O Que Significa “Meu Jugo é Suave e Meu Fardo é Leve”?

A declaração: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, significa que o conteúdo do Evangelho de Cristo é suave, e sua implicação, leve. Jesus disse essas palavras ao fazer uma contraposição de seu ensino acerca da obra da redenção pela graça de Deus, com o ensino dos líderes judeus que se baseava numa tentativa de salvação pelas obras.

A ideia de que alguém pode salvar-se a si mesmo através de seus próprios méritos, acaba sendo um jugo dolorido e um fardo pesado de mais para qualquer pessoa suportar. Mas a boa notícia é que o Senhor Jesus convida os pecadores a tomar sobre si o seu jugo, e aprender dele que é manso e humilde de coração. Dessa forma, Jesus garante que nele há descanso para a alma oprimida, e explica o motivo para isso: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

O meu jugo é suave

O jugo é um instrumento feito de madeira que é colocado sobre os ombros de uma pessoa ou sobre as costas de um animal com a finalidade de facilitar o transporte de uma carga através da distribuição de seu peso de forma equilibrada dos dois lados do corpo do carregador.

Mas o jugo só é eficiente em sua função se a carga colocada em seus lados tiver um peso razoável. Se o fardo for muito pesado, o jugo não resolverá o problema do usuário.

Além disso, o próprio jugo também deve ter um tamanho adequado e ser confortável. Um jugo que machuca os ombros do carregador, ou que é pesado em si mesmo, não é um bom jugo.

Jesus usa exatamente essa característica da utilização do jugo para denunciar a prática dos escribas e fariseus de sua época e apontar para a natureza de sua obra e mensagem.

Essa ilustração realmente foi perfeita. Isso porque, conforme explica o teólogo do Novo Testamento William Hendriksen, na literatura judaica o jugo representava a somatória das obrigações que uma pessoa devia assumir segundo o ensino dos rabinos.

Então, por causa das interpretações particulares, alterações e acréscimos da Lei de Deus por parte desses homens, o jugo que eles forçavam sobre os ombros do povo consistia num legalismo infundado. Esse legalismo enfatizava a salvação meritória através da obediência rígida a uma enorme coleção de regras e regulamentos.

Portanto, os escribas e fariseus, através de suas tradições orais, queriam ir além dos mandamentos divinos. Eles queriam exigir mais do que o próprio Senhor exigia, e serem mais rigorosos do que a Lei de Deus. O jugo deles era doloroso, e seu fardo pesado.

Receber Estudos da Bíblia

E meu fardo é leve

É em oposição a tudo isso que em seu convite ao pecador cansado e sobrecarregado, o Senhor Jesus o convida a ir a Ele e ainda diz: “Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”. Sim, somente Aquele que é manso e humilde de coração é quem possui um jugo suave e um fardo leve a oferecer.

A Lei de Deus revela a vontade divina, e dessa forma possui uma função pedagógica. O povo de Deus encontra nela a orientação necessária acerca dos imutáveis princípios morais do Senhor. Mas a Lei não possui a função de salvar. Se ela for vista como meio de salvação, ela acaba resultando num “jugo de escravidão” (Gálatas 5:1); visto que ninguém é capaz de cumpri-la plenamente.

Contudo, Cristo foi quem cumpriu a Lei de Deus de forma perfeita, definitiva e eficaz. Ele possui a qualificação necessária para poder garantir descanso para alma daqueles que tomam seu jugo suave e carregam seu fardo leve.

A palavra “suave” traduz um termo grego que indica algo útil, bom e manejável. Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar.

Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve. O compromisso que Ele requer de nós não é opressor, mas é um compromisso de gratidão. Cumprir esse compromisso é prazeroso e leve, pois ele não se fundamenta sob nossa própria justiça, mas sob a justiça de Cristo.

O jugo é suave e o fardo é leve porque a salvação trazida por Cristo é pela graça somente, mediante a fé. O pecador resgatado toma sobre si o jugo suave e carrega o fardo leve, não para tentar ser salvo, mas porque ele já é salvo. Ele crê no Senhor Jesus e obedece a seus mandamentos como uma resposta de gratidão que reflete seu coração regenerado.

Por isso, aqueles que nasceram de novo jamais enxergam os mandamentos do Senhor como algo pesado e desconfortável (1 João 5:3). Eles encontraram descanso para suas almas cansadas e oprimidas no Senhor Jesus; e sabem muito bem o quão certa e verdadeira é essa promessa: “Meu jugo é suave, e meu fardo é leve”.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar