O Que Significa “Orai Sem Cessar”?

“Orai sem cessar” significa orar com persistência e constância. Quando a Bíblia diz que devemos estar orando sem cessar, isso não significa que devemos estar sempre sussurrando orações repetidamente (cf. Mateus 6:7). Na verdade a expressão “orai sem cessar” simplesmente ensina que devemos manter a regularidade em nossa vida de oração (Lucas 18:1-8). Não devemos permitir que nossa atitude e disposição para a oração sejam vacilantes.

Foi o apóstolo Paulo quem escreveu aos crentes de Tessalônica a exortação “orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). Ele fez isto na parte final de sua carta onde ele fala da volta do Senhor Jesus, da necessidade da vigilância e sobriedade e da vida congregacional dos crentes (1 Tessalonicenses 5:1-22).

Especificamente sobre a última seção, a vida congregacional, o apóstolo não apenas mostra qual deve ser a atitude dos cristãos uns para com os outros; mas também qual deve ser atitude interior de cada cristão e como ela deve expressar o seu relacionamento com Deus. Por isso ele escreve: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:16-18).

Regozijar-se sempre, orar sem cessar e dar graças em tudo

É interessante a forma como Paulo constrói sua exortação. Primeiro ele diz que o crente deve ser sempre alegre. A verdadeira alegria é uma virtude que faz parte do fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Então a alegria genuína ela só é desenvolvida quando o Espírito Santo é quem controla nossas vidas.

Por isso esse tipo de alegria no Senhor é capaz de não esmorecer mesmo nas circunstâncias mais adversas (Filipenses 2:17,18; 3:1; 4:4,10). Isso explica também por que logo após a frase “regozijai-vos sempre” vem imediatamente a ordem “orai sem cessar”.

Somente aqueles que se achegam a Deus através da oração incessante realmente podem estar sempre alegres. W. Hendriksen explica a conexão entre se alegrar sempre e orar sem cessar dizendo que não deve haver declínio na regularidade do hábito de agarrar-se a Deus em meio a todas as circunstâncias da vida.

Então aquele que está sempre alegre e orando sem cessar, naturalmente irá dar graças em tudo. Tudo é tudo; nada menos que isto. Esse “tudo” inclui não apenas o conforto, o prazer, o bem-estar, a abundância; mas também inclui a aflição, a tribulação, a perseguição, a angústia etc. Isso indica que quando estamos sempre alegres no Senhor e voltados a Ele orando sem cessar, não temos dificuldade em reconhecer sua providência em cada parte de nossa vida, em cada segundo de nossa existência.

O crente que vive sempre alegre e ora sem cessar dá graças ao Senhor por tudo, pois sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Por que orar sem cessar?

Há realmente muitas razões que explicam por que o crente deve obedecer à diretiva “orai sem cessar”. Aqui iremos citar apenas alguns motivos básicos que justificam a necessidade de uma vida de oração incessante de acordo com os princípios bíblicos.

Receber Estudos da Bíblia

Orai sem cessar porque esta é uma ordem de Deus

Em primeiro lugar, devemos orar sem cessar porque esta é uma exortação muita clara em toda a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. Em outras palavras, é o próprio Deus quem ordena que seu povo esteja orando sem cessar. Seja no Pentateuco, seja nos livros históricos, nos livros poéticos e nos livros proféticos, sempre há frequentes convites à prática da oração sem cessar.

Nós podemos encontrar exemplos de pessoas que tiveram uma vida de oração regular desde o tempo dos patriarcas; depois dos libertadores da nação de Israel; dos profetas, e até que chegamos ao Novo Testamento com Jesus, nosso exemplo maior de uma vida de oração incessante.

Durante seu ministério terreno Jesus orava regularmente; Ele estava sempre em contato com o Pai. Diversas vezes ele também falou sobre a necessidade de o crente orar sem cessar. Algumas das parábolas de Jesus falam muito claramente sobre isto. Na Parábola do Juiz Iníquo, por exemplo, Jesus ensinou sobre a eficácia da oração perseverante e incessante (Lucas 18:1-8). O mesmo princípio também é ensinado na Parábola do Amigo Importuno (Lucas 11:5-8).

Na sequência, os apóstolos e líderes da Igreja também entenderam essa ordem e ensinaram a comunidade cristã sobre sua importância. Quando lemos o livro de Atos, por exemplo, vemos uma Igreja Primitiva que orava sem cessar. O apóstolo Paulo não apenas escreveu “orai sem cessar” como uma ordem para seus ouvintes; mas ele próprio seguia essa prática (Efésios 1:16).

Orar sem cessar é ter consciência de nossa dependência de Deus

Em segundo lugar, devemos estar sempre orando sem cessar porque é através da oração que falamos com Deus. W. Wiersbe diz que orar sem cessar é manter conexão permanentemente ativa com Deus, de modo que nossa oração faça parte de uma longa conversa sem interrupções. Isso significa que orar sem cessar é uma atitude que reflete a consciência do crente acerca de sua total dependência de Deus.

Orar sem cessar é viver a plenitude do Espírito

Em terceiro lugar, quando damos ouvido à exortação “orai sem cessar” vivemos com mais intensidade o controle do Espírito. O próprio Senhor Jesus ensina que o crente recebe a plenitude do Espírito Santo através da oração. Ele diz que o Pai Celestial dá o Espírito Santo àqueles que lhe pedem em oração perseverante (Lucas 11:9-13).

Apesar de todos os crentes verdadeiros terem o Espírito Santo, é através de uma vida de oração incessante que cada um pode experimentar de forma mais poderosa a presença do Espírito em sua vida. É orando sem cessar que o crente é cada vez mais revestido e capacitado pelo Espírito Santo.

O apóstolo Paulo também ensina esta verdade ao escrever aos crentes efésios. Ele exorta os crentes a se encher do Espírito Santo, e destaca que isto é possível através de uma conduta orientada às coisas espirituais e caracterizada pela comunhão com Deus que também reflete na comunhão com os demais irmãos (Efésios 5:17-21).

Orar sem cessar é indispensável na realidade que vivemos

Em quarto lugar, devemos orar sem cessar porque só assim podemos lutar a batalha que nos está proposta. Quando o apóstolo Paulo fala sobre a realidade da batalha espiritual, ele destaca a oração incessante como sendo o meio pelo qual podemos vestir a armadura de Deus e ter êxito contra as investidas malignas de Satanás e seus agentes.

Por isto ele escreve que os crentes devem estar “orando em todo o tempo com toda oração e suplica no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e suplica por todos os santos” (Efésios 6:18). Constantemente somos afrontados por algum tipo de tentação, seja ela lançada pelo diabo ou seja ela fruto da inclinação pecaminosa das debilidades de nossa carne. Então é absolutamente indispensável que estejamos sempre orando sem cessar. Aqui podemos citar o importante conselho do Senhor Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:37).

Orar sem cessar traz conforto

Em quinto lugar, orar sem cessar traz conforto ao crente. O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). É tão bom quando sabemos que o Rei do universo está disponível para ouvir sobre cada uma das coisas que nos deixam ansiosos. Mas Ele não apenas nos escuta, mas ele toma sobre si os nossos sofrimentos e cuida de nós.

Paulo também escreve que não devemos andar ansiosos com coisa alguma, mas que devemos fazer conhecidas diante de Deus nossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças (Filipenses 4:6). Isso explica por que orar sem cessar traz tanto conforto. Viver cada segundo de nossas vidas em contato com Deus e conscientes e confiantes de seu cuidado é maravilhoso. Portanto, “orai sem cessar”!

1 comentário em “O Que Significa “Orai Sem Cessar”?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close