A Morte de Nabucodonosor: A Bíblia Diz Como Ele Morreu?

A morte de Nabucodonosor sempre gerou muita curiosidade, mas na verdade nada se sabe sobre como o rei da Babilônia morreu, nem mesmo como se deu os trâmites de sua sucessão no trono do Império. Existem algumas lendas e estórias fantasiosas, mas nenhuma delas se apoia realmente em uma fonte confiável ou fornece evidências que se harmonizam com os registros históricos.

O que a Bíblia diz sobre a morte de Nabucodonosor?

A Bíblia não diz nada a respeito de como Nabucodonosor morreu. O governante do Império Babilônico é mencionado na Bíblia em vários livros do Antigo Testamento (2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Esdras, Neemias e Ester), mas em nenhuma destas referências este assunto é tratado. Conheça a história de Nabucodonosor.

O profeta Daniel é o escritor bíblico que mais escreveu sobre a vida do monarca babilônico, mas também não ofereceu nenhum detalhe sobre seus últimos dias. No livro de Daniel é registrado apenas o período de sua loucura e seu restabelecimento posterior (Daniel 4). Saiba mais sobre a história do profeta Daniel.

Depois disto, a narrativa salta do reinado de Nabucodonosor diretamente para a noite da queda do Império Babilônico nos dias em que Belsazar governava a Babilônia (Daniel 5). Por falta de maiores explicações, não se sabe ao certo nem mesmo quanto tempo se passou de um evento a outro.

A morte de Nabucodonosor e as fontes históricas

Os registros históricos extra-bíblicos também não esclarecem nada a respeito da morte de Nabucodonosor. Sobre o reinado deste rei, basicamente a arqueologia conseguiu descobrir até agora uma crônica babilônica, duas pequenas inscrições históricas, alguns textos em algumas ruínas de antigas construções e algumas dezenas de contratos da época.

Receber Estudos da Bíblia

Todo esse material se concentra, principalmente, nos primeiros quinze anos de seu reinado. Portanto, são insuficientes até mesmo como um meio de especulação sobre a causa de sua morte.

Além disso, esperava-se que o grande escritor e historiador judeu Flávio Josefo em sua renomada obra Antiguidades Judaicas, ao menos trouxesse algum detalhe sobre esta questão, porém ele também se cala, mencionando apenas o período de seu reinado e o nome de quem o sucedeu.

Quando Nabucodonosor morreu?

Provavelmente Nabucodonosor reinou durante cerca de 43 anos, sendo o período de seu reinado entre 604 e 562 a.C. Assim, acredita-se que seu falecimento ocorreu entre os meses de agosto e setembro do próprio ano de 562 a.C.

Também é aceito que ele tenha nascido em meados de 630 a.C., significando então que Nabucodonosor morreu com aproximadamente 70 anos de idade. Alguns estudiosos determinam a idade mais provável como sendo 72 ou 73 anos.

Alguns cristãos também tentam sugerir que Nabucodonosor morreu convertido ao Deus de Israel, porém nada se sabe sobre isto. A Bíblia em nenhum momento afirma que Nabucodonosor se converteu. Algumas pessoas entendem que o capítulo 4 do livro de Daniel aponta para isso, mas na verdade a declaração do rei registrada nesse capítulo em nenhum momento é caracterizada por uma visão monoteísta. Pode ter acontecido, mas não há uma evidência concreta sobre isto.

Quem sucedeu Nabucodonosor após sua morte?

Após a morte de Nabucodonosor, seu filho Evil-Merodaque ascendeu ao trono. Existe muito debate sobre o período de reinado de Evil-Merodaque, as hipóteses vão desde 2 anos até 18 anos de reinado. Saiba mais sobre quem foi o rei Evil-Merodaque.

A maior probabilidade é a de que ele realmente tenha reinado durante um período bem curto, cerca de 2 anos, até que foi morto como resultado de uma conspiração familiar. De certo, após a morte de Nabucodonosor a Babilônia não foi mais a mesma, e entrou num período de declínio, sendo conquistada pela coalizão Medo-Persa nos dias de governo de Belsazar, morto pela ofensiva de Dario, o medo.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close