O Que é Saltério na Bíblia?

O saltério era um instrumento de cordas usado nos tempos do Antigo Testamento. Alguns estudiosos dizem que o saltério era um dos instrumentos mais comuns no antigo Oriente Próximo.

A palavra “saltério” vem do grego psalterion. Esse vocábulo indica um instrumento tocado com os dedos e é usado frequentemente na Bíblia para traduzir principalmente o hebraico nevel. No livro do profeta Daniel há também uma lista em aramaico de instrumentos musicais onde “saltério” traduz o aramaico pesanterin (Daniel 3:5-15). Alguns eruditos sugerem que talvez a Fenícia tenha sido o lugar de origem do saltério.

Há também outro significado para a palavra “saltério”. Essa palavra pode designar basicamente o livro de Salmos da Bíblia. Nesse caso essa palavra não tem a ver especificamente com o instrumento de cordas, mas com um livro que reúne uma coletânea de salmos.

Como era o saltério?

Há uma grande dificuldade em identificar com exatidão como era o saltério dos tempos bíblicos. Acredita-se que esse instrumento era um tipo de harpa. Alguns estudiosos já chegaram a confundir o saltério com o alaúde.

O livro de Salmos diz que o saltério tinha dez cordas. Mas provavelmente havia variações com um número diferente de cordas. O historiador Flávio Josefo, por exemplo, fala de uma variedade de saltério que possuía doze cordas. As cordas do saltério – assim como de outros instrumentos – eram feitas a partir do intestino de animais, como as ovelhas.

Os estudiosos dizem que provavelmente o saltério tinha uma forma meio que triangular, e suas cordas não passavam por um cavalete como em outros instrumentos de cordas. Outros sugerem que o instrumento tinha uma forma que lembrava um odre, com uma caixa de ressonância em sua extremidade inferior.

Acredita-se que o saltério era feito de madeira de cipreste ou de sândalo. Sabe-se também que o saltério fazia parte daquele grupo de instrumentos que eram dedilhados. Isso significa que o saltério era sempre tocado com os dedos, provavelmente pinçando as cordas, e nunca com uma palheta.

Algumas pessoas dizem que supostamente o saltério tinha um timbre grave que fazia a voz de baixo no acompanhamento musical. Vale dizer que o saltério que conhecemos na atualidade é aquele usado na Idade Média e que nada tem a ver com o saltério dos tempos bíblicos.

Receber Estudos da Bíblia

O saltério na Bíblia

O saltério aparece na narrativa bíblica ao lado de outros instrumentos de cordas como a harpa, a cítara e a sambuca; além de outros instrumentos de sopro e percussão tais como as trombetas, as flautas e tambores. Algumas versões em determinadas passagens bíblicas trazem a palavra “viola” em vez de “saltério”.

O saltério parece ter sido muito utilizado em conexão com o serviço religioso. Na ocasião da unção de Saul como rei de Israel, o profeta Samuel lhe avisou que ele encontraria um grupo de profetas que estariam “precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas” (1 Samuel 10:5).

Ainda nos livros de Samuel lemos sobre o episódio em que o rei Davi se propôs a transportar a Arca da Aliança para Jerusalém. O texto bíblico informa que a comitiva israelita carregava alguns instrumentos para louvarem ao Senhor, dentre os quais estavam os saltérios (2 Samuel 6:5).

Depois, no livro de Salmos, o saltério é mencionado em diversas passagens. No geral, essas passagens encorajam o louvor ao Senhor através de cânticos acompanhados com certos instrumentos, como o saltério. É assim que, por exemplo, o salmista escreve no Salmo 150: “Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa” (Salmo 150:3; cf. Salmo 33:2; 81:2; 92:3; 108:2; 144:9).

Como já foi dito, o saltério também é citado no livro de Daniel como parte de uma lista de instrumentos que fazia parte da orquestra de Nabucodonosor (Daniel 3:5-15). Essa passagem registra que o saltério estava entre os instrumentos tocados pelos babilônios quando o rei Nabucodonosor construiu uma imagem de ouro diante da qual todos na Babilônia deveriam se prostrar. Não é possível determinar se esse instrumento era exatamente igual ao saltério utilizado pelos israelitas.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar