O Monte das Oliveiras na Bíblia

O Monte das Oliveiras é um complexo elevado de quatro colinas a leste da cidade de Jerusalém. Mas popularmente a designação Monte das Oliveiras se refere principalmente as duas colinas centrais. O Monte das Oliveiras é mencionado na Bíblia desde o Antigo Testamento. No Novo Testamento é citado em conexão com o ministério de Jesus Cristo.

A geografia do Monte das Oliveiras

Com seus quatro cumes, o Monte das Oliveiras forma uma elevação que dá de frente para Jerusalém. Os dois cumes centrais do monte fica exatamente na direção a leste da área onde ficava o Templo. Alguns estudiosos preferem dizer que o Monte das Oliveiras possui três colinas. Dessa forma eles consideram o cume mais ao norte como uma colina independente chamada de Monte Scopus.

O cume mais alto do Monte das Oliveiras alcança quase 900 metros de altitude (dependendo da base de medição). Mesmo Jerusalém sendo uma cidade alta, com aproximadamente 800 metros de altitude num planalto das montanhas da Judeia, a elevação do Monte das Oliveiras ainda é imponente, embora seja pequena da perspectiva da cidade.

Nos tempos bíblicos o Monte das Oliveiras era coberto de vegetação e bem arborizado, principalmente com oliveiras. Mas durante o governo de Tito, todas as oliveiras foram retiradas. Isso significa que apesar de ainda existirem oliveiras muito antigas na base do monte, nenhuma delas pode ser datada do tempo de Jesus. Atualmente as encostas do Monte das Oliveiras são rochosas e com poucas árvores no lado oeste.

O Monde das Oliveiras na Bíblia Sagrada

O Antigo Testamento menciona o Monte das Oliveiras, ainda que sem maiores detalhes. O monte é citado em conexão com a fuga do rei Davi no tempo da revolta de Absalão (2 Samuel 15:30). Depois, foi em um de seus cumes que o rei Salomão construiu altares aos ídolos cultuados por suas esposas estrangeiras (1 Reis 11:7; 2 Reis 23:13). Provavelmente por isso o cume mais ao sul foi chamado de Monte da Ofensa.

Numa de suas visões, o profeta Ezequiel viu a nuvem da glória de Deus partir da cidade de Jerusalém e seguir para leste, até se pôr sobre o Monte das Oliveiras (Ezequiel 11:23). Parece que no tempo de Neemias os judeus construíram suas tendas com ramos de oliveiras desse mesmo monte (Neemias 8:15).

Por fim, o profeta Zacarias menciona o Monte das Oliveiras numa profecia escatológica relacionada ao julgamento divino. O profeta fala dos pés do Senhor tocando o Monte das Oliveiras e o monte sendo partido ao meio. A interpretação correta dessa profecia, especialmente com relação ao tempo de seu cumprimento, é muito debatida entre os estudiosos de diferentes correntes escatológicas.

Antigas lendas judaicas dizem que a pomba enviada por Noé de sua arca tirou um ramo de oliveira do Monte das Oliveiras, quando o nível das águas do dilúvio começou a baixar. Mas obviamente a Bíblia não diz absolutamente nada sobre o local de onde a pompa retirou o ramo.

Receber Estudos da Bíblia

Jesus no Monte das Oliveiras

O Novo Testamento destaca várias ocasiões de Jesus no Monte das Oliveiras. Parece que o Monte das Oliveiras era um dos locais de descanso preferidos do Senhor Jesus fora de Jerusalém.

Foi das cercanias do Monte das Oliveiras que Jesus deu início a sua entrada triunfal em Jerusalém (Mateus 21:1). Parece que foi após contornar uma das curvas na descida do Monte das Oliveiras que Jesus chorou ao contemplar Jerusalém (Lucas 19:37-41).

No Monte das Oliveiras Jesus também pronunciou o seu sermão escatológico na semana da crucificação (Mateus 24-25; Marcos 13). Na noite em que foi traído, Jesus foi orar no Monte das Oliveiras, num jardim chamado Getsêmani (Mateus 26:30). Naquele momento sua agonia foi tão grande que seu suor tornou-se como sangue. Foi também na região de Betânia, sobre o Monte das Oliveiras, que ocorreu a ascensão de Jesus (Lucas 12:50-53; Atos 1:9-12).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar