Onde Deus Está?

Deus está em toda parte. Isso significa que Ele existe em todos os lugares ao mesmo tempo. Não há um único milímetro do vasto universo que não esteja diante da presença de Deus.

Mas a pergunta sobre onde Deus está precisa ser respondida com cuidado para que não ocorra qualquer conceito equivocado enraizado em ideias panteístas. Afirmar que Deus está em todos os lugares não quer dizer que Ele é todos os lugares.

Na verdade a Bíblia indica onde Deus está apontando para sua onipresença. A onipresença é um dos atributos incomunicáveis de Deus, ou seja, somente Deus é onipresente. Esse atributo Ele não compartilha com nenhuma de suas criaturas. Portanto, nenhum outro ser está presente em todos os lugares, somente Deus.

Como Deus está presente em toda parte?

Diferentemente dos conceitos panteístas que confundem Deus com o mundo e afirmam que Deus é tudo e tudo é Deus, a verdadeira doutrina bíblica fala da presença de Deus em todos os lugares tanto de forma transcendente quanto imanente.

Deus não está sujeito as limitações do espaço e do tempo. Ele é absolutamente transcendente ao mundo. Ele não se confunde com a sua criação, isto é, Ele não é parte da criação e nem depende dela para nada. Ele é auto-existente e governa todas as coisas de forma onipotente e soberana.

Portanto, se nada existisse, ainda assim Deus seria Deus em toda sua plenitude. Uma grande declaração acerca da presença transcendente de Deus é o próprio nome divino revelado nas Escrituras. Quando Moisés perguntou o nome de Deus, Ele respondeu: “EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3:13,14).

Mas também é verdade que a Bíblia diz que o Deus transcendente que está em todos os lugares, também se relaciona diretamente com a sua criação. Sua presença permeia todas as coisas numa relação de imanência que definitivamente foge à nossa compreensão.

Deus não depende de forma alguma de sua criação para existir, mas sua criação depende inteiramente d’Ele para existir. Mas aqui mais uma vez é importante lembrar que a criação não é parte de Deus, e nem Deus é parte da criação. A relação imanente de Deus com o mundo se dá pelo fato de que Ele é o sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:17; Hebreus 1:3). Como tal, Ele se envolve com sua criação e se aproxima dela.

Então à luz de toda essa verdade, o questionamento acerca de onde está Deus pode ser respondido da seguinte forma: Deus está presente em toda parte na plenitude do seu ser e do seu poder. Sua presença é absoluta e nada lhe passa despercebido; ninguém escapa de sua face. Ao mesmo tempo, essa presença não é apenas transcendente, mas também imanente. Ele dispensa sua atenção ilimitada a todos os fatos e a todas as suas criaturas ao mesmo tempo, sustentando a tudo de forma providencial (Atos 17:28).

Receber Estudos da Bíblia

Deus está presente em algum lugar de forma especial?

De forma geral, o atributo da onipresença de Deus implica na realidade de que tudo está igualmente perante a presença do Senhor. É impossível que alguém esteja distante d’Ele. Todas as criaturas, tanto do mundo físico quanto do mundo espiritual, estão continuamente na presença de Deus.

Nesse sentido, Ele está absolutamente em todos os lugares (Salmo 139:7-10; Jeremias 23:24). Através do profeta Jeremias, o próprio Deus diz: “Acaso sou Deus apenas de perto, e não também de longe?” (Jeremias 23:23; cf. Atos 17:27,28). A Bíblia vai ainda mais além, e ensina que os céus e a terra não podem conter sua presença (1 Reis 8:27; Isaías 66:1; Atos 7:48,49).

Mas a Bíblia também usa algumas expressões para indicar que, num outro sentido, Deus também está presente de forma especial em alguns lugares. A Bíblia diz que Deus governa todas as coisas dos céus. O salmista escreve: “Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo” (Salmo 103:19; cf. 1 Crônicas 6:21).

Na Antiga Aliança, Deus ordenou a construção de um Santuário para que Ele habitasse no meio do seu povo (Êxodo 25:8). Dentro do Tabernáculo, no Santo dos Santos, diante do propiciatório, Deus se fazia presente de forma especial (Levítico 16:2).

Agora, na Nova Aliança, Deus habita com seu povo na pessoa de Cristo. Por isso a Bíblia diz que a Igreja é o Templo de Deus (1 Coríntios 3:16). Isso significa que Ele está presente na Igreja através do Espírito Santo.

Além disso, Deus manifesta sua presença de forma intima e especial ao seu povo nos momentos de adoração (1 Coríntios 14:25). Essa presença também marca a vida cristã dedicada a Ele. Então apesar de sabermos que Deus está em todos os lugares, também sabemos que quando nos achegamos a Ele, Ele também se achega a nós (Tiago 4:8).

Onde Deus esta? Esta pergunta não deve significar um desafio à nossa fé. Ao contrário! Deve servir como um lembrete de que Deus está em toda parte, e sua presença providencial nos acompanha onde quer que estejamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close