A Bíblia Diz Que na Presença do Senhor Até a Tristeza Salta de Alegria?

A Bíblia não diz que diante do Senhor até a tristeza salta de alegria. Na verdade essa frase é apenas um dito popular que ser tornou comum entre os cristãos. Embora ela até possa trazer um princípio bíblico válido, não se pode dizer que essa frase é um versículo bíblico.

A questão é que essa ideia de que diante de Deus até a tristeza salta de alegria tem origem numa interpretação equivocada de um texto do livro de Jó combinada ao ensino bíblico de que a alegria é uma dádiva que Deus comunica aos crentes. Vamos entender melhor.

Diante de quem a tristeza salta de alegria?

No livro de Jó lemos: “No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de prazer” (Jó 41:22). Esse versículo registra uma frase que pertence ao discurso de Deus a . Nesse discurso, Jó ouviu sobre a obra divina na criação e foi submetido a uma série de questionamentos que expressavam a pequenez e insignificância humanas diante do Deus Criador e Sustentador de todas as coisas.

Então usando uma linguagem poética, Deus citou em seu discurso duas criaturas: o Beemote (Jó 40) e o Leviatã (Jó 41). Há muita discussão sobre a identidade dessas criaturas. O Beemote é apresentado como uma criatura quadrúpede e selvagem que em algumas traduções é identificado como o hipopótamo. Já o Leviatã é um monstro aquático identificado como o crocodilo em algumas traduções.

Seja como for, as duas criaturas são apresentadas de modo a enfatizar a soberania inatingível do Deus Todo-Poderoso Criador e Sustentador de tudo quanto há e que subjuga a mais poderosa das criaturas. O homem é incapaz de resistir a essas criaturas ferozes. Então obviamente é loucura o homem pensar que pode resistir ao Criador delas (Jó 41:10,11).

É nesse contexto, na descrição do Leviatã, que em algumas traduções bíblicas o texto diz que diante dele – Leviatã – até a tristeza salta de prazer. Então muitas pessoas lançam mão desta afirmação aplicando-a ao Senhor. Mas de fato o texto bíblico não está dizendo que diante de Deus até a tristeza salta de alegria.

Diante dele até a tristeza salta de alegria

A frase: “diante dele até a tristeza salta de alegria (ou prazer)” está presente apenas nas versões bíblicas mais antigas, como na Almeida Revisada e Corrigida. Mas as traduções mais modernas e atualizadas traduzem a expressão hebraica original de modo a harmonizá-la de forma mais coerente com o contexto e o sentido pretendido pelo autor bíblico.

O que na verdade provavelmente o texto está dizendo é que diante da presença do Leviatã o que se percebe é terror, pavor e medo por causa de sua força descomunal. É por isso que nas traduções mais modernas lemos: “Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele” (Jó 41:22 – Nova Versão Internacional). “No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero” (Almeida Revisada Atualizada).

Receber Estudos da Bíblia

Na presença de Deus há alegria

Como ficou claro, definitivamente a Bíblia não diz que diante de Deus até a tristeza salta de alegria. Mas também é verdade que a Bíblia ensina que na presença do Senhor o crente encontra alegria em abundância.

A Palavra de Deus promete aos santos que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmos 30:5). Os redimidos verdadeiramente podem dizer: A alegria do Senhor é a nossa força (cf. Neemias 8:10).

A verdadeira alegria vem de Deus e é comunicada aos seus filhos em Cristo pelo Espírito Santo. Por isso o apóstolo Paulo identifica a alegria como uma das virtudes do fruto do Espírito (Gálatas 5:22). O apóstolo Pedro escreve que o cristão tem acesso a uma alegria tão grande e gloriosa que as palavras não podem descrever (1 Pedro 1:18).

Então embora a Bíblia não diga diretamente que diante da presença do Senhor até a tristeza salta de alegria, certamente ela diz que diante de Deus não há espaço para a tristeza. Isso porque, como declara o salmista, “na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra há eterno prazer” (Salmos 16:11).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico