Deus os Criou Homem e Mulher
A criação do homem e da mulher é registrada nos dois primeiros capítulos do livro de Gênesis. Enquanto o primeiro capítulo traz um registro geral e resumido da criação do homem e da mulher, o segundo capítulo aprofunda a narrativa bíblica sobre o assunto.
Deus criou o homem como resultado de sua livre e espontânea vontade. Deus criou a humanidade e todas as outras coisas que existem, simplesmente porque Ele quis criar. Algumas pessoas pensam que Deus criou o homem porque Ele precisava criar, mas não é isto que a Bíblia nos ensina. Deus nunca precisou de ninguém, e tudo o que Ele fez foi por Sua vontade e para a manifestação de Sua glória.
Portanto, a criação do homem e da mulher não é fruto do acaso, resultado de um processo de evolução. A Bíblia esclarece perfeitamente a origem do homem. É preciso entender este ponto e defender que a criação de Adão e Eva foi um fato histórico. Saiba mais sobre como foi a criação do mundo.
Como o homem foi criado?
Deus criou a terra e planejou os mínimos detalhes para receber a coroa de Sua criação: o homem. O homem foi criado da terra. Após o pecado, ele recebeu a sentença de que à terra retornaria. Saiba também quantos anos tem a terra.
Quando Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, Ele proporcionou ao homem ser o seu representante no governo da criação na terra. O homem foi criado com capacidade e responsabilidade moral, dotado de intelectualidade e razão.
A matéria prima utilizada por Deus no processo de criação do homem foi a terra. Mas mesmo da terra, Ele o fez à sua imagem e semelhança. Após Deus ter modelado o homem utilizando o pó da terra, Ele soprou o fôlego de vida nas narinas do homem, tornando-o alma vivente.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
(Gênesis 2:7)
A Bíblia indica que Deus criou o homem para ser imortal. A morte foi introduzida na humanidade após Adão e Eva desobedecerem a Deus. Saiba quem foi Adão na Bíblia.
Ainda na narrativa da criação, Deus revelou a missão do homem, dando-lhe tarefas. O homem recebeu de Deus a ordem para dominar e cultivar a terra, e guardar o jardim do Senhor. Algumas pessoas acreditam que o trabalho surgiu após o pecado, mas isto não é verdade. Após criar o homem, Deus já lhe deu ordenanças que incluía o trabalho (Gênesis 1:26; 2:15). A diferença é que após a Queda, o trabalho se tornou algo pesado ao homem, pelo fato de que a terra foi feita maldita por consequência de seu pecado (Gênesis 3:17).
A criação da mulher
No mesmo dia em que criou o homem, Deus também fez a mulher. Algumas pessoas levadas por teorias conspiratórias e antigos folclores hebreus, tentam afirmar que o casal criado por Deus no capítulo 1 de Gênesis não é o mesmo casal do capítulo 2.
Outros afirmam que Adão é o mesmo, mas a mulher é outra, defendendo que Adão, no capítulo 1, teve uma primeira mulher. Essa suposta mulher é chamada de Lilith nas antigas lendas judaicas, e teria se tornado um demônio noturno. Nenhuma dessas teorias possui fundamento bíblico. Na verdade elas acabam contradizendo totalmente a Bíblia Sagrada. Biblicamente nunca existiu uma raça pré-adâmica, nem mesmo uma mulher antes de Eva. O capítulo 2 de Gênesis é um relato expandido da criação do homem no sexto dia, descrito em síntese no capítulo 1. Entenda em quantos dias Deus criou o mundo.
A Bíblia diz que Deus preparou uma ajudadora para que o homem não vivesse sozinho. Após Deus ter feito a mulher, a origem da raça humana estava formada. O primeiro casal também recebeu a missão de multiplicar-se sobre a terra.
Também é importante entender que o processo de criação da mulher é literal. Isso significa que devemos interpretá-lo conforme descrito na Bíblia. Deus fez cair um sono profundo sobre Adão e tomou uma de suas costelas, da qual foi formada a mulher.
Ali Deus realizou uma complexa engenharia genética, pois Eva não foi um clone de Adão. Com os avanços da medicina, nós sabemos bem quantas diferenças genéticas e estruturais possuem o homem e a mulher. O fato de Eva ter sido criada da costela de Adão mostra que tanto o homem como a mulher, possui a mesma origem. Então Eva foi criada por Deus para ser companheira de Adãp, ajudando-o com sabedoria, prudência e idoneidade. Leia sobre quem foi Eva na Bíblia.
A instituição do casamento após a criação
Em Gênesis 2:24 temos o registro do primeiro casamento. Esse casamento foi realizado por Deus após ter criado a mulher.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
(Gênesis 2:24)
A descrição do primeiro casamento realizado por Deus, revela de forma clara as bases principais do matrimônio. Em primeiro lugar, o casamento deve ser monogâmico. A monogamia é fundamental no casamento instituído por Deus. Deus deu ao homem apenas uma companheira!
Mas por causa do pecado, logo a poligamia surgiu para quebrar essa primeira base do casamento. A prática da poligamia registrada pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 4, se estendeu pela humanidade. Inclusive, homens tementes a Deus praticaram a poligamia, entre eles: Jacó, o rei Davi, o rei Salomão e outros.
Já no Novo Testamento, tanto Jesus quanto os apóstolos reafirmaram que o propósito de Deus para o casamento é a monogamia. Saiba mais sobre o que a Bíblia diz sobre a poligamia.
Em segundo lugar, o casamento instituído por Deus é heterossexual, isto é, composto por homem e mulher. Mas da mesma forma como ocorreu com a poligamia, relações homossexuais já estavam presentes desde a antiguidade. A Bíblia registra de forma muito clara a prática homossexual nas cidades de Sodoma e Gomorra. A Bíblia não deixa qualquer dúvida de que a homossexualidade é uma abominação perante Deus (Gênesis 19:4,5; Levítico 18:22; Romanos 1:26).
Em terceiro lugar, o casamento instituído por Deus é indissolúvel. Para Deus, o casamento tem o propósito de ser duradouro e indissolúvel, salvo em três situações: morte, infidelidade e abandono. Portanto, biblicamente o casamento não pode ser dissolvido por motivos banais.
Com relação aos lamentáveis casos de violência doméstica e ameaça à integridade física de um dos cônjuges, muitos estudiosos entendem que apesar de a Bíblia não se referir especificamente sobre isto, tais casos podem ser considerados dentro dessas situações em que o divórcio é permitido. Há quem entenda, inclusive, que esses casos enquadram-se num tipo de infidelidade ou mesmo abandono.
Conclusão sobre a criação do homem e da mulher
A mensagem de que Deus criou o homem e todas as coisas que existem, precisa ser pregada. É raro ouvirmos alguém pregando sobre isto ultimamente. Como resultado, percebemos um despreparo dos cristãos quando são chamados a defender a Fé Cristã diante das teorias sobre a criação que existem por aí.
Infelizmente muitos cristãos estão dispostos a abrir mão dos primeiros capítulos de Gênesis. Eles estão dispostos a acreditar que a criação do homem e da mulher não aconteceu exatamente conforme descrito na Bíblia. Mas a interpretação histórica a literal dos dois capítulos de Gênesis é fundamental para o entendimento e coerência de todo o restante da Bíblia.