O Início da Civilização Humana na Bíblia

O início da civilização humana se deu com Adão e Eva e seus filhos. Deus criou o homem com o propósito de que ele vivesse em sociedade e construísse civilizações. A Bíblia diz que após ter sido criado, o homem escutou do Senhor a seguinte ordem: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:28).

Com isso, podemos perceber que a base do início da civilização humana foi o casamento. A humanidade poderia crescer, frutificar se multiplicar e povoar a terra porque Deus deu uma auxiliadora ao homem, com a qual ele seria uma só carne (Gênesis 2:24). As pessoas que atacam a instituição familiar e a sacralidade do matrimônio se esquecem que a família, sob o fundamento do casamento, é fundamental para que exista uma civilização humana.

O pecado e o início da civilização humana

Logo em seu início, a civilização humana já teve de lidar com a questão do pecado. Adão e Eva conseguiram desfrutar de um período de pureza no Jardim do Éden, mas tão logo caíram e foram expulsos do paraíso. Já fora do Éden, Adão e Eva tiveram seu primeiro filho, Caim. Depois de Caim, Eva deu à luz a Abel.

Caim era lavrador da terra, e Abel era pastor de rebanho (Gênesis 4:2). Quando os dois irmãos foram oferecer ofertas a Deus, Caim não se apresentou com um espírito correto de devoção sincera ao Senhor, e por isso Deus não se agradou dele. Ao invés de buscar o arrependimento, Caim deixou-se dominar por uma ira invejosa e acabou matando seu irmão. Na história da civilização humana, a primeira pessoa nascida na terra foi uma assassina de seu próprio irmão. Isso mostra a profundeza da tragédia do pecado na humanidade.

Após ter matado Abel, Deus colocou em Caim uma marca e ele fugiu para o lado oriente do Éden, e habitou na terra de Node. Curiosamente este nome significa “errante”. Caim e sua esposa tiveram um filho a qual chamaram Enoque. Caim também edificou a primeira cidade mencionada no início da civilização humana na Bíblia. Ele chamou essa cidade com o mesmo nome de seu filho.

De acordo com a palavra hebraica empregada no texto bíblico, a cidade construída por Caim era alguma forma de fortificação. Provavelmente era um povoado com cidadãos permanentes e que era protegido por muros. Diferentemente dos mitos pagãos que atribuem a figuras divinas as origens tecnológicas e culturais da civilização humana, a Bíblia explica que foi entre os descentes de Caim que tais coisas se desenvolveram. Na linhagem de Caim encontramos a primeira metalurgia, os primeiros músicos, os primeiros edificadores e fabricantes de tendas, os primeiros criadores de gados.

Como diz B. K. Waltke, a linhagem de Caim é um símbolo da cultura humana com grandes civilizações, e não de Deus. Além disso, a ambiguidade da cultura humana ímpia é retratada pelos avanços paralelos de civilização e violência.

Receber Estudos da Bíblia

Deus e a civilização humana

As histórias das grandes civilizações humanas mostram como a humanidade tem andado alienada de Deus. Tão logo na civilização construída pelos descendentes de Caim, por exemplo, vemos como o pecado contaminou a vida do homem em todos os seus aspectos. Isso fica claro no caso de Lameque, um descendente de Caim que fazia poesia para exaltar sua perversidade (Gênesis 4:23,24).

Além do mais, a escalada do pecado na humanidade acabou resultando na destruição total da civilização humana pré-diluviana – com exceção de Noé e sua família. Contudo, mesmo depois do dilúvio as motivações humanas no estabelecimento de civilizações se mostraram corrompidas. Ninrode, por exemplo, fundou várias cidades e aparentemente edificou um poderoso reino. Uma dessas cidades era Babel, onde os homens construíram uma torre na tentativa de desafiar a supremacia de Deus.

Contudo, Deus é o Senhor da História. Ele é soberano e todas as civilizações humanas estão sob o Seu domínio. É Ele quem muda os tempos e as estações, estabelece reis e remove reis e usa reinos e impérios de acordo com a Sua vontade (Daniel 2:21). Na Bíblia há vários exemplos disso, onde lemos sobre como Deus usou civilizações como a Assíria e Babilônia para cumprir o Seu propósito.

Além disso, foi através da civilização dos descendentes de Abraão através de Isaque, que Deus enviou Seu próprio Filho ao mundo para resgatar para Si homens de toda tribo, língua povo e nação (Apocalipse 5:9; 7:9). Agora, a Igreja de Cristo possui a grande missão de ensinar o Evangelho a todas as civilizações da terra (Mateus 28:18-20).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico