O Que Significa Getsêmani? O Que Era o Jardim do Getsêmani?

Getsêmani significa “lagar de azeite” ou “prensa de azeite”. Essa palavra é derivada do termo aramaico gat shemen. O Getsêmani desperta a curiosidade dos cristãos principalmente devido aos relatos sobre os momentos que precedem a prisão de Cristo e sua crucificação. Na noite em que foi traído, Jesus foi orar no Jardim do Getsêmani.

O que é o Getsêmani?

O Getsêmani é um lugar citado na Bíblia localizado a leste de Jerusalém, além do ribeiro de Cedrom, na região do Monte das Oliveiras. No Evangelho de João o Getsêmani é citado como “um jardim” ou “horto”, do grego kepos (João 18:1).

Os Evangelhos de Mateus e Marcos, originalmente mencionam esse lugar como um “pedaço de terra fechado”, onde Jesus retornou com seus discípulos (Mateus 26:36; Marcos 14:32). Isso parece indicar que o Jardim do Getsêmani era uma área razoavelmente grande, pois os discípulos descansaram ali enquanto Cristo, acompanhado de Pedro, Tiago e João, subiram a montanha.

O texto bíblico diz que os três discípulos que acompanhavam Jesus esperaram num determinado lugar, pois Jesus adentrou ainda mais no bosque das oliveiras para orar sozinho. No Evangelho de Lucas o Jardim do Getsêmani é mencionado apenas como “àquele lugar” (Lucas 22:39-41).

Os relatos dos Evangelhos sugerem que o Getsêmani servia como um tipo de retiro escolhido e frequentado costumeiramente por Jesus juntamente com os discípulos (cf. Lucas 22:39). É certo que esse local se tornou marcante na cena da agonia de Cristo. Ali Judas Iscariotes o traiu e Ele foi preso (Marcos 14:32-52).

Alguns intérpretes atribuem à cena de Jesus orando no Jardim do Getsêmani como sendo o fato que deu origem ao costume cristão de ajoelhar-se para orar. O evangelista Lucas escreve: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava” (Lucas 22:41).

Fazendo um paralelo com o significado da palavra Getsêmani, é possível dizer que num certo sentido Jesus foi “prensado” ali. A agonia de Jesus no Jardim do Getsêmani foi tão grande, que seu suor se tornou como sangue.

Receber Estudos da Bíblia

Onde fica o Jardim do Getsêmani?

Existe um debate acerca do local autêntico onde ficaria atualmente o Jardim do Getsêmani. Apesar das dificuldades, algumas possibilidades são levantadas. O tradicional local latino para o Getsêmani fica próximo da estrada para Jericó. Esse local foi cercado pelos franciscanos em 1848 e mede cerca de 50 por 47 metros.

Nesse local encontra-se a Basílica da Agonia, que abriga a tradicional Rocha da Agonia. Ali também contém oliveiras que acredita-se que datam de antes do século 7 d.C. Eusébio e Jerônimo identificam esse como o lugar original do Getsêmani.

Outros lugares também são sugeridos. Os ortodoxos gregos, por exemplo, cercaram outro local adjacente. Há também uma grande área a nordeste da Igreja de Maria Madalena que é considerada por muitos como sendo o local genuíno do Getsêmani. Essa área fica no alto da montanha e ali ficavam grandes jardins. Seja como for, é certo que nenhuma das árvores que estavam plantadas no Getsêmani existem ainda hoje. Flávio Josefo relata que as árvores originais dos tempos de Jesus foram todas derrubadas por Tito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close