O Que Significa “Seu Nome Será Maravilhoso Conselheiro”?

A Bíblia diz que um dos títulos do Messias é “Maravilhoso Conselheiro” (Isaías 9:6). Esse nome significa a grandeza de Cristo em toda Sua sabedoria inigualável para redimir o Seu povo e reinar sobre todas as coisas.

Alguns intérpretes consideram as palavras “maravilhoso” e “conselheiro” de forma separada uma da outra. Mas a melhor tradução certamente é aquela que combinam esses dois adjetivos na formação de um único título. Na verdade a expressão “Maravilhoso Conselheiro” pode ser literalmente traduzida como “maravilha de um Conselheiro”. Então Cristo não é apenas Maravilhoso, e nem somente Conselheiro; mas Ele é Maravilhoso Conselheiro.

Quem falou sobre o Maravilhoso Conselheiro?

O profeta Isaías profetizou acerca do nascimento e do reino do Messias. Nesse contexto ele declarou: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

O termo hebraico aplicado por Isaías e traduzido como “Maravilhoso” transmite o significado de “extraordinário”, “singular” e “incompreensível”. Já a palavra hebraica traduzida como “Conselheiro” no contexto de Isaías 9:6 indica “aquele que determina”, “que planeja”, e “que executa um propósito”.

Não há qualquer dúvida de que essa profecia se refere a Cristo. A descrição fornecida pelo profeta ultrapassa os limites humanos. Nenhum rei terreno se enquadra nessas características. Ninguém pode ser equiparado ao grande Rei, o Ungido de Deus.

Inclusive, essa profecia também é interpretada no Novo Testamento como sendo uma referência direta a Cristo (Mateus 4:13-15). Além disso, quando numa teofania o Anjo do Senhor apareceu a Manoá, pai de Sansão, ele declarou: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” (Juízes 13:18).

Aqui é interessante saber que em vários versículos o livro de Isaías revela e reprova a loucura da sabedoria humana. Nesse sentido, reis humanos são denunciados por sua falta de sabedoria espiritual. Mas Cristo é o verdadeiro Rei cuja sabedoria é sem igual e seu reino, eterno.

Receber Estudos da Bíblia

E o seu nome será Maravilhoso Conselheiro

Cristo é chamado de Maravilhoso porque ele transcende completamente os limites da compreensão humana. Sua sabedoria é incalculável; seus conselhos são maravilhosos; sua vontade é infalível; seus pensamentos são insondáveis; e seus desígnios invioláveis. Definitivamente Ele é o Maravilhoso Conselheiro. Em outra parte Isaías escreve: “Isso tudo vem da parte do Senhor dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria” (Isaías 28:29).

Fazendo uma exposição sobre o Messias como o Maravilhoso Conselheiro, John Gill diz resumidamente que Cristo é maravilhoso em sua pessoa como verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Ele é maravilhoso na disposição de Sua mente e na manifestação de seus atributos; Ele é maravilhoso em toda Sua obra da redenção e nas bênçãos decorrentes dela, tanto presente quanto futuras.

Como foi dito, provavelmente “Maravilhoso Conselheiro” é um título composto. Então Aquele que é Maravilhoso no sentido de extraordinariamente exceder completamente o entendimento humano, é também Conselheiro. O mesmo profeta escreve algo muito importante sobre a pessoa do Messias. Ele diz: “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor; o Espírito de sabedoria e de entendimento; o Espírito de conselho e de fortaleza; o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaías 11:2).

O Maravilhoso Conselheiro tem em si toda a sabedoria indispensável para a salvação do Seu povo e para exercer o seu ofício real com absoluta justiça. Ele próprio é a manifestação plena e final da sabedoria divina (cf. 1 Coríntios 1:24-30; Colossenses 2:2,3). Ele todo é maravilhoso, e sendo o único que tem as palavras de vida eterna, Ele é um conselheiro inigualável.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico