A Bíblia Diz Que Não Cai Uma Folha da Árvore se Deus Não Permitir?

A frase “não cai uma folha da árvore se Deus não permitir” não é um versículo bíblico. Isso quer dizer que essa frase não está na Bíblia, apesar de muita gente frequentemente citá-la como bíblica.

Além disso, curiosamente essa frase tem grande semelhança com um verso do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Na 6ª Surata, versículo 59, Maomé escreve: “[…] Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha sem que Ele disso tenha ciência […]”.

Mas é claro que quando citada por cristãos, essa frase é apenas um dito popular; não uma citação direta do Alcorão. Inclusive, a maioria das pessoas que usam essa frase em seu cotidiano nem mesmo sabe de sua semelhança com o texto do Alcorão. Isso significa que quando alguém diz que “não cai uma folha da árvore se Deus não permitir”, geralmente essa pessoa simplesmente está se referindo à providência divina que governa todas as coisas.

Receber Estudos da Bíblia

Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus é um princípio bíblico?

Apesar de não ser um versículo bíblico, dizer que “não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus” é uma expressão válida para exemplificar a doutrina bíblica da providência de Deus. A Bíblia é muito clara ao afirmar que Deus governa e sustenta todas as coisas de acordo com o seu propósito.

No Salmo 139, por exemplo, o salmista Davi escreve: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmo 139:16).

O apóstolo Paulo, pregando em Atenas, também falou sobre a soberania do Deus que criador e sustentador de todas as coisas. O apóstolo explica que Deus é quem dá “a vida a todos, e a respiração, e todas as coisas”; Ele fez o homem para habitar sobre a terra e determinou “os tempos já dantes ordenados; e os limites da sua habitação” (Atos 17:26).

Já o salmista que escreveu o Salmo 104, faz uma reflexão sobre como Deus sustenta suas criaturas; tanto as menores quanto as maiores. Nesse sentido, há até alguns versículos que se assemelham ao propósito da frase que diz que não cai uma folha da árvore se Deus não deixar.

O próprio Senhor Jesus diz: “Não se vendem dois pardais por uma moeda? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mateus 10:29,30).

Receber Estudos da Bíblia

Deus controla até as folhas que caem no chão

Portanto, é correto afirmar que Deus controla providencialmente todas as coisas. Esse controle soberano do Senhor se estende sobre todo o universo, incluindo o mundo físico e o mundo espiritual.

Mas ao mesmo tempo em que Ele governa soberanamente os grandes acontecimentos do cosmo, os negócios das nações na terra e os eventos cotidianos da vida dos homens, Ele também se ocupa das menores coisas; daquelas que para nós podem até parecer insignificantes como, por exemplo, o cair de uma folha de árvore no chão.

Por isso, dizer que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus pode ser uma conclusão apropriada à luz dos princípios bíblicos sobre a providência de Deus. Além disso, saber sobre a realidade da providencia divina é algo extremamente reconfortante diante das inquietudes das nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close