Lição 11: O Juízo Final

O Juízo Final é o tema da lição 11 das Lições Bíblicas para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos o que as diferentes correntes escatológicas dizem acerca do Juízo Final.

Texto Áureo:

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
(Apocalipse 20:11)

Leitura Bíblica em Classe:

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
(João 3:18,19)

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
(Apocalipse 20:11-15)

Introdução

Todas as correntes escatológicas concordam que haverá o Juízo Final, porém, devido às diferentes interpretações acerca da cronologia dos eventos escatológicos, o Juízo Final terá características específicas em cada uma das interpretações. Em algumas, haverá apenas um único julgamento, enquanto em outras a ideia de mais de um julgamento será defendida. Vejamos nessa lição, as diferentes interpretações sobre o assunto.

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Eventos que Antecedem ao Juízo Final

Os eventos que antecedem ao Juízo Final dependerão da corrente escatológica abordada. Antes de falarmos sobre tais eventos, precisamos conhecer o que cada corrente escatológica defende sobre o Juízo Final:

  • Amilenismo: Julgamento geral de todas as pessoas na Segunda Vinda de Cristo.
  • Pré-Milenismo Histórico: Julgamento na Segunda Vinda de Cristo e também após o Milênio.
  • Pós-Milenismo: Julgamento geral de todas as pessoas na Segunda Vinda de Cristo.
  • Dispensacionalismo Clássico: Três julgamentos sendo eles:
  1. Julgamento das obras dos salvos no arrebatamento;
  2. Julgamento de judeus e gentios no final da Grande Tribulação;
  3. Julgamento geral dos ímpios após o Milênio.

Com base no comparativo acima, já podemos definir claramente quais eventos antecedem o Juízo Final em cada uma das interpretações citadas:

  • Amilenismo: nessa interpretação, o Milênio é espiritual e acorre na presente era. Logo, os eventos que antecedem o Juízo Final é a Grande Tribulação seguida pela Segunda Vinda de Cristo em Glória.
  • Pós-Milenismo: alguns estudiosos dessa linha escatológica entendem que haverá uma grande apostasia que precederá a Segunda Vinda de Cristo. Outros acreditam que quando Cristo voltar, o cristianismo estará no auge, e a maior parte das pessoas estará convertida. Assim, se a primeira posição for adotada, os eventos que antecedem o Juízo Final serão a grande apostasia, e a Segunda Vinda de Cristo. Já na última posição, o evento que antecede o Juízo Final é a Segunda Vinda de Cristo.
  • Pré-Milenismo Histórico e Pré-Milenismo Dispensacionalista: em ambas correntes escatológicas o Juízo Final é precedido pela última revolta de Satanás que será solto após o Milênio, e sua condenação eterna.

O Juízo Final

Como vimos no tópico anterior, cada corrente escatológica possui suas particularidades acerca do Juízo Final.

A posição mais complexa é o Pré-Milenismo Dispensacionalista, pelo fato desse sistema exigir várias ressurreições e, consequentemente, vários julgamentos separados. O primeiro julgamento é o das obras dos crentes que ocorrerá por ocasião do Arrebatamento Secreto. Esse evento é chamado de Tribunal de Cristo.

Depois haverá o julgamento dos gentios que estiverem vivos na ocasião, que ocorrerá na segunda fase da volta de Cristo após a Grande Tribulação. Também haverá o julgamento de Israel imediatamente antes do Milênio.

Por último, haverá o julgamento geral de todos os ímpios que já morreram desde o início, dos crentes que morreram durante e após o Milênio, e todos que estiverem vivos na ocasião. Esse último julgamento é o Juízo Final, ou Julgamento do Trono Branco.

Nesse último julgamento também serão julgados aos anjos caídos. Também é verdade que não existe um consenso entre os Pré-Milenistas Dispensacionalistas sobre esse assunto, pois alguns estudiosos dessa corrente escatológica consideram até sete julgamentos diferentes.

No Pré-Milenismo Histórico também ocorre várias discordâncias entre seus defensores. Alguns defendem que no Juízo Final serão julgadas todas as pessoas, ímpios e santos, que viverão em todos os tempos. Outros defendem que apenas os ímpios que viverão desde a criação, e os santos que viveram durante e após o Milênio é que serão julgados. Também serão julgados nesse momento os anjos caídos que se rebelaram contra Deus.

Tanto no Amilenismo, quanto no Pós-Milenismo, haverá apenas um único julgamento, que é o Juízo Final, onde serão julgados tanto os ímpios quanto os santos de todas as épocas, além também dos anjos caídos. O fato de os santos passarem por esse julgamento não implica na possibilidade de condenação para estes, ao contrário, os santos não precisaram temer esse momento, pois estarão justificados pelos méritos de Cristo, além de também participarem ativamente desse momento ao lado de Cristo (1 Corintíos 6:2,3).

As Bases do Juízo Final

Independente da corrente escatológica adotada, algumas bases do Juízo Final são comuns a todas elas:

  • O propósito do Juízo Final: o propósito principal do Juízo Final será mostrar a soberania e a justiça de Deus, para que Ele seja glorificado.
  • Como os homens serão julgados: a bem-aventurança eterna ou a condenação eterna dependerá se a pessoa estiver sido justificada em Cristo. Fora de Cristo não nenhuma hipótese de salvação. Porém também haverá graus de castigo, e isso será definido de acordo com a quantidade de conhecimento que a pessoa recebeu (Romanos 2:12), como ela usou esse conhecimento (Lucas 12:47,48). Da mesma forma também haverá graus de gloria para os salvos (1 Coríntios 3:12-14).
  • Quem será o juiz: Deus, por meio do Cordeiro, Jesus Cristo, será o Juiz. Em passagens como Daniel 7:13; Mateus 25:31,32; 26:64; 28:18; João 5:27 e Filipenses 2:9,10, fica claro que a honra de julgar os vivos e os mortos foi concedida a Cristo.
  • Onde ocorrerá o julgamento: alguns estudiosos acreditam que será na terra, enquanto outros defendem que será nos ares. O que podemos afirmar com toda certeza é que o julgamento ocorrerá diante de um grande trono branco (Apocalipse 20:11). Particularmente prefiro a última sugestão.
  • Qual será a duração do Juízo Final: a Bíblia se refere a esse momento como “o dia do Juízo” (Mateus 11:22), “aquele dia” (Mateus 7:22; 2 Tessalonicenses 1:10; 2 Timóteo 1:12) e “o dia da ira” (Romanos 2:5). Porém não temos como afirmar a duração desse dia, ou seja, não necessariamente precisará ser um dia de vinte quatro horas.
  • Qual o significado maior do Juízo Final: esse momento significa que a história não é conduzida pelo acaso, demonstrando que Deus é soberano e governa a história, e esse dia mostrará o triunfo final de Deus e de Sua obra redentora, ou seja, a conquista final e decisiva sobre todo mal e a revelação final da vitória de Cristo, o Cordeiro que foi morto. O Juízo Final revelará que a vontade de Deus será executada perfeitamente.

Para uma explicação completa sobre o assunto, leia o texto: O Juízo Final: O Grande Trono Branco

Conclusão

Como vimos existem várias interpretações diferentes sobre o Juízo Final. O objetivo desse texto foi mostrar, de forma geral, o que cada corrente escatológica defende sobre o assunto. Ficou claro que não analisamos biblicamente qual a posição mais coerente, faremos isso em um próximo texto.

Mesmo com tantas diferenças, creio que esse não deva ser um motivo de divisão entre os cristãos. Particularmente penso que haverá apenas um único julgamento, para mim isso fica claro em todos os textos bíblicos que se referem a este assunto, principalmente o capítulo 20 do livro do Apocalipse.

Entretanto, tenho todo respeito por quem pensa diferente e os considero genuinamente meus irmãos em Cristo. Sem sombra de dúvida, podemos dizer que maior é o que nos une: a esperança de que Cristo voltará para buscar Seu povo, e eternamente vivermos com Ele. Se haverá um, dois ou três julgamentos, acredito fielmente que chegará o dia em que descobriremos pessoalmente.

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Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD.

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