O Choro Pode Durar Uma Noite, Mas a Alegria Vem Pela Manhã

O versículo que diz que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, significa que pelas misericórdias do Senhor a tristeza não é algo duradouro e definitivo na vida do crente. O povo de Deus não está imune às angústias; porém o cuidado do Senhor sempre o conduz a um estado de alegria incomparável.

Foi o salmista Davi quem escreveu que ao choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30:5). O texto bíblico mostra que Davi escreveu essas palavras após ter enfrentado um momento muito difícil em sua vida.

Parece que o rei de Israel havia passado por um grande sofrimento que lhe levou a uma experiência de quase morte; talvez por causa de uma enfermidade (Salmo 30:1-3). Além disso, Davi reconhece que aquele sofrimento havia lhe atingido num momento de orgulho e prosperidade; por isso relacionou a sua dor com o derramamento da ira de Deus sobre ele (Salmo 30:5). Contudo, Davi foi restaurado. Por sua graça infinita, Deus o livrou.

O choro pode durar uma noite

O salmista aplica a palavra “choro” como sinônimo de dor, tristeza, aflição e angústia. Apesar de não sabermos a exata ocasião e natureza da dor que atingiu Davi, suas palavras soam de forma familiar a todas as pessoas.

Independentemente da idade, da nacionalidade, do nível intelectual, da posição social e econômica, todos os seres humanos experimentam o sofrimento em suas vidas. A principal causa do choro é o pecado, e todos nós somos pecadores.

Quem escreveu que “o choro pode durar uma noite” não foi um camponês humilde de Israel que estava passando por dificuldades; mas foi o rei da nação; foi um dos homens mais poderosos da época, e que pouco antes havia pensado ser invencível (Salmo 30:6).

Contudo, o rei orgulhoso não podia estar mais errado. O choro lhe sobreveio para lhe ensinar uma lição. Conforme o ensino bíblico, Deus usa o sofrimento como um instrumento para moldar o caráter dos seus filhos. O apóstolo Paulo diz que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança (Romanos 5:3,4).

Mas perceba que a frase “o choro pode durar uma noite” faz parte de uma declaração de adoração de Davi. Nesse sentido ele escreve: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira” (Salmo 30:5). Isso quer dizer que a disciplina divina é dolorosa, mas possui o momento exato para chegar ao fim; isso porque a misericórdia de Deus é firme e duradoura. Apesar das aflições, o crente deve render graças ao Senhor, pois desfruta de seus favores durante toda vida.

Note o contraste entre a ira passageira e o favor que dura a vida inteira; entre o choro que dura uma noite, e a alegria que vem pela manha. Esse princípio, inclusive, ecoa por toda a Escritura. Através do profeta Isaías, Deus disse ao seu povo: “Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor” (Isaías 54:7).

Mas a alegria vem pela manhã

Quando o salmista diz que o choro pode durar uma noite, ele usa uma expressão hebraica que sugere a visita de alguém para pernoitar. Em outras palavras, é como se ele dissesse: “Ao fim da tarde, no início do anoitecer, o choro pode chegar para passar uma noite”.

Mas é interessante perceber que o salmista faz questão de enfatizar que a visita do choro é realmente passageira. O choro dura uma noite apenas, não mais do que isto. Ao amanhecer, porém, vem a alegria. A expressão “a alegria vem pela manhã” no original transmite o sentido de que o choro que se escuta à noite, pela manhã dá lugar a um brado de alegria.

É notável como o amanhecer é usado na Bíblia como figura de uma renovação, de um novo começo. A Palavra de Deus diz que a cada manhã, as misericórdias de Deus se renovam (Lamentação 3:22,23). É realmente freqüente o testemunho bíblico de que o auxílio de Deus vem desde o romper da manhã (cf. Salmos 46:5).

O conceito de que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, também é amplamente desenvolvido no Novo Testamento. O próprio Jesus explicou a seus discípulos que eles sentiriam tristeza e chorariam; mas Deus haveria de converter essa tristeza em alegria (João 16:20-22).

Receber Estudos da Bíblia

O choro da noite jamais vencerá a alegria da manhã

Sem dúvida a maior razão e fundamento da alegria do cristão ressurgiu também numa maravilhosa manhã. Como diz Warren Wiersbe, a ressurreição de Jesus Cristo foi a aurora de um novo dia para todos os que creem nele (Mateus 28:1). Cristo é o verdadeiro motivo pelo qual a ira de Deus não repousa sobre nós eternamente. Por causa do seu sacrifício perfeito na cruz, hoje temos paz com Deus e desfrutamos do seu favor por toda a vida.

O choro noturno não deve ser uma ocasião para o desespero; mas deve ser uma oportunidade para o aperfeiçoamento da esperança. Conforme ensina o apóstolo Paulo, as tribulações momentâneas que nos sobrevém, “produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:16).

Em nenhuma parte a Bíblia declara que nossa vida terrena seria fácil. Concordo com Augustus Nicodemus quando diz que “Deus nunca prometeu uma viagem tranquila; mas prometeu uma chegada certa”. Então enquanto fazemos esta viagem, vamos vivendo o paradoxo cristão de que mesmo entristecidos, estamos sempre alegres (2 Coríntios 6:10).

Como a finalidade última de nossas vidas é a glória de Deus, devemos render-lhe graças em todas as coisas. Por isso antes de dizer que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, o salmista conclama o povo à adoração: “Cantai ao Senhor, nós que sois seus santos; e daí graças ao seu santo nome” (Salmo 30:3).

Sim, devemos exultar ao Senhor tanto pelo choro que dura uma noite, como pela alegria que vem pela manhã; tanto pelo sofrimento que é um visitante passageiro, como pelo gracioso favor divino que nos acompanha desde agora e por toda eternidade.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar