Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

O Milagre Está em Sua Casa é o tema da lição 9 das Lições Bíblicas CPAD do 4º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo bíblico meditaremos sobre um dos milagres que ocorreu no ministério do profeta Eliseu.

Texto Áureo: Deuteronômio 10:17,18

Leitura Bíblica em Classe: 2Reis 4:1-7

Introdução – Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

Lições Bíblicas 4º Trimestre de 2016Escola Bíblica Dominical

O profeta Eliseu foi escolhido por Deus para suceder Elias como profeta em Israel. Seu ministério foi marcado por muitos milagres, sendo que, com exceção de Jesus, Eliseu foi quem mais teve milagres decorridos em seu ministério registrados nas Escrituras. Um desses milagres foi a provisão de Deus para uma viúva endividada.

Uma Família em Dificuldades – Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

Na época de Eliseu, havia grupos ou associações de profetas. É bem provável que os profetas Elias e Eliseu foram líderes de grupos assim (1RS 18:29; 2RS 2:3,5,7,15; 4:1,38; 5:22; 6:1; 9:1). Em 2 Reis 4:1-7, temos o registro de um momento difícil pela qual a família de um dos membros desses grupos passou.

Após a morte do marido que era um dos “discípulos dos profetas“, uma viúva ficou completamente desamparada, pois ela não tinha como quitar as dívidas da família após a morte de seu marido.

Diante dessa situação ela procurou Eliseu, e lhe informou que o credor de suas dívidas havia chegado para levar seus dois filhos como escravos. Aqui é importante saber que a Torá autorizava que filhos fossem tomados como servos por um determinado período de tempo, a fim de servir como pagamento por uma divida (Lv 25:39-46). Não era raro que tal concessão fosse usada de maneira indevida e abusiva (Ne 5:5-8; Jr 34:8-22; Am 2:6; 8:6).

Deus Realiza Milagres – Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

Especialmente no capítulo 4 de 2 Reis, encontramos registros do ministério de Eliseu aos necessitados. Lemos que ele foi usado por Deus para multiplicar o óleo de uma viúva (2Rs 4:1-7), para ressuscitar o filho de uma mulher sunamita (2RS 4:8-37), para repreender qualquer perigo que pudesse haver em um cozido envenenado (2Rs 4:38-41) e alimentar cem pessoas com vinte pães e algumas espigas verdes.

No milagre que trouxe provisão a casa da viúva, é inegável a semelhança com um milagre realizado por intermédio do ministério do profeta Elias (1Rs 17:8-16). Na ocasião, Elias foi até Sarepta após o ribeiro de Querite ter secado. Em Sarepta, ele foi sustentado por viúva, a qual Deus multiplicou a reserva de farinha e azeite até que o período de seca terminasse.

Outro milagre que aconteceu no ministério de Eliseu e que lembra o ministério de Elias foi a ressurreição do filho da mulher sunamita (cf. 1Rs 17:8-24). Quanto à multiplicação do alimento para sustentar cem pessoas, podemos perceber um tipo de antecipação do mesmo milagre realizado por Cristo. Na verdade, em muitos aspectos os milagres ocorridos no ministério de Eliseu nos remetem aos milagres ocorridos no ministério do nosso Senhor.

Receber Estudos da Bíblia

Provisão na Medida Certa – Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

Quando aquela viúva procurou o profeta do Senhor, ela foi sincera ao dizer que não tinha mais nada, se não uma botija de azeite. Aquilo que aos seus olhos parecia ser tão pouco, para Deus já era mais do que suficiente para que o milagre acontecesse.

O profeta então instruiu a viúva a conseguir muitas vasilhas vazias, tantas quanto conseguisse com seus vizinhos, e, depois, ela deveria, juntamente com seus filhos, entrar em casa, fechar a porta e começar a derramar a botija de azeite que tinha dentro das vasilhas vazias.

Após ter completado todas as vasilhas com azeite, de modo que não havia mais nenhuma vasilha vazia, a multiplicação do azeite parou. Prontamente ela foi dizer ao profeta, e Eliseu ordenou que ela vendesse o azeite necessário para pagar sua divida, e vivesse com seus filhos do que sobrasse.

Vale dizer que naquela época o óleo de oliva era utilizado com diversas finalidades, desde a preparação de alimentos e práticas medicinais até a iluminação das casas com as lamparinas. Portanto, aquela mulher não teve nenhuma dificuldade em vender o que precisasse para poder quitar sua divida.

Conclusão – Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa

O contexto histórico em que essa viúva anônima viveu, nos revela que aquele foi um tempo de grande crise nacional. Muitas pessoas passavam necessidades e havia fome na região. Se o cenário já era difícil para uma família completa, era ainda pior para uma família endividada e que tinha perdido o chefe da casa.

A situação daquela mulher era realmente desesperadora. Além de ter perdido o marido, também perderia os filhos por conta das dívidas da família.

Muitas pessoas estão vivendo uma situação semelhante à dessa viúva. De fato, os dias são difíceis. Porém, devemos nos lembrar de que aquilo que parece insignificante para nós é exatamente o que pode revelar a provisão de Deus em nossas vidas.

Tenha fé e seja obediente a Deus, e certamente as vasilhas vazias serão o detalhe que demonstrará que o milagre está em sua casa.

Escola Dominical – Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016: O Deus de Toda Provisão – Esperança e Sabedoria Divina Para a Igreja em Meio às Crises EBD CPAD | Lição 9: O Milagre Está em Sua Casa.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar