O Que Significa Maanaim na Bíblia?

Maanaim significa “acampamento duplo”. A palavra hebraica Maanaim foi o nome dado por Jacó ao local onde ele viu os anjos de Deus (Gênesis 32:1,2). Depois disso, Maanaim é mencionada várias vezes no Antigo Testamento.

Maanaim ficava em Gileade, próximo ao rio Jaboque, ao leste do rio Jordão. Provavelmente Maanaim estava ao sul da fronteira entre os territórios de Gade e Manassés. Mas a localização exata de Maanaim é incerta.

No tempo de Josué, Maanaim foi apontada como residência de alguns levitas (Josué 21:34-38; cf. 1 Crônicas 6:77-80). Já na época da monarquia em Israel, após a morte do rei Saul, durante um período muito breve Maanaim se tornou a capital do governo de Isbosete (2 Samuel 2:8-29).

Mais tarde, também foi ali que o rei Davi se refugiou ao fugir da rebelião de Absalão (1 Reis 4:14). Depois disso, Maanaim é mencionada uma última vez como sendo a residência de um oficial do rei Salomão (1 Reis 4:14).

O que aconteceu em Maanaim?

Sem dúvida a passagem bíblica mais emblemática sobre Maanaim é aquela registrada no livro de Gênesis em que Jacó contempla os anjos do Senhor (Gênesis 32). A Bíblia diz que antes de Jacó se encontrar com Esaú, anjos de Deus saíram ao seu encontro (Gênesis 32:1).

Quando Jacó viu os anjos, ele disse: “Este é o acampamento de Deus”. Então o escritor de Gênesis informa que o patriarca chamou aquele lugar de Maanaim (Gênesis 32:2). Com base nesse relato, o verdadeiro significado de Maanaim dado por Jacó é discutido.

Receber Estudos da Bíblia

O significado bíblico de Maanaim

Maanaim literalmente significa “dois acampamentos”. Mas quais acampamentos Jacó tinha em mente quando chamou aquele lugar de Maanaim? Tudo indica que o acampamento de Deus era um deles, pois Jacó designou aquele lugar com esse nome ao presenciar os anjos de Deus. Esse acampamento de Deus, representado ali pelos anjos que Jacó contemplou, implicava no sentido de um escudo e proteção celestial.

Mas o significado de Maanaim fala de dois acampamentos. Então qual seria o outro acampamento? Seria o segundo acampamento o próprio acampamento de Jacó? Se for assim, então um acampamento seria terreno e o outro celestial.

Mas também há a possibilidade de Jacó ter em mente dois acampamentos celestiais. Pode ser que ele tenha se referido ao episódio que ocorreu em Betel (Gênesis 28:12-22). Alguns estudiosos também sugerem que Jacó pode ter se referido ao fato de que ele dividiria sua caravana familiar em dois grupos (dois acampamentos); e que de alguma forma os anjos de Deus o estimularam a isto (Gênesis 32:8-10). Mas é pouco provável que o significado de Maanaim se refira a essa questão.

Seja como for, ao chamar aquele lugar de Maanaim após ver os anjos de Deus, parece que Jacó estava declarando que ali ele pôde contemplar o exército de Deus. Assim como anteriormente ele havia chamado outro local de Betel, ao dizer que ali era o portão do céu, a casa de Deus (Gênesis 28:17); ao chamar aquele local em Gileade de Maanaim, ele estava dizendo que de forma providencial ali estava o acampamento de Deus na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close