O Que Significa Selá?

Selá é uma palavra que aparece muitas vezes na Bíblia, sobretudo no livro dos Salmos, e seu significado desperta a curiosidade de muita gente. O que se sabe é que possivelmente a palavra “Selá” seja uma anotação musical, embora sua exata definição seja desconhecida.

O significado de Selá na Bíblia

A palavra que aparece no livro de Salmos é o hebraico sela e seu significado é incerto. No entanto, em outras passagens bíblicas ocorre o hebraico sela’ ou hasela’, que significa “rocha” ou “penhasco”, e que não deve ser confundido com a palavra semelhante encontrada nos Salmos.

Essa última palavra é o nome de uma fortaleza edomita mencionada em 2 Reis 14:7, a qual foi capturada pelo rei de Judá Amazias, e trocou-lhe o nome para Jocteel. O profeta Isaías falou sobre esse lugar (Is 16:1), e o profeta Obadias fez referência aos edomitas que habitam “nas fendas das rochas” (Ob 3).

Também em nossas traduções para o português, o nome de um dos filhos de Judá, filho de Jacó, é traduzido como sendo Selá, do hebraico shelah, que talvez signifique algo como “uma petição”, e que também não deve ser confundido com as duas outras palavras mencionadas acima (Gn 38:5).

Receber Estudos da Bíblia

A palavra Selá no livro de Salmos

A palavra Selá aparece isoladamente por 71 vezes no livro de Salmos. Nem todos sabem, mas também essa mesma palavra, aparentemente com a mesma finalidade, ocorre 3 vezes originalmente no livro do profeta Habacuque (Hb 3:3,9,13).

Com base nas características dos textos em que essa palavra ocorre, é amplamente aceito que Selá realmente tenha sido um tipo de sinal musical que provavelmente significava uma pausa na melodia, talvez no acompanhamento da orquestra, ou mesmo uma mudança de entonação ou intensidade.

Diante da dificuldade em se determinar com exatidão o significado da palavra Selá, algumas sugestões de interpretação foram defendidas ao longo dos tempos.

  1. Alguns entendem que essa palavra se referia a um sinal litúrgico, onde talvez indicasse um movimento corporal, por exemplo, o ato de elevar as mãos em atitude de oração. Nesse caso, a palavra poderia ser derivada de salal, “elevar”.
  2. Outros também consideram que essa palavra poderia ser um lembre-te para que o verso fosse repetido, transmitindo então o sentido de “elevar-se os olhos” voltando ao início do verso.
  3. Nessa mesma linha, há quem defenda que essa palavra tenha sido derivada de uma raiz aramaica, sl, que significa “prostrar-se”, e que, portanto, seria um sinal para que num determinado ponto o adorador devesse se prostrar.
  4. Outra sugestão de interpretação sugere que Selá seria um tipo de expressão de adoração que era utilizada na liturgia, talvez transmitindo o algo semelhante às palavras Amém e Aleluia. A Vulgata, a tradução da Bíblia para o latim, parece favorecer esse sentido, traduzindo a palavra Selá em um sentido de “para sempre”.
  5. A Septuaginta, tradução grega do Antigo Testamento, traduz a palavra Selá por diapsalma, o que provavelmente implica num intervalo, interlúdio musical, mudança de tom ou até mesmo num comando para que o instrumental fosse tocado mais forte, ou a própria voz fosse entoada com mais intensidade. Apesar das demais sugestões, essa última é a mais aceita como o provável significado de Selá na Bíblia.
Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar