Os Ministros do Culto Levítico no Antigo Testamento

Os ministros do culto levítico no Antigo Testamento foram designados por Deus a Moisés como parte da regulamentação da adoração em Israel. O propósito e as funções desses ministros eram muito diferentes do propósito e das funções dos ministros do Evangelho na Igreja do Novo Testamento, com seus bispos, pastores e presbíteros.

Na época em que os ministros do culto levítico foram designados por Deus, os israelitas haviam saído do Egito e precisavam receber instruções acerca do verdadeiro culto e de como viver uma vida de santidade ao Senhor.

Em conexão com o livramento concedido por Deus no êxodo, cada primogênito de cada família de Israel deveria ser separado ao Senhor. Mas Deus escolheu uma tribo em particular para servir no lugar de todos os primogênitos de todas as tribos, e ficar responsável pelo serviço religioso em Israel. A tribo escolhida foi a dos descendentes de Levi. Levi havia sido um dos filhos de Jacó, que, juntamente com seus irmãos, formavam as doze tribos de Israel.

Como Deus escolheu especificamente os descendentes de Levi para desempenhar a função de ministros do culto levítico, nenhum representante de qualquer outra tribo poderia se ocupar dessa responsabilidade. Por isso que são os levitas que aparecem em destaque no Antigo Testamento quando o assunto é a adoração ao Senhor.

Os primeiros ministros do culto levítico foram Arão e seus filhos. Obviamente a família de Arão pertencia à tribo de Levi. Arão e Moisés eram descendentes de Coate, um dos filhos de Levi. Deus ordenou a Moisés que ele separasse Arão, Nadabe, Abiú, Eleazer e Itamar para exercer o sacerdócio em Israel. Todo o cerimonial de consagração é registrado em detalhes nos livros de Êxodo e Levítico (Êxodo 29-29; Levítico 8).

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Quem eram os ministros do culto levítico e quais as suas funções?

Basicamente o culto levítico possuía três classes de ministros responsáveis pelo serviço religioso. Em primeiro lugar, havia o principal sacerdote, que é chamado na Bíblia de sumo sacerdote. Como já foi dito, Arão foi o primeiro a ocupar esse posto.

O sumo sacerdote supervisionava os demais sacerdotes e também possuía certas responsabilidades exclusivas à sua posição. Sem dúvida a função mais significativa exercida por ele era a permissão de entrar no lugar mais restrito do santuário, onde ficava a Arca da Aliança.

Só deveria existir um único sumo sacerdote na nação de Israel. Isso significa que um novo sumo sacerdote só poderia ser levantado quando aquele que estivesse no exercício do cargo morresse. Mas no tempo do Novo Testamento, com o domínio romano e a corrupção político-religiosa em Israel, os sumo sacerdotes eram nomeados e destituídos de acordo com os interesses dos poderosos. Saiba mais sobre quem era o sumo sacerdote.

Em segundo lugar, o culto levítico contava com todos os demais sacerdotes. Esses homens eram descendentes da casa de Arão e não possuíam limitação que os impedisse de exercer tal papel (cf. levítico 21). Basicamente essas pessoas mediavam a adoração dos israelitas, sendo seus representantes diante do Senhor. Saiba mais sobre quem eram os sacerdotes.

Em terceiro lugar, no culto levítico também havia a figura do levita. Os levitas formavam uma classe subordinada aos sacerdotes. Eles desempenhavam várias funções de caráter auxiliar ao ministério sacerdotal. Saiba mais sobre quem eram os levitas.

Os ministros do culto levítico eram sustentados com os dízimos e partes das ofertas e sacrifícios que eram trazidos pelo povo. Apesar de eles não terem recebido herança na divisão das terras do território destinado aos filhos de Israel, certas cidades foram designadas especialmente a eles (cf. Levítico 7; Números 18; 35).

Receber Estudos da Bíblia

Ainda existem ministros do culto levítico?

Definitivamente não! Os ministros do culto levítico tinham caráter temporário e serviram para apontar para o ministério de nosso Senhor Jesus Cristo. Os ministros do culto levítico estavam inseridos no contexto da Antiga Aliança que se tornou obsoleta quando Cristo inaugurou uma Nova Aliança.

Hoje não existem mais os ministros do culto levítico (sumo sacerdotes, sacerdotes ou levitas). Cristo é o supremo e perfeito Sumo Sacerdote, cujo ministério é eterno e infalível. Ele é o único Mediador que ministra na presença de Deus, garantido ao seu povo livre acesso ao trono da graça, e fazendo desse povo uma nação sacerdotal (cf. 1 Pedro 2:9).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico