O Diabo Veio Para Matar, Roubar e Destruir? Qual Versículo Diz Isto?

Sem dúvida podemos dizer que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Mas a verdade é que não existe na Bíblia um versículo que registra exatamente essa frase. O que de fato encontramos no texto bíblico é o versículo que diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim ara que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

O que acontece é que muita gente toma esse versículo e o aplica para dizer que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Essa aplicação ocorre porque frequentemente as pessoas entendem que realmente o ladrão representa Satanás nesse versículo. Contudo, o contexto dessa passagem bíblica mostra que essa não é exatamente a melhor interpretação desse versículo.

O versículo que diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”, faz parte do capítulo que registra a conhecida alegoria do Bom Pastor e o consequente discurso de Jesus (João 10:1-18).

No texto, o próprio Senhor Jesus Cristo se autodenomina como o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas. Mas Jesus também contrasta o seu ministério com a atuação de outras pessoas que Ele denomina como ladrões, salteadores, estranhos e mercenários. Essas pessoas, que eram inimigas de Cristo, tinham propósitos malignos e perversos para o rebanho.

O ladrão que veio para roubar, matar e destruir

Quem eram esses homens a quem Jesus chamou de ladrões, salteadores, estranhos e mercenários? Quem eram essas pessoas perversas que queriam o mal das ovelhas?

Alguns comentaristas se esforçam na tentativa de identificarem cada uma dessas designações como sendo uma referência a um grupo específico. Mas essa abordagem não é produtiva tendo em vista que o texto traz elementos alegóricos.

Na verdade o contexto mostra de uma forma bem clara que Jesus tinha em mente os líderes religiosos do povo. Esses homens estavam bem ali, diante de Jesus, enquanto Ele falava. Esses líderes religiosos eram àqueles que formavam o Sinédrio; ou seja, principalmente os saduceus e os fariseus. Inclusive, nesse contexto é possível que a ênfase de Jesus estivesse especialmente nos fariseus. Eles eram os principais opositores do ministério de Jesus

Os fariseus se enquadravam muito bem como maus pastores que dispersavam as ovelhas. Hostis ao Senhor Jesus, eles buscavam a todo custo se apoderar do povo para que, através de seus propósitos egoístas, pudessem promover sua própria glória. Para atingir os seus objetivos, aqueles líderes religiosos hipócritas lançavam mão de intimidação, ameaça e até violência.

Eles entraram em cena no mundo ainda antes do nascimento de Jesus, e nos dias do seu ministério terreno eles continuavam sendo ladrões e salteadores que tinham por objetivo matar, roubar e destruir (João 10:8).

Além disso, a própria narrativa bíblica mostra de forma clara que esses líderes religiosos realmente roubavam, matavam e destruíam àqueles que lhes davam ouvidos. Em outra parte o próprio Senhor Jesus disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós” (Mateus 23:15).

Mas a boa notícia é que Cristo é o Bom Pastor. Enquanto o ladrão veio para roubar, matar e destruir, Ele veio para que suas ovelhas tivessem vida, e vida em abundância (João 10:10,11).

Receber Estudos da Bíblia

Mas também o diabo veio para matar, roubar e destruir?

Considerando todo o testemunho bíblico sobre a pessoa de Satanás, podemos entender que ele é mentiroso, assassino, maligno, acusador e o principal adversário de Cristo e de seu povo. Então sim, de fato podemos dizer que o diabo veio para matar, roubar e destruir.

Além disso, conforme ficou claro acima, embora os líderes religiosos de Israel – especialmente os fariseus – fossem os ladrões denunciados por Jesus que vieram para roubar, matar e destruir, em última análise eles agiam sob a influência de Satanás (cf. João 8:44).

Por fim, também é verdade que os fariseus já passaram pela história, mas líderes falsos que se opõem ao verdadeiro Evangelho de Cristo continuam a existir. Esses maus pastores tentam seduzir as ovelhas com seus falsos ensinos. Eles não conhecem as ovelhas, não amam as ovelhas, mas de forma ilegal tentam se apoderar delas para alcançar seus propósitos egoístas.

Então o versículo que diz: “O ladrão veio para roubar, matar e destruir”, continua sendo uma importante exortação do Senhor Jesus contra todos os líderes falsos de qualquer época e lugar.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar