O Que é Bibliomancia?

Bibliomancia é a prática em que alguém abre um livro aleatoriamente e procura alguma direção ou previsão no primeiro verso que seu olhar identifica. Muitas pessoas usam a Bíblia Sagrada para tal prática. Mas isto é um erro grave, pois caracteriza um tipo de adivinhação.

Curiosamente não é de hoje que essa prática denominada como bibliomancia é usada. Povos pagãos da antiguidade já tinham esse costume de abrir por acaso os livros que eles consideravam sagrados com a intenção de fazer adivinhações. Os gregos e os romanos, por exemplo, faziam algo parecido. Eles consultavam as obras de Homero e Virgílio na tentativa de fazer adivinhações e buscar conselhos imediatos.

Esse comportamento também já foi identificado entre alguns judeus que se valiam do Antigo Testamento hebraico na prática da bibliomancia. Os estudiosos dizem que entre os cristãos, a bibliomancia tornou-se popular ainda durante a Idade Média. Muitas pessoas começaram a usar a Bíblia como ferramenta para adivinhar o futuro, discernir situações e encontrar respostas para certas decisões imediatas. Mas tudo era feito na base da aleatoriedade.

O uso da bibliomancia

Na atualidade é possível dizer que os cristãos adeptos da bibliomancia não são tão diferentes daquelas pessoas que perseguem horóscopos e outras formas de previsão para sua vida diária. Essas pessoas erram por não tratarem a Bíblia Sagrada como de fato ela deve ser tratada. Elas falham em compreender o verdadeiro caráter e propósito das Escrituras.

Sem dúvida todo cristão alguma vez acaba fazendo uma leitura mais casual da Bíblia. É comum lermos um determinado capítulo ou versículo de um modo um pouco mais aleatório durante um tempo de intervalo no trabalho, numa condução etc. Obviamente, em todas essas ocasiões somos edificados pela Palavra e encontramos conforto nela. Mas jamais devemos fazer dessa prática algo místico na busca por adivinhações ou predições que se encaixam em nossas experiências pessoais cotidianas.

A Bíblia deve ser lida e estudada com responsabilidade, compromisso e de forma diligente. A Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, de fato Deus fala conosco através dela. Cada palavra que ela contém foi inspirada pelo Espírito de Deus. Assim, ela possui autoridade para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Ela torna o homem de Deus apto e preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16,17).

O crente genuíno entende que a Bíblia é sua única regra de fé e prática. Ele sabe que toda informação e princípios que ele necessita para regular sua vida nesta terra está na Palavra de Deus. No entanto, ele jamais busca nessa verdade uma forma de adivinhação. Ele não anda desesperado pelas perturbações da vida; mas lança toda sua ansiedade no Senhor com a certeza de que Ele cuida de seu povo (1 Pedro 5:7).

Então o cristão não precisa da bibliomancia, pois ele confia na soberania de Deus e em Sua provisão. Ele entende que está sob os cuidados do Senhor e rejeita qualquer tipo de adivinhação, até mesmo aquela que pretende usar a própria Bíblia para tal.

O perigo da bibliomancia

Além disso, há casos práticos de pessoas que entram em depressão e desespero por conta da prática da bibliomancia. Essas pessoas abrem a Bíblia casualmente buscando algum tipo de adivinhação a respeito de sua situação pessoal; mas às vezes o primeiro versículo que encontram registra um severo anúncio do juízo de Deus. Então essas pessoas não conseguem lidar com a situação e ficam assombradas.

Esse tipo de coisa acontece justamente pelo uso errado das Escrituras. Nenhum texto bíblico pode ser tomado de forma isolada. Grandes atrocidades da história da humanidade foram supostamente validadas através do uso errado de versículos bíblicos. Ao longo dos tempos pessoas já defenderam a escravidão, o racismo e até genocídios pelo uso distorcido e isolado de passagens bíblicas. Aprenda como estudar a Bíblia.

Todo texto bíblico possui um contexto imediato e um contexto mais amplo. Cada passagem bíblica é parte de uma unidade indivisível que conta a história da redenção. A Bíblia explica a própria Bíblia, e a bibliomancia ignora tudo isto. Além do mais, é Satanás e seus agentes quem usam as Escrituras de forma isolada e distorcida para espalhar o engano e perverter a verdade. Saiba como ler a Bíblia corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close