Quais Eram os Nomes dos 12 Apóstolos de Jesus?

Os nomes dos 12 apóstolos são: Simão, chamado Pedro, André, Tiago, filho de Zebedeu, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o zelote, e Judas Iscariotes.

A relação dos nomes dos 12 apóstolos aparece em três listas registradas no Evangelho de Mateus 10:2-4, no Evangelho de Marcos 3:16-19 e no Evangelho de Lucas 6:13-16. O evangelho de João não fornece uma lista com o nome dos apóstolos, mas os menciona ao longo de sua narrativa.

Por que existem diferenças em alguns dos nomes dos 12 apóstolos?

Muitas pessoas acabam se confundindo pelo fato dos nomes dos 12 apóstolos aparecem com algumas variações nos textos bíblicos, ou seja, um mesmo apóstolo é designado por dois nomes diferentes. Isso acontece porque naquela época era comum que uma pessoa adotasse, ou mesmo tivesse, dois nomes diferentes.

Na maioria das vezes isto estava relacionado ao ambiente histórico da época, onde o Império Romano dominava toda a aquela região. Além disso, a influência do idioma grego, como o mais falado naquela ocasião, era muito grande.

Assim, alguns judeus tinham seus nomes hebraicos ou aramaicos, mas também adotavam nomes latinos ou gregos, e é por isso que alguns dos doze apóstolos de Jesus são mencionados com nomes diferentes em algumas passagens bíblicas.

Especialmente com relação aos 12 apóstolos, destacam-se os casos de Simão, Judas, Mateus e Bartolomeu. A seguir, entenderemos melhor essa questão numa breve apresentação dos doze apóstolos.

Receber Estudos da Bíblia

Simão, chamado Pedro

Simão é chamado de Pedro por Jesus, mas aparece na narrativa bíblica tanto como Simeão, seu nome hebraico, Simão (forma grega de Simeão), e até Cefas, forma aramaica de Pedro. Ele era pescador de profissão e foi um dos principais discípulos de Jesus.

André

Era um galileu de Betsaida, e irmão de Simão Pedro. André também era pescador, e antes de seguir ao Senhor Jesus ele já havia sido discípulo de João Batista. Como no nome “André” é de origem grega, acredita-se que ele também possuía outro nome hebraico que não foi mencionado na Bíblia.

Tiago, filho de Zebedeu, e Tiago, filho de Alfeu

Tiago, filho de Zebedeu, também era um pescador antes de se tornar discípulo do Senhor Jesus. Ele era irmão de João, e sempre aparece como sendo um dos discípulos mais próximos de Jesus.

Pouco se sabe sobre o Tiago, filho de Alfeu. Ele também é chamado de “Tiago, o menor”. Essa designação tanto pode ser um indicativo de sua estatura quanto de sua idade. Se a última hipótese estiver correta, então ele era mais novo que o outro apóstolo homônino.

João

Era irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Provavelmente ele era o irmão mais novo, visto que Tiago sempre é mencionado primeiro. Ele é conhecido por ser o discípulo amado, ou seja, aquele que era o mais próximo do Senhor Jesus.

Filipe

Era natural de Betsaida da Galileia (João 1:44). Ele foi escolhido como um dos doze apóstolos logo após Jesus ter chamado Pedro e André. Muita gente confunde o apóstolo Filipe com o evangelista Filipe do livro de Atos dos Apóstolos.

Bartolomeu

Bartolomeu é outro discípulo que também é mencionado na narrativa bíblica por dois nomes diferentes. É amplamente aceito que ele é o Natanael que aparece no Evangelho de João, e que foi conduzido a Jesus por Filipe.

Tomé

Esse discípulo ficou conhecido por ser aquele que demonstrou incredulidade diante da notícia da ressurreição do Senhor Jesus. Além do nome “Tomé”, ele também é chamado de “Dídimo”, forma grega do nome Tomé que possui origem aramaica.

Mateus

Mateus é outro discípulo que aparece em duas passagens bíblicas com um nome diferente, sendo designado como “Levi” (Marcos 2:14; Lucas 5:27). Ele era um publicano, isto é, trabalhava cobrando impostos em favor do Império Romano.

Tadeu

Judas é chamado por Marcos de “Tadeu”, enquanto Lucas e João o chamam de Judas. João, por exemplo, faz questão de distingui-lo do outro Judas, o Isacariotes (João 14:22). Essa duplicidade de nomes fez com que ele ficasse conhecido entre os cristãos como “Judas Tadeu”.

Simão, o zelote

Simão, o zelote, também é chamado de “Simão, o nacionalista” ou “o cananeu”. Essas designações provavelmente indicam que ele havia pertencido aos Zelotes, um grupo que lutava contra o domínio do Império Romano sobre Judá.

Judas Iscariotes

Dos 12 apóstolos de Jesus, esse foi aquele que o traiu. Judas era filho de um homem chamado Simão e provavelmente a designação “Iscariotes” seja uma indicação de sua terra natal, Quiriote. Ele também é chamado nos Evangelhos de “o traidor”.

Depois da ascensão de Cristo aos céus, a Igreja se reuniu em Jerusalém e Matias foi escolhido para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes no grupo dos 12 apóstolos do Senhor Jesus.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close