Quem Foi a Mulher de Jó?

A mulher de Jó foi a pessoa que ficou conhecida na Bíblia por ter estado ao lado de Jó durante o tempo de seu sofrimento, embora ela tivesse uma visão pessimista da situação. A verdade é que a esposa de Jó não demonstrou a mesma paciência e fidelidade de seu marido.

Apesar de muita gente ter curiosidade sobre quem era a mulher de Jó, a Bíblia fala muito pouco sobre ela. Nem mesmo seu nome é informado. Qualquer tentativa de atribuir informações pessoais à mulher de Jó não conta com base bíblica.

O que de fato se sabe, é que a mulher de Jó desfrutava de uma posição muito importante no Oriente. Isso porque seu marido, Jó, era o homem mais importante de toda aquela região. Ele tinha um patrimônio muito grande, com milhares de camelos, ovelhas, e centenas de jumentas e juntas de bois; além de ser servido por muitos servos (Jó 1:3). Portanto, é certo afirmar que a esposa de Jó tinha uma vida confortável.

A Bíblia também diz que Jó era pai de dez filhos. Como o texto bíblico não dá qualquer informação de que Jó tivera outra esposa, então parece seguro dizer que a mulher de Jó era também a mãe de seus dez filhos, sendo sete homens e três mulheres (Jó 1:2).

O desespero da mulher de Jó

A vida confortável da mulher de Jó foi abalada quando seu esposo foi atingido por um intenso sofrimento. Na verdade, sendo sua companheira de vida, o sofrimento de Jó também foi o sofrimento daquela mulher.

Ao que parece, ela viu num só dia todos os bens de sua casa desaparecem; e o pior, todos os seus filhos morrerem. De acordo com o texto bíblico, os filhos daquela mulher eram muitos unidos e frequentemente estavam juntos. Então no dia em que a calamidade alcançou a família de Jó, todos os seus filhos estavam reunidos numa mesma casa que acabou desmoronando sobre eles (Jó 1:19).

Até esse ponto o texto bíblico não menciona a reação da mulher de Jó. Mas a sequência do texto informa que o sofrimento de Jó ainda não havia chegado ao limite. Após ter perdido seus filhos e bens materiais, Jó também perdeu sua saúde, pois foi acometido de uma doença terrível, com feridas por todo o corpo (Jó 2:7).

Então é exatamente nesse ponto que a mulher de Jó entra em cena no texto bíblico. Mas infelizmente ela não aparece agindo com prudência; ao contrário, ela aparece aconselhando Jó a amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Embora ela não soubesse, ela estava propondo a Jó fazer exatamente aquilo que Satanás queria que ele fizesse (Jó 2:5).

Receber Estudos da Bíblia

O erro e a restauração da mulher de Jó

Obviamente a mulher de Jó estava muito errada, mas aqui também não podemos ser insensíveis com ela. Ela era humana, uma mulher, uma mãe como qualquer outra, e havia perdido seus dez filhos de uma só vez. Depois de tudo isso, ela ainda estava diante de seu marido que havia sido o homem mais importante do Oriente, mas que agora estava humilhado e assentado no meio dos entulhos da cidade.

Portanto, na avaliação da mulher de Jó não lhe restava mais nada. É possível que ao dar aquele conselho a Jó, ela tivesse em mente o fim do sofrimento do marido. Talvez ela preferisse que Deus o matasse em vez que vê-lo sofrer ainda mais. Naquele ponto, é provável que ela tenha achado que a morte era a melhor solução para a situação.

Mas Jó era fiel a Deus e não estava disposto a abrir mão de sua integridade. Por isso Jó repreendeu sua esposa dizendo que suas palavras eram as palavras de uma pessoa louca (Jó 2:10). Jó também ensinou àquela mulher que Deus tinha autonomia para dar a eles o que lhe aprouvesse, quer fosse o bem quer fosse o mal; e isto não faria de Deus injusto (Jó 2:10).

Porém, a boa notícia é que no final a mulher de Jó também foi restaurada. Como a Bíblia não deixa qualquer indício de que a mulher de Jó o abandonou e ele se casou com outra pessoa, é justo considerar que foi aquela mesma mulher que recebeu do Senhor uma nova família com Jó (Jó 42:13). Então é bem provável que ela também tenha aprendido muito com todo aquele sofrimento que recaiu sobre sua casa, e de alguma forma foi aperfeiçoada.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar