A Morte de Nabucodonosor: A Bíblia Diz Como Ele Morreu?

A morte de Nabucodonosor sempre gerou muita curiosidade, mas na verdade nada se sabe sobre como o rei da Babilônia morreu, nem mesmo como se deu os trâmites de sua sucessão no trono do Império. Existem algumas lendas e estórias fantasiosas, mas nenhuma delas se apoia realmente em uma fonte confiável ou fornece evidências que se harmonizam com os registros históricos.

O que a Bíblia diz sobre a morte de Nabucodonosor?

A Bíblia não diz nada a respeito de como Nabucodonosor morreu. O governante do Império Babilônico é mencionado na Bíblia em vários livros do Antigo Testamento (2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Esdras, Neemias e Ester), mas em nenhuma destas referências este assunto é tratado. Conheça a história de Nabucodonosor.

O profeta Daniel é o escritor bíblico que mais escreveu sobre a vida do monarca babilônico, mas também não ofereceu nenhum detalhe sobre seus últimos dias. No livro de Daniel é registrado apenas o período de sua loucura e seu restabelecimento posterior (Daniel 4). Saiba mais sobre a história do profeta Daniel.

Depois disto, a narrativa salta do reinado de Nabucodonosor diretamente para a noite da queda do Império Babilônico nos dias em que Belsazar governava a Babilônia (Daniel 5). Por falta de maiores explicações, não se sabe ao certo nem mesmo quanto tempo se passou de um evento a outro.

A morte de Nabucodonosor e as fontes históricas

Os registros históricos extra-bíblicos também não esclarecem nada a respeito da morte de Nabucodonosor. Sobre o reinado deste rei, basicamente a arqueologia conseguiu descobrir até agora uma crônica babilônica, duas pequenas inscrições históricas, alguns textos em algumas ruínas de antigas construções e algumas dezenas de contratos da época.

Todo esse material se concentra, principalmente, nos primeiros quinze anos de seu reinado. Portanto, são insuficientes até mesmo como um meio de especulação sobre a causa de sua morte.

Além disso, esperava-se que o grande escritor e historiador judeu Flávio Josefo em sua renomada obra Antiguidades Judaicas, ao menos trouxesse algum detalhe sobre esta questão, porém ele também se cala, mencionando apenas o período de seu reinado e o nome de quem o sucedeu.

Receber Estudos da Bíblia

Quando Nabucodonosor morreu?

Provavelmente Nabucodonosor reinou durante cerca de 43 anos, sendo o período de seu reinado entre 604 e 562 a.C. Assim, acredita-se que seu falecimento ocorreu entre os meses de agosto e setembro do próprio ano de 562 a.C.

Também é aceito que ele tenha nascido em meados de 630 a.C., significando então que Nabucodonosor morreu com aproximadamente 70 anos de idade. Alguns estudiosos determinam a idade mais provável como sendo 72 ou 73 anos.

Alguns cristãos também tentam sugerir que Nabucodonosor morreu convertido ao Deus de Israel, porém nada se sabe sobre isto. A Bíblia em nenhum momento afirma que Nabucodonosor se converteu. Algumas pessoas entendem que o capítulo 4 do livro de Daniel aponta para isso, mas na verdade a declaração do rei registrada nesse capítulo em nenhum momento é caracterizada por uma visão monoteísta. Pode ter acontecido, mas não há uma evidência concreta sobre isto.

Quem sucedeu Nabucodonosor após sua morte?

Após a morte de Nabucodonosor, seu filho Evil-Merodaque ascendeu ao trono. Existe muito debate sobre o período de reinado de Evil-Merodaque, as hipóteses vão desde 2 anos até 18 anos de reinado. Saiba mais sobre quem foi o rei Evil-Merodaque.

A maior probabilidade é a de que ele realmente tenha reinado durante um período bem curto, cerca de 2 anos, até que foi morto como resultado de uma conspiração familiar. De certo, após a morte de Nabucodonosor a Babilônia não foi mais a mesma, e entrou num período de declínio, sendo conquistada pela coalizão Medo-Persa nos dias de governo de Belsazar, morto pela ofensiva de Dario, o medo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico