Quem Eram Lóide e Eunice?

Lóide e Eunice eram, respectivamente, a avó e a mãe de Timóteo. Elas são mencionadas na Bíblia de forma direta apenas uma vez (2 Timóteo 1:5). Lóide e Eunice são descritas como mulheres piedosas de fé genuína. O significado do nome Lóide é discutido por causa de sua raridade naquela época; mas o nome Eunice significa “vitoriosa”.

Lóide e Eunice, avó e mãe de Timóteo

Eunice era uma judia, presumivelmente filha de Lóide, que havia se casado com um homem grego. Naquela época os casamentos mistos entre judeus e representantes de famílias frigias podiam indicar elevada posição social. Muitos estudiosos consideram que Eunice já fosse uma viúva na ocasião em que é citada na Bíblia Sagrada.

Lóide e Eunice provavelmente moravam em Listra, uma colônia judaica na província da Galácia. Curiosamente foi naquela cidade que Paulo acabou sendo apedrejado (Atos 14:19). Alguns intérpretes sugerem que talvez elas morassem em Derbe, outra cidade da licaônica que ficava a cerca de 120 quilômetros de Listra. Apesar de linguisticamente ser possível, isto é pouco provável.

Receber Estudos da Bíblia

O bom exemplo de Lóide e Eunice

O apóstolo Paulo fala que Timóteo era conhecedor das Escrituras do Antigo Testamento desde muito novo (2 Timóteo 3:15). Isso significa que muito provavelmente Lóide e Eunice seguiam devotadamente a religião judaica.

O fato de Timóteo não ter sido circuncidado no período apropriado segundo o judaísmo, possivelmente implica na influência familiar de seu pai que era gentio. Paulo visitou Listra durante sua primeira viagem missionária.

Então parece que Eunice e Lóide receberam a mensagem do Evangelho e foram convertidas a Cristo como resultado dessa visita do apóstolo. Essas mulheres judias viram Jesus Cristo como o cumprimento das promessas do Antigo Testamento; e através da obra do Espírito Santo, elas depositaram sua confiança nele.

Quando retornou à cidade de Listra em sua segunda viagem missionária, Paulo encontrou o jovem Timóteo que havia sido bem instruído no Evangelho por sua mãe e avó. À luz de todo contexto, aparentemente Lóide e Eunice tiveram participação fundamental na conversão de Timóteo ao cristianismo. Paulo escreve que a fé genuína habitou primeiro em Lóide e Eunice, e depois em Timóteo (2 Timóteo 1:5).

O bom testemunho do neto e filho de Lóide e Eunice chamou a atenção de Paulo. Então o apóstolo resolveu levar o jovem junto em sua viagem. A partir daí Timóteo passou a ser um grande companheiro de Paulo, tornando-se um apadrinhado do apóstolo. Paulo tratava Timóteo como seu filho (cf.1 Coríntios 4:17; Filipenses 2:22; Timóteo 1:2,18; 2 Timóteo 1:2; 2:1).

Apesar de serem citadas nominalmente uma única vez no Novo Testamento, Lóide e Eunice são apresentadas de forma notável. Com diligência, elas instruíram Timóteo nos princípios da Palavra de Deus. O resultado desse discipulado pode ser visto durante todo o ministério do jovem obreiro que se tornou um dos mais importantes líderes da Igreja Primitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close