Como Ler os Livros da Bíblia em Ordem Cronológica?

Ler os livros da Bíblia em ordem cronológica não é uma tarefa fácil, mas é possível. A dificuldade ocorre pelo fato de a organização natural dos livros da Bíblia não seguir uma cronologia. Na Bíblia, os livros estão organizados por estilo e gênero literário: livros históricos, poéticos, proféticos e epístolas. E dentro dessas categorias ainda temos subdivisões, como por exemplo, os livros da Lei e os Evangelhos.

Essa organização, pelo menos no que diz respeito ao Antigo Testamento, deriva da organização adotada na Septuaginta, que é a tradução grega da Bíblia hebraica. Mas até mesmo os livros da Bíblia hebraica não estão em ordem cronológica.

Então o leitor que deseja ler os livros da Bíblia em ordem cronológica, precisa ter ciência de que alguns arranjos precisam ser feitos, e mesmo assim deve haver uma margem de tolerância quanto as datas. Isso porque não é possível determinar com exatidão as datas de alguns acontecimentos bíblicos. Então o correto é sempre manter em mente que a ordem cronológica dos livros da Bíblia é uma ordem aproximada, e não absoluta.

Além disso, uma coisa é ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de acontecimentos históricos, e outra coisa é ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de composição. Isso acontece porque alguns livros foram escritos muito tempo depois dos acontecimentos que eles registram, enquanto outros não é possível determinar exatamente a data em que foram escritos.

Ordem cronológica dos livros da Bíblia por contexto histórico

Tendo em vista as limitações e a dificuldade em estipular as datas históricas de alguns acontecimentos bíblicos, podemos apresentar uma classificação em ordem cronológica dos livros da Bíblia da seguinte forma:

Leitura em ordem cronológica do Antigo Testamento

  • Gênesis e Jó.

A leitura deve começar pelo livro de Gênesis. Mas após o capítulo 11, o leitor deve combinar a leitura de Gênesis com a leitura do livro de Jó. Isso porque Jó registra uma história que aconteceu no tempo dos patriarcas pós-diluvianos.

  • Êxodo, Levítico e o Salmo 90.

Terminando os livros de Gênesis e Jó, o leitor deve seguir para a leitura do livro de Êxodo. No ponto da narrativa em que o povo de Israel chega ao Sinai, o leitor deve combinar a leitura do livro de Levítico. Em algum momento da segunda parte do livro de Êxodo, o leitor deve ler o Salmo 90, escrito por Moisés.

  • Números e Deuteronômio.

O livro de Números registra a sequência alguns eventos que aconteceram após a conclusão da história da construção do Tabernáculo no final do livro de Êxodo. Nesse tempo Deus começou a preparar o exército de Israel. O livro de Deuteronômio registra os acontecimentos da segunda geração do êxodo, terminando com a morte de Moisés. O leitor pode ler os dois livros simultaneamente ou um após o outro.

  • Josué, Juízes e Rute.

Josué registra a entrada de Israel em Canaã sob a liderança de Josué. O livro de Juízes registra a liderança daqueles que julgaram Israel após a morte de Josué. Chegando ao capítulo 10 de Juízes, o leitor deve iniciar a leitura do livro de Rute, pois provavelmente sua história ocorreu quando Jair jugou Israel.

  • 1 e 2 Samuel e 1 Crônicas.

A leitura deve começar com o livro de 1 Samuel que registra o fim do período dos juízes e o início da monarquia em Israel. Ao chegar no último capítulo de 1 Samuel, o leitor deve iniciar a leitura de 1 Crônicas a partir do capítulo 10 e combinar sua leitura com a leitura de 2 Samuel.

  • 1 e 2 Reis, 2 Crônicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão, Joel, Amós, Jonas, Oseias, Miqueias, Isaías, Naum, Sofonias, Jeremias, Habacuque, Ezequiel, Obadias, Ageu, Zacarias, Ester, Malaquias, Esdras e Neemias.

Sem dúvida nesse ponto a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica por contexto histórico fica um tanto quanto complicada. Mas o leitor deve considerar que os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas, fazem um panorama geral do período da monarquia em Israel a partir do reinado do rei Salomão.

Inclusive, os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas caminham de forma paralela até os versículos finais do último capítulo de 2 Crônicas, quando o cronista registra o decreto do rei Ciro que não está registrado no livro de 2 Reis.

No período da monarquia, principalmente durante o reinado de Salomão, houve muita produção de literatura poética e de sabedoria em Israel. Então é apropriado que o leitor da Bíblia leia os livros poéticos de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão enquanto lê os relatos dos dias de reinado do rei Salomão. Já a leitura do livro de Salmos pode ser estendida até o final de todas as leituras do Antigo Testamento.

Enquanto estiver lendo os livros de 2 Reis e 2 Crônicas, o leitor deverá combinar as leituras dos livros proféticos, observando a seguinte ordem:

  • 2 Reis 11—12 | Ler o livro de Joel.
  • 2 Reis 14:21—15:7 | Ler o livro de Amós.
  • 2 Reis 14:23-29 | Ler o livro de Jonas.
  • 2 Reis 15—18 | Ler o livro de Oseias.
  • 2 Reis 14:23—20:21 | Ler o livro de Miqueias.
  • 2 Reis 15:1—20:21 | Ler o livro de Isaías.
  • 2 Reis 21:1—23:35 | Ler o livro de Naum.
  • 2 Reis 22:1—23:35 | Ler o livro de Sofonias.
  • 2 Reis 22—25 | Ler os livros de Jeremias, Obadias, Habacuque, Ezequiel e Daniel.
  • 2 Reis 23:36—25:21 | Ler o livro de Habacuque.

Após a conclusão dos livros de 2 Reis e 2 Crônicas, o leitor deve iniciar as leituras dos livros de Esdras, Ester, Neemias e o restante dos livros proféticos, observando a seguinte ordem:

  • Esdras 1—6 | Ler os livros de Ageu e Zacarias.
  • Antes de entrar em Esdras 7 | Ler o livro de Ester.
  • Esdras 7—Neemias 12.
  • Neemias 12 | Ler o livro de Malaquias.

Leitura em ordem cronológica do Novo Testamento

A leitura deverá começar com os quatro Evangelhos que registram o ministério de Jesus, isto é, Mateus, Marcos, Lucas e João. Em seguida, o leitor deve iniciar a leitura do livro de Atos dos Apóstolos, observando a seguinte ordem:

  • Atos dos Apóstolos 1—12
  • Atos dos Apóstolos 13—28 | Combinar com as leituras das cartas de Tiago, Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, Romanos, Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom. Embora não se tenha certeza, existe a possibilidade de as cartas de 1 Pedro, 1 Timóteo e Tito terem sido escritas antes do período de final registrado no livro de Atos dos Apóstolos que provavelmente corresponde ao ano de 62 d.C.

Depois da leitura do livro de Atos dos Apóstolos e das cartas que provavelmente foram escritas durante o período histórico registrado no livro, o leitor da Bíblia deve ler as demais cartas na seguinte ordem:

  • 2 Timóteo ou 2 Pedro, Judas, Hebreus, 3 João, 1 e 2 João e Apocalipse.
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Ordem cronológica dos livros da Bíblia por data de escrita

Se o leitor prefere ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de acordo com as datas em que cada um dos livros foram escritos, a ordem a seguir deve ser observada. Apenas lembrando que as datas do período do Antigo Testamento estão em ordem decrescente, pois referem-se ao período anterior ao nascimento de Jesus.

Cronologia dos livros do Antigo Testamento por data de escrita

  • Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio: todos esses livros provavelmente foram escritos entre 1445 e 1406 a.C.
  • Livro de Salmos: começou a ser escrito ainda no tempo de Moisés, ou seja, em alguma data posterior a 1445 a.C. Mas sua composição se estendeu por vários séculos, sendo concluído após o exílio, talvez em cerca de 400 a.C.
  • Josué: alguns estudiosos defendem que o livro de Josué pode ter começado a ser escrito logo após os anos 1400 a.C. Outros argumentam que é provável que a forma final do livro foi escrita num período posterior, talvez entre 1000 e 561 a.C., valendo-se de fontes anteriores do tempo de Josué e do período dos juízes.
  • Juízes: provavelmente foi escrito entre aproximadamente 1045 e 538 a.C.
  • Rute: aproximadamente entre 1030 e 1000 a.C.
  • Jó: a data é desconhecida. Mas embora o livro registre uma história do tempo patriarcal, seu estilo literário teve grande produção entre 970 e 586 a.C.
  • Cânticos dos Cânticos de Salomão: entre 960 e 931 a.C.
  • Provérbios: cerca de 960 a 686 a.C.
  • Eclesiastes: entre 930 e 586 a.C.
  • 1 e 2 Samuel: entre 931 e 538 a.C.
  • Obadias: entre de 848 e 586 a.C. A data mais recuada localiza a data do livro durante o reinado de Jeorão. A data mais recente posiciona a composição do livro no período próximo ao exílio na Babilônia.
  • Joel: entre 835 e 400 a.C. A data mais recuada posiciona a composição do livro durante o reinado de Joás.
  • Amós: entre 760 e 750 a.C.
  • Oseias: entre 760 a 722 a.C.
  • Jonas: entre 755 e 613 a.C.
  • Miqueias: entre 742 e 686 a.C.
  • Isaías: entre 700 e 650 a.C.
  • Sofonias: entre 640 e 621 a.C.
  • Naum: entre 663 e 612 a.C.
  • Habacuque: entre 605 e 600 a.C.
  • Ezequiel: 593 e 570 a.C.
  • Lamentações: entre 586 e 516 a.C.
  • Jeremias: entre 586 e 539 a.C.
  • 1 e 2 Reis: entre 560 e 538 a.C.
  • Daniel: provavelmente após 539 a.C.
  • Ageu: em aproximadamente 520 a.C.
  • Zacarias: entre 520 e 470 a.C.
  • 1 e 2 Crônicas: entre 520 e 400 a.C.
  • Ester: entre 460 e 331 a.C.
  • Malaquias: entre 458 e 424 a.C.
  • Esdras e Neemias: entre 430 e 400 a.C.

Cronologia dos livros do Novo Testamento por data de escrita

  • Tiago: entre 44 e 62 d.C.
  • Gálatas: entre 49 e 55 d.C.
  • 1 e 2 Tessalonicenses: entre 50 e 51 d.C.
  • 1 e 2 Coríntios: aproximadamente 55 d.C.
  • Romanos: entre 55 e 57 d.C.
  • Mateus, Marcos e Lucas: entre 60 e 70 d.C.
  • Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom: entre 60 e 62 d.C.
  • 1 Pedro: entre 60 e 68 d.C.
  • 1 Timóteo e Tito: entre 62 e 64 d.C.
  • Atos: aproximadamente 63 d.C.
  • 2 Timóteo: entre 64 e 68 d.C.
  • 2 Pedro: entre 65 e 67 d.C.
  • Judas: entre 65 e 69 d.C.
  • Hebreus: antes de 70 d.C.
  • João: entre 85 e 90 d.C.
  • 3 João: entre 80 e 90 d.C.
  • 1 e 2 João: entre 85 e 95 d.C.
  • Apocalipse: entre 94 e 96 d.C. Alguns estudiosos sugerem uma data mais recuada para a composição do livro, antes da queda de Jerusalém em 70 d.C.

Como foi dito, a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica possui algumas dificuldades e exige esforço por parte dos leitores. Isso, no entanto, não é devido a alguma incoerência bíblica, algum erro ou contradição. Essa dificuldade ocorre simplesmente pela complexidade de estipular as datas de alguns eventos que ocorreram há muito tempo.

Mas mantendo alguma tolerância de datas, a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica não apenas é possível como também auxilia o leitor a entender melhor o contexto geral e o pano de fundo das histórias registradas na Bíblia.

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