O Que Era a Marca de Caim?

A marca de Caim era um sinal distintivo que ele recebeu de Deus após ter assassinado Abel, seu irmão. Mas a Bíblia não diz exatamente o que era essa marca que Deus colocou nele. Apesar da curiosidade popular, tentar defini-la não passa de conjectura e perda de tempo.

Mas falar sobre a marca de Caim é um assunto sério. Isso porque ao longo da História muitas interpretações descabidas foram apresentadas. A pior de todas elas – e também a mais conhecida – diz que a marca de Caim supostamente teria sido a mudança da cor de sua pele, de clara para escura.

Além de não ter qualquer fundamentação bíblica, essa interpretação é absurda e preconceituosa. Mas infelizmente ela foi muito difundida na Idade Média e utilizada, inclusive, como uma tentativa de justificar o racismo e a escravidão. Muita gente chegava ao ponto de afirmar que as pessoas que tinham a pele escura eram descendentes de Caim e estavam debaixo da maldição divina.

Mais uma vez temos que dizer que esse tipo de argumento não tinha nada a ver com o ensino bíblico. Na verdade era simplesmente um meio para pessoas desprovidas de piedade defenderem sua ganância e perversidade.

Uma rápida leitura do livro de Gênesis revela como esse tipo de pensamento não faz sentido. Toda a descendência de Caim morreu no dilúvio que Deus enviou sobre a terra nos dias de Noé. Então dizer que as pessoas negras têm ligação com a posteridade de Caim é inadmissível. Também já foi sugerido que uma das noras e Noé salva do dilúvio era negra e pertencia a linhagem de Caim. Mas novamente, nada disso se sustenta à luz do texto bíblico.

Receber Estudos da Bíblia

O significado da marca de Caim

Deixando os absurdos de lado, vejamos o que realmente a Bíblia fala sobre a marca de Caim. Em primeiro lugar, a palavra hebraica usada para falar dessa marca significa simplesmente “sinal”, “símbolo” ou “marca” mesmo. Nunca essa palavra hebraica é usada no texto bíblico para fazer referência à cor da pele.

Em segundo lugar, a marca de Caim era algo visível que fazia com que ele pudesse ser facilmente identificado. Por isso algumas pessoas pensam que a marca de Caim poderia ser um tipo de tatuagem.

Em terceiro lugar, o propósito dessa marca coloca por Deus em Caim era servir como um sinal de proteção ao próprio Caim para que ninguém atentasse contra sua vida. Em outras palavras, a marca protegia Caim de ser atacado por pessoas que quisessem matá-lo – talvez na busca por vingar o sangue de Abel. Por isso os comentaristas afirmam que essa marca de Caim apontava diretamente para a misericórdia de Deus. Mas não sabemos como as pessoas entendiam que essa marca era o selo da proteção divina sobre ele.

Em quarto lugar, a Bíblia diz que Deus colocou a marca apenas em Caim. Em nenhuma parte o texto bíblico diz que a marca de Caim foi transmitida à sua descendência. Isso significa que Caim teve a marca, mas seus filhos não. O que certamente os filhos de Caim tiveram em comum com ele foi a prática de uma vida iníqua, um coração endurecido e inclinado ao mal e a satisfação por transgredir a vontade de Deus. O livro de Gênesis mostra claramente como a linhagem ímpia de Caim acabou conduzindo a civilização daquele tempo à ira de Deus.

Em quinto lugar, a marca de Caim é citada somente em um versículo da Bíblia. Isso quer dizer que nenhum outro texto bíblico trata desse assunto. Portanto, em Sua sabedoria Deus decidiu que não deveríamos ter qualquer outra informação sobre tal marca. Então saber com exatidão qual era a marca de Caim definitivamente não é algo importante para nós.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar