítico expressa o caráter santo de Deus e sua vontade para que Israel também viva em santidade. Então o livro contrasta a pecaminosidade humana e a santidade de Deus como forma de explicar as exigências acerca dos sacrifícios e os cerimoniais que deveriam estar presentes na adoração de Israel. Por isto Levítico constitui um manual para o culto a Deus em Israel nos tempos veterotestamentários.

Os israelitas não podiam agir de qualquer maneira ante a presença de Deus no santuário (cf. Levítico 11:44,45; 19:2; 20;7). Portanto, em resposta à santidade de Deus, o povo escolhido também tinha que viver em constante santidade pessoal (cf. Levítico 17-27).

Mais de uma centena de vezes Levítico aponta a impureza humana diante da santidade divina e fornece instruções quanto à purificação. O livro também serviu para advertir os israelitas acerca das consequências de qualquer desobediência às ordens do Senhor.

Como já foi dito, o sistema sacrifical fazia parte da adoração e serviço ao Senhor. De forma simbólica, esses sacrifícios e ofertas permitiam que o adorador fiel expressasse sua fé, devoção e gratidão a Deus.

Por causa do distanciamento histórico-temporal, é comum que tenhamos certas dificuldades na interpretação de algumas prescrições do livro acerca da adoração e serviço ao Senhor naquele tempo. No entanto, à luz do Novo Testamento, facilmente podemos compreender de que modo os rituais e particularidades do culto da Antiga Aliança apontavam para a necessidade de uma Nova Aliança através da obra redentora de Cristo.

Por isto os escritores neotestamentários diversas vezes apresentam analogias fundamentadas nas prescrições do culto registradas em Levítico. Frequentemente eles indicam que a lei cerimonial serviu de sombra da realidade de Cristo, sempre com o objetivo de indicar a superioridade da Nova Aliança (cf. Hebreus 10:1).

Apesar de a lei cerimonial e o sacerdócio levítico terem sido abolidos no Novo Testamento, Levítico ainda continua revelando o caráter santo e justo de Deus, cuja vontade é que seu povo redimido viva em santidade e genuína adoração. Para saber mais sobre este assunto, leia uma introdução ao livro de Levítico.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico