Casa / Perguntas e Respostas Bíblicas / O Que Significa / O Que Significa Lascívia?

O Que Significa Lascívia?

Lascívia significa luxúria desenfreada, sensualidade exagerada, devassidão. A lascívia é uma palavra que transmite o conceito de conduta reprovável e vergonhosa, no sentido de ser uma afronta ao pudor sem qualquer decência. Neste texto veremos um pouco mais sobre o significado de lascívia na Bíblia e sua aplicação como tradução de diferentes termos originais.

O significado de lascívia no Antigo Testamento

A palavra lascívia é utilizada no Antigo Testamento para traduzir o termo hebraico zimma, que significa “desejo, pensamento, imaginação ou propósito íntimo e obscuro caracterizado pelo pensamento pecaminoso”, principalmente em referência à imoralidade sexual.

Em algumas traduções não ao invés da palavra “lascívia” outros termos são utilizados, como por exemplo: depravação, se corromper no sentido de prostituição, perversidade, infidelidade, etc.

Algumas passagens bíblicas onde o termo hebraico aparece podendo ser traduzido como lascívia são: Juízes 20:6; Jeremias 13:27; Ezequiel 16:15,27,43,58; 22:9,11; Oséias 6:9.

O significado de lascívia no Novo Testamento

No Novo Testamento a palavra lascívia é utilizada em algumas traduções para traduzir o termo grego aselgeia, que significa “luxuria desenfreada”, “lubricidade”, “libertinagem”, “impudor” e “deturpação”.

O termo aselgeia é aplicado em várias passagens neotestamentárias, como:

  • Na relação das coisas más que procedem do interior do coração do homem destacada pelo Senhor Jesus, e que envolve o sentido de fornicação e adultério (Mc 7:22; cf. Rm 13:13).
  • No sentido de intemperança e comportamento desregrado em 1 Pedro 4:3 e Judas 4.
  • O apóstolo Paulo utilizou tal termo principalmente no sentido de sensualidade desenfreada em 2 Coríntios 12:21; Gálatas 5:19 e Efésios 4:19. O apóstolo Pedro também utilizou o termo grego com o mesmo sentido de sensualidade em 2 Pedro 2:2,7,18.

Por último, algumas traduções bíblicas utilizam a palavra “lascivo” para traduzir o termo grego poneros que significa “imoral”, tanto no sentido físico quanto moral. Isso ocorre apenas uma vez em Atos 17:5. Em outras versões, poneros é traduzido como “imoral” ou “iníquo”.

O perigo da lascívia

Perceba que o significado de lascívia no Antigo e Novo Testamentos geralmente está atrelado ao comportamento de depravação sexual. Como quase todas as práticas pecaminosas, a lascívia se utiliza de algo bom e legítimo, como a sexualidade que foi criada por Deus, e deturpa, corrompe e deforma o seu sentido original.

Receber Estudos da Bíblia

Isso é o que geralmente o pecado faz, transforma algo lícito em ilícito. Deus nos criou com sexualidade, porém após a Queda do Homem, o pecado tornou a sexualidade em algo corrompido. A sexualidade quando praticada dentro do padrão que está de acordo com a vontade de Deus, ou seja, no casamento, é abençoada e autorizada por Deus.

Na Epístola aos Gálatas (5:19) o apóstolo Paulo inclui a lascívia como uma das obras da carne, e em seguida faz o importante alerta de que quem pratica tais obras não herdará o reino de Deus (Gl 5:21).

Como podemos vencer a lascívia?

Paulo também considerou a tamanha dificuldade que temos em resistir às concupiscências da carne e nos ensinou o segredo para vencê-las, dizendo que é apenas através da capacitação do Espírito Santo que habita em nós é que poderemos alcançar uma conduta de vida que agrada a Deus.

Devemos evitar a todo custo qualquer situação que desperte em nós desejos e pensamentos impróprios, voltando nossos pensamentos para Cristo e nos mantendo firmes nas mais desafiadoras situações.

Sei que isso não é fácil, mas há uma boa notícia: “Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5:24). Isso significa que é possível vencer, pois a obra de Cristo na cruz, através do Espírito Santo, nos dá o poder que necessitamos para resistir o mal.

Vamos seguir o conselho de Paulo a Timóteo: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2Tt 2:22).

Se andarmos no Espírito certamente venceremos as paixões e desejos da nossa natureza carnal e, ao invés da lascívia ou qualquer outra obra da carne, nosso caráter cristão evidenciará o fruto do Espírito.

A moda da vez é “tomar posse da benção”, mas o que realmente se faz necessário é que tomemos posse da resistência ao pecado. Como? A resposta está em uma só palavra: Santificação!

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

O que Significa Maranata

O Que Significa Maranata?

Maranata é uma expressão aramaica que pode significar tanto “vem, Senhor” ou “Senhor nosso, venha” ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *